quinta-feira, 11 de setembro de 2008

HUGO CHÁVEZ EXPULSA EMBAIXADOR DOS EUA

"O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, seguiu decisão do governo da Bolívia nesta quinta-feira e também ordenou a expulsão do embaixador dos Estados Unidos de seu país. O diplomata Patrick Duddy tem um prazo de 72 horas para deixar a Venezuela. Chávez, que ordenou ainda a saída de seu corpo diplomático de Washington, disse que tomava a decisão em apoio ao governo de Evo Morales, um de seus principais aliados na América do Sul. "Para que a Bolívia saiba que não está sozinha. Tem 72 horas, a partir deste momento, o embaixador ianque em Caracas para sair da Venezuela, em solidariedade à Bolívia e ao povo da Bolívia", afirmou Chávez em um ato de campanha política no Estado de Carabobo. Horas antes, o governo boliviano anunciava prazo semelhante para que o embaixador dos Estados Unidos na Bolívia, Philip Goldberg, deixe o país. Morales enfrenta há três dias uma das piores crises de seu governo, com uma escalada da violência realizada por grupos separatistas opositores, considerados a elite boliviana. "Já basta de tanta merda de vocês (...) aqui há um povo digno, ianques de merda", disse Chávez. No ínicio do mês, Chávez já havia ameaçado expulsar o embaixador americano por criticar a política de combate ao narcotráfico do governo venezuelano. ''(Há) milhões de nós dispostos a brigar pela Bolívia", acrescentou diante de milhares de simpatizantes que o ovacionavam com o coro: "Assim, assim, assim que se governa".

(Agência Estado)

2 comentários:

Anônimo disse...

Viva Chavez! Viva Morales! Pedro Albuquerque.

Anônimo disse...

Caro Eliomar, a expulsão do embaixador americano da Venezuela nao se apenas por solidariedade à Bolívia de Evo Morales. A Folha de São Paulo publica esta matéria: "O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou hoje que "há vários detidos" pela suposta conspiração de militares contra ele denunciada na noite da quarta-feira, sem revelar o número ou as identidades dos envolvidos.

"Há vários detidos e o ministro da Defesa (Gustavo Rangel) ordenou abrir uma investigação através da Procuradoria militar", disse Chávez, em um ato com partidários realizado em Caracas.

Chávez ordenou que seu discurso fosse transmitido em rede nacional de rádio e televisão, assim como a gravação na qual supostamente três militares reformados de alta patente falam sobre o complô.

A decisão de ordenar a transmissão foi porque, segundo Chávez, os meios de comunicação privados não colocaram em suas edições de hoje a informação sobre o complô descoberto.

O líder reiterou que os planos para matá-lo ou derrubá-lo foram planejados pelos Estados Unidos e conta com a colaboração de setores venezuelanos abastados aos quais chama de "pitiyanquis" (defensores dos interesses dos EUA).

Revolução

"Por trás da conspiração, está a oposição política e, por trás, os 'pitiyanquis' e a oligarquia e, por trás, o império americano", afirmou o governante.

Chávez disse que o complô faz parte de uma "ofensiva americana continental", frente à qual, disse, se oporá com todas suas forças.

"Estamos ativados. Não acredite o império que fará de novo o que fizeram no Chile em um dia como hoje. Não vão conseguir", disse Chávez, lembrando Salvador Allende, a quem qualificou de "presidente-mártir".

O venezuelano disse que hoje falou sobre o assunto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o líder boliviano, Evo Morales.

"Querem deter nossa revolução e com isso atingir todos os processos de mudança que estão em andamento em nosso continente", disse Chávez.

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) anunciou hoje que denunciará o caso à Procuradoria Geral da República para que seja aberta uma investigação.

Além disso, a presidente da Assembléia Nacional, Cilia Flores, informou que uma delegação da câmara viajaria hoje para denunciar o suposto complô ao Mercosul.

Também disse que as gravações serão enviadas à próxima reunião da União Interparlamentar. Chavez tem toda a razao. Esses embaixadores americanos, na Venezuela, no Brasil e alhures nao passam de espioes e provocadores a serviço da sabotagem e do terror contra os povos que lutam por sua emancipaçao.Por isso eu repito a plenos pulmoes: VIVA CHAVEZ! VIVA EVO!!! PEDRO ALBUQUERQUE.