sexta-feira, 3 de outubro de 2008

DEBATE SOBRE CARTÃO CORPORATIVO DE FORTALEZA GANHA ESPAÇO NA MÍDIA NACIONAL


"A prefeita Luizianne Lins (PT), que lidera as pesquisas em Fortaleza, negou-se a responder perguntas sobre o cartão corporativo da prefeitura durante o último debate do primeiro turno, realizado pela TV Jangadeiro, que se encerrou na madrugada de quinta-feira. Demonstrando nervosismo e irritação com a adversária Patrícia Saboya (PDT), que lhe questionou sobre os gastos, Luizianne disse que só "presta conta a quem de direito" e não a ela:

- O povo de Fortaleza me conhece, e não aceito insinuações. Presto contas no devido espaço e não à senhora.

Patrícia insistiu:

- Quero a resposta. Eu sou povo. O que tem dentro desse cartão corporativo que o povo não pode saber? Não desconfiava que tivesse alguma irregularidade. Agora está comprovado.

Luizianne disse que a candidata do PDT, em terceiro lugar nas pesquisas, foi acusada de usar verba do seu gabinete no Senado para pagar assessores de campanha.
Dados do cartão corporativo estão sendo omitidos desde o início do ano. Luizianne informou ontem que a documentação sobre gastos com cartão foi encaminhada ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), mas a corte informou não ter recebido os dados.

"Ela é absolutamente incapaz, trabalha pouco"

Mais tarde, numa entrevista a uma emissora de TV, Luizianne revelou que dois dos principais financiadores de sua campanha são a Grendene e a construtora EIT - que ganhou uma licitação para construir o segundo lote do Transfor (Programa de Transporte Urbano de Fortaleza), com investimento total de R$142 milhões financiados com recursos do Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A mesma pergunta foi feita nas entrevistas de terça e quarta-feira aos candidatos Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya (PDT), mas eles não informaram seus maiores doadores.

O deputado Ciro Gomes (PSB) - que apóia a ex-mulher Patrícia Saboya - criticou a prefeita por se negar a abrir os gastos do cartão corporativo.

- Por que não mostra? Aí tem. Provavelmente não é roubo. Provavelmente é muita mordomia - disse Ciro, após participar de evento que lançou o programa de governo de Patrícia.

Contrariando o seu partido, que apóia a reeleição de Luizianne, Ciro tem feito duras críticas à gestão da petista:

- Ela é absolutamente incapaz, trabalha pouco. Faz uma administração conservadora, de direita e medíocre.

Sobre os irmãos Ferreira Gomes, Luizianne afirmou que sua relação política é com o governador Cid Gomes (PSB). Sobre Ciro, disse: "o outro não me interessa".

(O Globo)

18 comentários:

Anônimo disse...

Ué, caro Eliomar. Pra que liminar impedidno a exibição das contas do cartão corporativo?

Anônimo disse...

Eliomar, você viu a entrevista da Luizianne no POVO?
Ele admitiu depois de 4 anos o que se comentava a boca pequena: tinha um acordo por debaixo dos panos com o Juraci.
E hoje com quem ela faz este tipo de acordo?
Já se sabe que pelo menos com toda a turma da fisiologia da Câmara e com a nata dos empreiteiros que detêm as maiores contas da prefeitura como a EIT, Fujita, Engexata. Com quem mais?
A verdade é que em matéria de acordos dona Luizianne é capaz de agarrar-se até com o capeta. É o catecismo do marxismo exotérico de Dona Luzianne.

Marcos_Ce disse...

Essa era a reviravolta que estávamos precisando. Vamos ter segundo turno sim e vamos acabar com essa esculhambação da LÚ.

Anônimo disse...

Que pena. Depois do vôo da sogra do Cid Gomes, agora estamos nas páginas com um escândalo do Cartão Corporativo da Luizianne....

Isso é inaceitável.....

Anônimo disse...

Quse que as duas tiravam os grampos nos bastidores do debate da TV Jangadeiro. E o MOoroni ficou nervoso, e o Aguiar Júnior ainda dizia obrigado, enquanto o Pastor Neto orava e o Roseno chorava feito nenem. Tadinhos.

Anônimo disse...

Grande Eliomar, fazendo jornalismo à moda americana. Tomando partido sem medo de ser feliz. É isso aí.

Anônimo disse...

Essa informação saiu em nível nacional, não foi o ELiomar quem criou não, viu? Pois ninguém é blindado,e atitudes estranhas acabam por chamar atenção: não mostrar contas, ter apoio de empreiteiras, apoiar o Juracy. É muito de uma vez só. O Marcos tem razão, era isso que faltava para ter segundo turno. Infelizmente, quem vai junto é Moroni, ou Patrícia. Nada é perfeito...

Kilmer Castro disse...

Acho essa discussão sobre cartão corporativo fora de hora. Fica parecendo apenas uma manobra de última hora ou tentativa de jogar lama no ventilador pra reverter um resultado provável.

É fora de hora porquê não é possível apurar assunto tão importante às vésperas da eleição e pode virar assunto esquecido no caso eventual de vitória de Lourizianne. É preciso ir a fundo, com seriedade.

Para não votar em Lourizianne não é preciso que se comprove quaisquer benesses(ou mesmo falcatruas, o que não acredito) no uso do cartão. Basta olhar com isenção o estado de nossa cidade. Se pudéssemos viver de promessas, a saúde, segurança e educação de Fortaleza seriam padrões mundiais. Mas a prefeita não tornou nada disso realidade e quer jogar tudo pra um eventual segundo mandato. Quatro anos é muito tempo para se entregar, pela segunda vez, a uma administração desastrada.

Nosso glorioso Moroni deverá estar no segundo turno quando então teremos um debate às claras, tão essencial para a verdadeira democracia.

Anônimo disse...

( Espero não ser censurtado mais uma vez)

A falta de compostura dessa gente, a baixaria, a tentativa de levar a campanha para o nível subterrânea dos esgotos, a linguagem chula, grosseira, desqualificada, fala por si mesmo, revela os compromissos e os valores que "representam".

Patrícia Gomes e o seu eterno ex, Ciro Gomes, realmente são o que sempre foram, a expressão mais rotunda, acabada, do paroquialismo, do domínio oligárquico, do particularismo de interesses, da falta de crença nas instituições, nos processos políticos coletivos, do debate global de projetos e de ideologias. Sem dúvida essa gente sai ainda menor do que entraram na campanha eleitoral. Que espetáculo público lamentável de degradação ética e política!

José Sales disse...

Como diz a moçada: "Tem treta aí nesta história de cartão corporativo"! E da grossa. Se forem ratrear as viagens "fim de semanais" da nossa Prefeita a título de "buscar recursos" em Brasília e outras plagas, mesmo se sabendo que nada se resolve em Brasília em fins de semana, vão aparecer despesas exotéricas, sem dúvida. Este calo ainda vai doer, nos calcanhares de Dona Luizianne.

Anônimo disse...

Vale a pena lembrar aos colegas comentaristas,que o pedido de informação sobre os gastos com o cartão coorporativo da administração municipal foi feito há mais de sete meses pelos vereadores Márcio Lopes e Jaime Cavalcante.Como Jaime era suplente e o titular assumiu logo depois desse pedido de informação,o combativo e independente vereador Márcio Lopes deu continuidade à esse pedido,inclusive pedindo a justiça que fizesse a D.Luiziane mostrar os tais extratos do malfadado cartão,então o bravo vereador Márcio Lopes teve o seu pedido deferido pela justiça e logo em seguida os advogados de D.Luiziane entraram com uma ação na justiça para não mostrar os extratos.Causa-nos muita estranheza esse pavor da prefeita com relação a tornar público os extratos desses cartões,se é o nosso dinheiro que paga esses cartões.Essa atitude dela só nos leva a ter uma certeza:EXISTE ALGO DE MUITO PODRE NESSES EXTRATOS.
E quanto mais D.Luiziane tentar desqualificar o intrépido Vereador Márcio Lopes,mais ele cresce em credibilidade perante a população. São de Vereadores como Márcio Lopes,que fiscalizam com responsabilidade o uso do dinheiro público pela administração municipal é que a Câmara Municipal está precisando. Que se elejam mais "Marcios Lopes" pois hoje a grande maioria dos vereadores de Fortaleza,num total de 41,36 dizem "AMÉM" a todos os atos do poder executivo.Fiscalizar é saudável para qualquer administração responsável.
Muito grato pelo espaço.
Manoel Timóteo

Anônimo disse...

Qual éa tua eliomar? quer explorar isso pra dar audiência a patricia, é?
Patricia devera explicar porque ela usou verba de gabinete na campanha, isso sim..

Anônimo disse...

(josé sales/12:39) Mostrou a verdadeira face, né cara. Quanta decepção. Aquele comentarista cheio de informações e argumentos, que se expressa tão bem, chamando para uma discussão de nível... desapareceu... morreu. Junto com as candidaturas que defende e aplaude. Ainda bem.

Anônimo disse...

Tudo isso é um monte de bobagens. O povo de Fortaleza já decidiu por mais quatro anos de mandato para Luizianne. E aposto o placar. Nos votos válidos, será 55 da Loura contra 45 do resto. E hoje, a partir das 18h, tem novamente bandeiraço do povo da comunicação, cultura e TI na esquina vermelha (Antonio Sales com Rui Barbosa)

Thiago Bezerra disse...

Asneiras, mentiras, desespero.... É dessa forma que eu vejo essas bobagens ditas pela Patrícia Saboya, que tem uma votação pequenina e quer porque quer ganhar voto mentindo e tentando denegrir a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins....

Isso não são denúncias, isso é apenas uma acusação pessoal da Patrícia, e uma acusação sem provas. É aquela história, quem tem boca fala o que quer, e nem precisa provar nada, basta fazer acusação....

E é muita inocência de um eleitor que comentou nesse post dizendo que essa era a reviravolta que todos esperavam.... Ele acha que a Luizianne vai perder votos por causa de uma acusação mentirosa e leviana da Patrícia ???? A propaganda eleitoral já acabou, e não dá mais tempo da Patrícia espalhar essas mentiras, há dois dias da eleição, todos os eleitores da nossa querida prefeita estão convictos e decididos de seu voto, independente das mentiras inventadas pela oposição....

Domingo dia 05 é Luizianne com 56% dos votos válidos, escrevam o que eu estou dizendo....

Anônimo disse...

É impressionante Eliomar os PTralhas te atacando o denominando de cabo eleitoral da Patrícia. Quando você, neste espaço mais que democrático, postava notícias em relação à Gloriosa Campanha da Loura Projetista, os mesmos PTralhas achavam bom e não diziam NADA!! Essa turma não gosta de DEMOCRACIA!! Carlos Nobre

Anônimo disse...

Sempre dei a dica para os candidatos perguntarem, também você meu caro Eliomar, O QUE DIABO ESSA TURMA DO PNAFM FAZ? Ganham mais de R$ 6 mil mensais(vide Raimundinho, Lanna Roriz, Demétrio Andrade, Acrísio Sena, etc.) E NÃO FAZEM NADA!!! Os debates poderiam ser um grande meio para elucidar estas indagações.
Carlos Nobre

Anônimo disse...

O CIRO JA ESQUECEU O VOO DA SOGRA} ISSO SIM QUE É MORDOMIA. E O HOTEL NA ESCÓCIA UM LUXO. CUIDADO COM O QUE VOÇÊ FALA CIRO, OLHE PRO SEU IRMÃO.