quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PREFEITA ASSINARÁ ORDEM DE SERVIÇO DO NOVO CALÇADÃO DA PRAIA DE IRACEMA


"A prefeita Luizianne Lins (PT) assinará nesta sexta-feira, durante ato no Largo Luiz Assunção, a ordem de serviço para as obras de construção do novo calçadão da Praia de Iracema. A ação faz parte do programa de revitalização daquela área de Fortaleza. O processo licitatório já foi concluído e a obra, orçada em R$ 5 milhões, faz parte do esforço da prefeita de retomar o potencial turístico e de lazer do local. Um dado importante nessa investida: toda mão-de-obra a ser empregada - exceção, claro, do corpo técnico - terá obrigatoriamente que vir do Poço da Draga, uma comunidade encravada naquela banda da cidade que congrega famílias em situação de risco. "

Da Coluna Vertical, leia mais aqui

8 comentários:

José Sales disse...

Quer dizer que construtora encarregada das obras é também sediada no Poço da Draga? Estranho isto pois não constava esta exigencia do Edital, além de ser a mesma "extemporanea". Outra pergunta: localização de moradia agora significa também capacitação técnica para a função? Quem inventou esta: o Economista José de Freitas Uchoa, da SDE/PMF? Imagina se a "moda pega". Só quem vai poder operar o Aeroporto Pinto Martins é quem mora na Serrinha. Quem vai poder trabalhar no Pecém é o pessoal do Pecém e da Taiba. E por aí vai.

Anônimo disse...

Quanta demagogia esse negócio de empregar somente o pessoal do Poço da Draga. Quer dizer então que ali o índice de desemprego é maior que em outras áreas da cidade? Pelos estudos realizados na época do planejamento do Centro Multifuncional de Feiras e Eventos identificou-se que um dos principais motivos da permanência das pessoas naquela ocupação era a proximidade aos empregos do Centro e Aldeota, evitando assim os altos gastos com transporte. Me parece então que eles ali já contam com algum diferencial favorável em relação a outras comunidades. Além de ficar espantado com essa "determinação" da Prefeitura, fico também intrigado com a coragem do empreiteiro vencedor desta licitação em assumir, por no mínimo 5 anos, todas as responsabilidades de uma obra realizada por funcionários que ele não teve a total liberdade de selecionar. Será que esse será seu mote para defesa em eventuais questionamentos futuros? Será que a empresa que montou as arquibancadas da Domingos Olympio estaria tão caladinha se tivesse sido obrigada a usar naquele serviço mão de obra determinada pela Prefeitura? Abraços.

Anônimo disse...

É engraçado, quando os políticos não valorizam as comunidades, o povo reclama; quando valoriza, reclamam tb?!!! Que perseguição...
O amigo acima (anônimo) reclama e nem coragem de se identificar tem! rs.
Que venha um novo calçadão, feito pelos moradores do Poço da Draga ou por quem quer q seja!
Deixem de ser insatisfeitos!

Anônimo disse...

Parabéns pelo comentário do anônimo sobre obrigatoriedade de contratação de mão de obra, eitá prefeitura para fazer besteira, essa prefeita não precisa de oposição visto que a oposição está dentro da equipe da prefeita.

Unknown disse...

Acredito que a investida da prefeitura em revitalizar um lugar de tantas lembranças para o povo cearense, e um dos principais cartões postais da cidade, trará bons resultados tanto no intento de uma mudança no tipo de turismo que ali circula, moralmente desgastado, como numa provável tomada de posição da prórpia população do entorno, que se incluirão nesse processo de recontrução de espaços de convivência, de comércio, de lazer. Com a iniciativa de empregar as pessoas que ali moram, acredito ser intuito da prefeitura despertar nestas um tipo de zelo e bem querer pelo que se está fazendo pelo local em que se vive.

Unknown disse...

Continuando...
Finalmente o poder público dá espaço para que eles também contribuam efetivamente para a reconstrução da praia de iracema, que é deles também. Demogogia é gente que provavelmente nem circula mais na praia de iracema criticar a prefeitura por estar revitalizando o local com mao-de-obra local. É uma questão de JUSTIÇA. Gente assim nao tem do que falar e fica inventando assunto...
E mais: que ridícula essa comparação de que agora "Só quem vai poder operar o Aeroporto Pinto Martins é quem mora na Serrinha". Parece desespero...

Unknown disse...

A praia de iracema é de todos, mas quem vive aquela realidade dia-a-dia é o pessoal do poço da draga. Nada MAIS JUSTO do que ELES levarem essa reforma do calçadão adiante.

Anônimo disse...

A questão levantada sobre a "necessidade" de ser moradora do Poço da Draga a mão-de-obra empregada na execução física do mais novo projeto de requalificação da Praia de Iracema, me parece que disvirtua a problemática da participação da população "iracemita" neste Projeto. Antes de participar das obras do calçadão, a comunidade deve ter participação é na concepção de todo o Projeto, que interferirá diretamente no espaço de suas vidas. A Prefeitura empregar seus técnicos (já que estes não são do bairro) num processo de conhecimento sobre o cotidiano do bairro, vivenciando-o, para daí surgirem "idéias" a serem desenvolvidas pela requalificação, me parece que legitimaria assim uma necessária participação da população na Requalificação do bairro.