terça-feira, 9 de setembro de 2008

OLHA O RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

E olha o resultado da ENQUETE DO BLOG que indagou: "Qual o candidato a prefeito de Fortaleza com o pior programa de TV?"

ADAHIL (PR) - 1%
AGUIAR JÚNIOR (PTC) - 2%
CARLINHOS (PCB) - 1%
LUIZ GASTÃO (PPS) - 0
LUIZIANNE (PT) - 21%
MORONI (DEM) - 36%
PASTOR NETO (PSC) - 1%
PATRÍCIA (PDT) - 31%
ROSENO (PSOL) - 0
TODOS SÃO RUINS - 1%
TODOS SÃO BONS - 0
NÃO SEI - 0

E tem ENQUETE NOVA NO BLOG, com a seguinte pergunta: "Você acredita em eleição ganha logo no primeiro turno em Fortaleza?"

- SIM
- NÃO
- TALVEZ
- OLHA O SALTO ALTO

2 comentários:

Anônimo disse...

Tô achando que tem muita gente de salto alto nessa história. Gente que quer desconhecer o caso Fortaleza em eleição.

Anônimo disse...

Caro Eliomar, achei esse artigo nesse blog e se você não temer a concorrência (rs...), seria esclarecedor reproduzi-lo. Segue o link (http://wanfil.blogueisso.com) e a transcrição na íntegra:

"Subestimaram o PT (artigo para o Jangadeiro Online)
Os números da 5ª pesquisa Jangadeiro/VoxPopuli mostram a ascensão de Luizianne Lins (PT), que lidera com 45% das intenções de voto. Na direção inversa, Moroni Torgan (DEM) aparece com 23% e Patrícia Saboya (PDT), com 17%.
Muitos acreditam que esses números refletem exclusivamente uma relação de causa e efeito com o conteúdo veiculado na propaganda eleitoral. Nesse caso, os índices seriam obra principalmente dos marqueteiros. Tal interpretação superestima a publicidade e tende a desconsiderar o fator mais importante numa disputa dessa natureza: a política.
Como todos sabem, a petista conta com o apoio do governador Cid Gomes, não tem oposição na Câmara Municipal e conta com Duda Mendonça, um dos publicitários mais caros do país, no comando de sua propaganda. Ainda assim, tudo isso somado não basta para explicar seu desempenho nas pesquisas. Nas eleições passadas, Luizianne não contava com nenhuma dessas condições e venceu. Existe um fator de interseção entre aquele pleito e o atual que tem passado ao largo das considerações de alguns analistas: o PT. A prefeita dispõe da maior máquina política já montada na capital cearense. O Partido dos Trabalhadores possui uma capilaridade e um poder de penetração na sociedade que nenhuma outra sigla é capaz de enfrentar. O petismo hoje é mais do que um partido, é um sistema de relações sociais construído ao longo de duas décadas, capaz de abrigar simultaneamente católicos e marxistas, empresários e proletários revolucionários, banqueiros e bancários. Nos momentos de crise, ameaça, ou nas retas finais de eleições, esse conjunto é acionado desde a base até atingir simpatizantes anônimos.
Enquanto PDT, PPS, PSDB, DEM e outros partidos menores atuam basicamente nos anos eleitorais, e no restante sobrevivem com estruturas improvisadas e sem coesão doutrinária, o PT trabalha diariamente junto a lideranças comunitárias, associações de bairro, sindicatos, grêmios estudantis e todo o tipo de entidades de classe. O PMDB, que já possuiu força para ombrear com os petistas em Fortaleza, perderam terreno e diante do crescimento do ex-adversário, resolveu aderir, abdicando de ter o comando central do poder municipal.
Dessa forma, o crescimento de Luizianne nas pesquisas consolida uma estratégia que ultrapassa muito o mero jogo das propagandas feitas em cima da hora. O programa eleitoral, para ela, é apenas mais uma etapa de um trabalho político consistente e incansável. É possível derrotar a prefeita? Sempre é, pois o jogo eleitoral é imprevisível e uma palavra mal empregada pode por tudo abaixo. Mas por enquanto, dada a diferença entre as estruturas políticas que disputam a prefeitura, é preciso os concorrentes induzam Luizianne ao erro, para tentar reverter a atual tendência. As pesquisas apenas mostram que para combater uma máquina política bem azeitada, profissional, não basta apostar no carisma de candidatos solitários ou em magias publicitárias."
Eleitora Atenta