quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PROFESSORES E ALUNOS DA FANOR E A SABATINA COM OS "PREFEITURÁVEIS"

Nesse bloco, os candidatos, segundo o mediador Nonato Albuquerque, responderão perguntas de estudantes e professores da parceira no debate, no caso a Faculdades Nordeste (Fanor). Haverá sorteio do candidato que, por sua vez, dará a resposta. O professor Ricardo Coimbra foi o primeiro da faculdade a indagar e abordou a questão do emprego na área da tecnologia. Patrícia Saboya lamentou que esteve com grupo desse setor que ainda não conseguiu fechar parceria com a prefeitura de Fortaleza, enquanto outras Capitais como Recife já avançarám nessa área. Lembrou que há muito desemprego e que a área da tecnologia da informação é grande oportunidade para melhoria de vida das pessoas. E qual seria a proposta de Patrícia nesse segmento? Patrícia afirmou que via incentivos fiscais.
A aluna Terezinha da Silva indagou sobre saúde e educação e lamentou que, após eleito, o candidato se esquece das promessas. Moroni Torgan, o sorteado, respondeu parabenizando pela pergunta. Criticou a gestão atual que parece ter esquecido da saúde, que vive um descaso e que exige um mutirão, além de um planejamento para a educação. Moroni voltou a falar sobre a renegociação da Sul América, mas o tempo se esgotou. A aluna Terezinha da Silva pediu para que tais promessas fossem colocadas em prática quando na prefeitura.
Zarlania Sales, professora, questionou sobre emprego e o Pastor Neto, em resposta, prometeu parceria para o primeiro emprego e pró-capacitação do jovem. Disse que dentro da era digital, abrirá chances de cursos nesse nicho do mercado. Prometeu 40% de vagas para o primeiro emprego no âmbito da prefeitura e citou também o potencial do turismo, além de incentivos fiscais para empresa que der primeiro emprego.
Sobre orçamento participativo, indagou o aluno Carlos Bonfiácio, no que Adahil respondeu criticando a gestão atual e definiu essa prática como "ficção", pois as prioridades definidas não são as prioridades que deseja o povo de Fortaleza.
Jeanny Lira indagou sobre Plano Diretor e planejamento urbano. Coube a Renato Roseno dar a resposta, agradecendo a pergunta "que é o debate que nós queremos". Ele disse que quer um novo Plano Diretor, criando zonas de interesse social e ambiental, respeitando o macro e micro zoneamento da cidade, sendo ainda contra a divisão do município em seis regionais. Para ele, isso impede a crítica, quando deveriam existir núcleos para que a população tenha poder de influência. Observou que não adianta orçmento participativo de gabinete.
Cláudio Lobato perguntou sobre plano para a criançada e de combate à prostituição infantil. Aguiar Júnior observou que criança é futuro e afirmou que quer combater a evasão escolar, abrir para as crianças o acesso à pré-escola que viria através da universalização do ensino e isso a partir dos quatro anos de idade.
No tocante a saúde e prostituição infantil, Aguiar destacou que o grande causador da prostituição é a miséria. Esses casos precisam ser detectados e enfrentados, conforme o postulante.
O diretor da Fanor Lourenço ds Matta indagou sobre políticas de emprego para jovens. Luizianne Lins fez balanço da gestão nessa área, informou sobre a garantia da carteira estudantil e expôs que enfrentará a questão do jovem com os Centros Urbanos de Cultura e Artes (CUCAs) e futuramente com o projeto Fortaleza Digital. Os recursos dos CUCAs estão assegurados com apoio do BID e quanto ao Fortaleza Digital ele terá respaldo por meio da oferta de incentivos fiscais para atrair empresas do ramo.

Nenhum comentário: