quarta-feira, 10 de setembro de 2008

FOTOJORNALISMO EM DEBATE NO SINDICATO DOS JORNALISTAS


Os repórteres fotográficos Evilázio Bezerra (O POVO) e Jarbas Oliveira (Folha) são os convidados do programa Conversa Afinada desta quinta-feira, a partir das 19 horas, no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Ceará.
Eles debaterão o tema "Fotografia Digital ameaça o Fotojornalismo?", com mediação da jornalista Cristiana Parente.
Após o papo, atração musical: Rinaldo la Salvia e banda.

DETALHE - Evilázio e Jarbas integram o cast dos repórteres fotográficos mais premiados no País.

(Foto - Paulo Moska)

6 comentários:

Anônimo disse...

Eis dois profissionais de mão cheia e que deveriam estar atuando na campanha eleitoral como repórteres fotográficos que são. O que vemos é muito amador tentando aprender nessas eleições. Triste.

Anônimo disse...

Acompanho sempre no O POVO trabalho desse fotógrafo de talento que é Evilázio Bezerra. Todo ano ele ganha prêmio e acho que isso já virou rotina em sua vida. Sucesso mais ainda.

José Sales disse...

Para melhor informação sobre este tema e esta "polemica"(Isto mesmo: entre aspas, pois esta pode ser uma falsa polemica) os senhores fotográfos deveriam melhor se informar sobre o que está sendo feito na Faculdade de Comunicação e Artes do Centro Universitário SENAC, em São Paulo, a única que oferece bacharelado em Fotografia Aplicada, com direito a especialização na Rochester University, nos Estados Unidos. Em nenhuma hipótese a tecnologia compromete o processo de criação e sim o contrário: o processo de criação pode ser aprimorado pela tecnologia. Que o diga o premiadérrimo fotografo Sebastião Salgado, um maiores dos papas da fotografia documental de todos os tempos, que inclusive ministrou um work shop na referida faculdade.

Anônimo disse...

Mas o Evilázio Bezerra nessa foto está a cara do Cid Gomes depois de umas feijoadas com cerveja!

José Sales disse...

Aqui entre nós, mesmos, está sendo formatado do Curso de Cinema e Midias da Imagem, no novissimo ICA/ Instituto de Comunicações e Artes, que encara esta polemica com a maior naturalidade, visto que a base tecnológica do curso em plataforma OS da APPLE é muito forte. Com a palavra o Prof. Dr. Silas de Paula, grande fotografo de nossa comunidade local.

José Sales disse...

Bacharelado em Fotografia da Faculdade de Comunicações e Artes/Centro Universitário SENAC/ SP.
Ementa:
O curso tem como objetivo preparar o aluno para os diversos segmentos da fotografia: Retrato, Moda, Gestão de Acervos (conservação de memória de órgãos públicos culturais e de empresas), Fotografia Científica, Fotojornalismo, Audiovisual, Fotopublicidade, Arquitetura e Corporativa, Crítica em fotografia, Poéticas e Processos Gráficos. O curso possui ênfase em fotografia digital, sem abandonar o estudo sobre os processos históricos e o processo analógico e fotoquímico.
Metodologia:
Aulas teóricas, visitas técnicas, palestras, workshops com profissionais da área e atividades complementares. Os alunos participam de intercâmbios culturais por meio de parcerias internacionais, como a do Instituto Português de Fotografia e da École Nationale Supérioure de La Photographie, na França. O curso foi reformulado e as turmas contam com novidades preparadas para o novo mundo da imagem digital.
Infraestrutura:
Laboratórios Específicos:
• Laboratórios de computação gráfica e imagem digital;
• Laboratórios para revelação P&B;
• Laboratório para revelação cor;
• Laboratório de preservação e conservação fotográfica;
• Quatro estúdios de fotografia com equipamentos de pequeno, médio e grande formato, inclusive digital;
• Ateliê para retoque, montagem e edição;
• Galeria de exposições.
Certificação:
Diploma de Bacharel em Fotografia, com validade nacional, reconhecido pelo MEC por meio da portaria nº 1.860 publicada no Diário Oficial de 27 de junho de 2002.