terça-feira, 18 de novembro de 2008

O CONGRESSO NÃO TEM A CARA DO BRASIl, DIZ CONSTITUCIONALISTA

"'O advogado constitucionalista Carlos Veloso proferiu uma das frases mais duras do evento da CNI, que debateu, nesta manhã de terça-feira, os 20 anos da Constituição e o desenvolvimento.
"O Congresso não tem a cara do Brasil. Seja pelo sistema de voto ou pelo abuso de poder econômico. O que falta é controle sobre o Poder Executivo. Por isto, mais uma vez os nossos parabéns ao STF", frisou, defendendo a indepndência entre os poderes.
A observação foi feita depois que um dos debatedores defendeu o uso de MPs para a governabilidade. Por essa teoria, o presidente seria o organizador da maioria no Congresso, com legitimidade para ditar a pauta das votações.
Até o ex-presidente FHC fez um mea culpa. "Somos complacentes com o abuso presidencial, inclusive o meu. Não estou criticando o Lula. Há desenho constitucional para evitar isto mas não se usa. Nunca vi uma comissão dizer se é ou não relevante uma MP. Não pode se omitir"
"O que ocorre hoje é uma ditadura na prática. No passado, eu já havia avisado que isto iria bloquear o congresso"

(Blog de Jamildo - JC)

NESSE ENCONTRO da CNI participam, cearenses como o vice-presidente da Fiec, Manuel Cesário, e o vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) para o Nordeste, Carlos Fujita.

Nenhum comentário: