sexta-feira, 12 de setembro de 2008

GOVERNO BOLIVIANO DECRETA ESTADO DE SÍTIO EM DEPARTAMENTO REBELDE


Manifestantes anti-Moralies em ação.

O governo boliviano decretou estado de sítio no departamento (Estado) de Pando, um dos nove do país, devido à "violência desmedida". Ontem (11), na localidade de El Porvenir, um confronto entre manifestantes contrários e favoráveis ao presidente Evo Morales matou ao menos oito pessoas --informações extra-oficiais dão conta de que o número chega a 14.
De acordo com a agência de notícias Efe, na Bolívia, o estado de sítio, entre outros pontos, proíbe o porte de armas de fogo, armas brancas ou explosivos; e a circulação de grupos de mais de três pessoas e de veículos da 0h às 6h. Fica proibido ainda fazer reuniões políticas e deixar a região sem salvo-conduto.
O ministro de Defesa, Walker San Miguel, afirmou à imprensa, no Palácio do Governo, em La Paz, que o decreto visa "garantia a vida" e "os interesses da coletividade". Ele disse ainda que os mortos no confronto de ontem eram camponeses pró-Morales que foram atacados por um grupo armado de direita composto por "delinquentes, alguns estrangeiros".
"Pando vive momentos de terror e de violência desmedida", afirmou o ministro de Governo, Alfredo Rada. Segundo ele, o número de vítimas do confronto "é crescente".



(Folha Online)

Nenhum comentário: