quinta-feira, 2 de outubro de 2008

E NO ÙLTIMO BLOCO DO DEBATE, APELOS PRÓ-SEGUNDO TURNO

E no debate dos "prefeituráveis" de Fortaleza, na TV Jangadeiro, nesta noite de quarta-feira, o quarto e último bloco serviu para que cada candidato tivesse a chance de fazer suas considerações finais e apelos finais.
Luizianne Lins disse ter sido um prazer prestar contas ao eleitorado. Agradeceu o apoio da "Fortaleza real" e pediu para que todos ficassem atentos contra boatos e panfletos apócrifos. Disse que a partir de 1985 começou a reconstruir a cidade, trazendo uma Fortaleza mais justa, com ampliação do Saúde da Família, Tarifa Social, o "maior" projeto habiitacional já realizado.
Aguiar Júnior inicou com seu bordão: "Obrigado Fortaleza". Mandou o eleitor desconsiderar as pesquisas e disse que há conspiração de poderosos contra candidaturas como a sua que tem compromisso com o povo. Pediu para que os pais levem seus filhos para votar, pois assim aprenderão cedo o espírito democrático. Reiterou: quer 200 mil votos para r ao segundo turno e agradeceu a receptividade que tem tido por onde circula.
Moroni Torgan, em seu espaço, disse que seu maior compromisso é não deixar o eleitor ser enganado. Prometeu manter a tarifa de ônibus em R$ 1,60 e voltou a lamentar a rnegociação de R$ 14 milhões da dívida do Sul América. Agradeceu o pessoal do "Beco da Poeira", da periferia e pediu: "Desça do muro e faça 25!"
Já Patrícia lembrou ao eleitorado de Fortaleza que o voto é livre. Afirmou acreditar nos sonhos e na vontade de trabalhar e disse estar confiante no segundo turno. Pediu para que reflita sobre promessas não cumpridas como seis CUCAs e Hospital da Mulher e avisou: sou aquela mulher que não promete, por que faz."
Renato Roseno recitou trecho de uma poesia em suas considerações finais para, depois, alertar: nesses últimos dias, vão despejar dinheiro na periferia. São candidaturas de cabos eleitorais tradicionais que sempre estiveram a serviço das candidaturas das elites. Não se deixe enganar nem levar pela desilusão". Pediu o voto para prefeito e para vereadores e vereadoras do PSol.
O candidato do PR declarou que ali estava se apresentando da forma como é e com suas propostas e com o dever de perguntar, por exemplo: "A saúde melhorou? A qualidade da educação melhorou? E não fiquemos só na mochila, no transporte escolar e merenda, que são importantes."
Lamentou que a prefeita tenha parceiros como o governo estadual e o governo federal e tenha ficado só na promessa.
O Pastor Neto, por sua vez, agradeceu o apoio de todos e, principalmente, do povo cristão, observando que não colocava seu nome em busca de poder, mas de querer servir. "Hoje temos 240 ml eleitores evnagélicos e essa categoria pode nos colocar no segundo turno", acentuou o candidato do PSC.

25 comentários:

Thiago Bezerra disse...

O povo não é doido, por isso não haverá segundo turno.... A administração de Luizianne em Fortaleza foi de razoável para boa, e os adversários dela nessa eleição não são a altura....

Moroni e Patrícia, os dois do ninho do Tasso, e o povo de Fortaleza não elege o PSDB de maneira alguma....

Anônimo disse...

Eu sou mais AGUIAR, que apenas chegou e já revolucionou o cenário.
É ELE!

Anônimo disse...

Os candidatos opositores de Luizianne ao invés de estarem aproveitando esses momentos para uma discussão de alto nível, qualificada, em que discutisse realmente o que é melhor para o povo de Fortaleza, ficam preocupados em somente denegrir a imagem da nossa prefeita com um único objetivo: chegar ao poder executivo municipal! E o povo? "Ah...agora só daqui a 04 anos!!!"
Basta! Nós fortalezenses não somos burros, não caimos mais nesse joguinho de politicagem! Dia 05, vamos reeleger a sra Luizianne Lins, para Fortaleza continuar dando certo!!!

Anônimo disse...

A cada dia fica claro o complô entre Moroni, Patricia e Ahahil contra Luizianne, mas o povo nas ruas já percebeu e vai dar o troco a essa armação desses filhotes do Tasso.

FRANCISCO disse...

Não sou eleitor de Moroni, nem de Patricia, muito menos de Luiziane. Só queria lembrar aos esquecidos que as unicas obras de vulto do nosso estado foram feitas pelo Tasso. Exemplos? Aeroporto, Duplicação das saídas de Fortaleza, Porto do Pecém, Av. Washington Soares, Rodovia Estruturante, Açude Castanhão,Projeto São José, redução da mortalidade infantil segundo o UNICEF, etc...Porém para quem tinha mais de um emprego público e teve que optar apenas por um o governo Tasso foi péssimo.

José Sales disse...

Chega ao fim a Campanha Eleitoral Municipal 2008 e não se apresentaram propostas susbtantivas para qualificação urbana e preservação ambiental para nossa cidade de Fortaleza, de Nossa Senhora de Assunção. Tudo se passa como vivessemos no melhor ds mundos: nossa mobilidade, acesibilidade e transportes públicos tem desempenho superior, não temos mais áreas de risco e moradias insalubres nas margens de nossas lagoas, açudes e cursos de d'água, o saneamento ambiental atinge 100% de nosso território , nossa extensa orla marítima está recuperada e não existem mais agressões à mesma, o Centro da Cidade está novinho em folha, todos os prédios de referencia em relação ao Patrimonio Histórico foram recuperados e transformados em equipamentos sociais, o Centro Cultural da Caixa Economica, no prédio antga Alfandega, já está instalado, a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção foi tranformada em Museu da Cidade e tem informações desde a ocupação holandesa, o Parque Pajeú finalmente foi implantado, depois de 30 anos de proposição, o Metrofor deixou de ser um "elefante branco" e funciona regularmente integrado ao sistema de transportes público de passageiros, a Linha Leste Sudeste, em direção a Aldeota e Seis Bocas, também já funcioona experimentalmente, o Centro de Eventos e Feiras foi recém inaugurado, temos CUCAs por toda a cidade assim como Bibliotecas localizadas nas áreas de maior densidade urbana, o Rio Maranguapinho voltou a ser um rio de águas límpidas, passamos a ser um destino turístico relevante há alguns anos, há umas seis ou sete Operações Urbanas de requaificação de áreas degradadas em andamento, finalmente o Hospital da Mulher foi finalizado, assim como a ampliação do Instituto José Frota e a construção do Instituto dos Ambulatórios, em anexo, todas as nossas praças e parques foram recuperadas e adotadas pelo iniciativa privada, o Parque Rachel de Queiroz foi consolidado com seus 254 hectares, na Zona Oeste e hoje tem frequencia de mais de meio milhão de pessoas, foram finalizadas as obras do Projeto Costa Oeste/ Vila do Mar, a Praia de Iracema recuperou o antigo viço, a Praia Mansa se transformou em um belo parque público onde está instalado, finalmente, o Oceanário de Fortaleza, sob orientação do Ocenário de Lisboa, o Castelão foi integralmente reformado e modernizado e aguarda a Copa 2014, a Região Metropolitana está integrada e, de quebra, temos um Plano Diretor Municipal que se transformou em um modelo de ordenamento e estruturação para todo o Brasil. Entretanto tudo isto não passa de um sonho de uma noite de verão.

Anônimo disse...

Caro Eliomar,
você sabe qual foi audiência deste sonífero debate?

Anônimo disse...

Tasso Jereissati - ou seus propostos - governaram o Estado de 1987 a 2006. É natural que as obras do período tenham sido feitas por eles. Só não podiam ser por mim, que nunca governei. Da mesma forma que todas as obras de 1965 a 1986 são atribuídas aos coronéis - diretamente ou através de seus representantes - já que eram eles que governavam. E daí? A política é cíclica. Assim como passou o tempo dos coronéis, acredito que também já passou o tempo da geração CIC. Como os coronéis, o tassismo vai ser objeto de estudo nos livros "O Ceará em Estudos Sociais" (é o novo!).

Anônimo disse...

(josé sales) Tudo bem que muita coisa está por fazer. Entretanto, não serão esses candidatos que estão aí que fariam, caso fossem eleitos. Ou você pensa o contrário? Por outro lado, você acha que tem dinheiro sobrando? Se a Prefeitura, para fazer tudo isso que você reclama, precisar aumentar 10% no IPTU, por exemplo, aposto que você seria um dos primeiros a botar a boca no trombone, reclamando. LÔRA, já no 1o. turno.

Adriano Macêdo disse...

http://www.fortalezanuaecrua.blogspot.com/2008/10/vai-levando-debate-na-tv-jangadeiro.html

Kelsen Bravos disse...

MAIS RESPEITO!

A continuidade de Luizianne Lins na PMF é substantiva, significa a prática do Orçamento Participativo (excelente caminho para democracia direta), a realização das obras planejadas, negociadas, orçadas, licitadas, enfim prontas para acontecer.

Há eloqüente lista de obras (todas previstas pela gestão atual) que mereciam ter sido melhor debatidas. Não o foram, o que ocorreu foi um festival de agressões, uma grosseria, que o eleitorado de Fortaleza (um dos mais conscientes e qualificado das Américas) não aceita!

(Atenção candidatos: para ganhar eleição em Fortaleza, precisa ter conteúdo, nada de bazófia, messianismo, paternalismo e estrionismo! Mais respeito, por favor!)

Um segundo turno bem seria saudável; mas a falta de propostas e um debate mais objetivo sobre Fortaleza frustrou o eleitor que parece optar decidir a eleição no primeiro turno.

Seriam bons nomes para um segundo turno com Luizianne Lins: Renato Rosendo ou Patrícia Saboya.

As demais candidaturas precisam primeiro levar-se mais a sério. Sérgio Braga é um bom quadro político (nem teve tempo de falar), Barreto perdeu-se na ironia de um rancoroso discurso (poderia ter sido mais inteligente, e isso ele o é; mas o rancor embotou-lhe o raciocínio); Carlinhos, uma liderança que merece respeito, cumpriu o objetivo de divulgar o partido. Júnior parece não saber o que é administrar uma cidade, suas bandeiras são a de um pleito para grêmio escolar. Os demais não merecem comentários de minha parte, porque desrespeitam demais o eleitor: falam muito em vão o nome do povo e o nome de Deus.

Vergonha na cara faz bem e dá voto.

José Sales disse...

Ferreira. Evidentemente que tudo depende de recursos para realização. A não ser as mentiras que inventadas de forma mais baratinha. Recursos existem, de sobra pelo Brasil e nos organismo internacionais, entretanto falta capacidade técnica de captá-los desta equipe que está aí, titubeando e conversando muito "miolo de pote". Não é por isto que não podemos ter uma VISÃO DE FUTURO para esta cidade. Sem VISÃO DE FUTURO ou um contexto de Diretrizes e Estratégias fica tudo na mesmice.

José Sales disse...

Outra coisinha. Os maiores contributos do Orçamento Municipal são pela ordem: FPM/ Fundo de Participação dos Municípios;Arrecadação do ISS; Repasses Percentuais ICMS; Repasses do IPVA e por fim IPTU e outros. Além de recursos do OGU/ Orçamento Geral da União. Dizem também que a fúria arrecadatória, via AMC está fazendo subir este item no ranking.

José Sales disse...

Esclarendo o Ferreira. Tem dinheiro sobrando só que mal aplicado. Existem quase 15.000 terceirizados na máquina municipal(Mais da metade dos mesmos "lideres comunitários). Outra coisa: a arrecadação vem subindo entre 7 e 10% ao ano, é só perguntar para o Secretário Alexandre Cialdini. Mais outra: a atual Admninistração não consegue captar recursos de forma correção devida a inepcia que emperra a máquina. Tem recursos do OGU para o Hospital da Mulher mas até agora nada de nada chegou até aqui. O processo está todo errado e a falta de documentação, inclusive do terreno é a norma. De mesma forma na CAF, da mesma forma no BNDES, da mesma forma no BID, da mesma forma no BIRD. O povo viaja e viaja, inclusive a Prefeita só para apresentar power point, pois ninguém sabe montar um processo.

Anônimo disse...

O segundo turno é uma necessidade da democracia nessas eleicoes em Fortaleza. Até porque se mentiu muito até agora, quero dizer, a prefeita quebrou a verdade e issso precisa ser melhor esclarecido. Alguns de seus adeptos dizem que ela realiza um governo popular e democrático. Ora, "popular e democrático'é um velho clichê da esquerda que, outroRa, refletia uma realidade, pois os governos de esquerda mereciam ser chamados de esquerda. Mas esse de Luiziane nada tem de popular nem de democrático. Vamos aos fatos e aos argumentos. Educaçao: deu mochila, uniforme e melhorou a merenda escolar. Tudo muito bom, mas estas sao acoes que qualquer governo conservador poderia adotar, porque sao acoes cosméticas e de marketing. Tocar na ferida da educacao ela nao tocou. Os filhos dos ricos e da classe média continuam a ter educacao de tempo integral. Os dos pobres amargam educacao de um turno só e ruim. Por que ela nao tocou nessa ferida? Porque isso nao é do interesse das grandes escolas privadas, de boa parte da Igfreja Católica que quer continuar a manter seus rebanhos sob um mesmo teto para o proselitismo religioso(as escolas católicas). Ademais, estao nas escolas privadas e nas escolas privadas católicas as bases eleitorais de alguns petistas, inclusive da Prefeita. Por que ela nao tocou nos valores do IPTU que beneficia os ricos e grava os pobres com altas taxas? Porque ela tem nessa base social o apoio para sua campanha. Por que ela nao fez nada de transformador na saúde? Porque ela nao quis ferir interesses dos grandes hospitais privados que hoje lhe dao apoio. Por que ela nao executa as grandes dívidas do IPTU? Porque ela governna para esses grandes interesses, inclusive fazendo negociata às vésperas das eleicoes como ela fez com a Sul América. Dispensou 90% da dívida de IPTU dessa grande empresa, o que equivale a 11 milhos de reais. Quanto ao transporte coletivo, ela fez uma negociata com os donos das empresas de ônibus: estes seriam dispensados de parte dos impostos e os salários de motoristas e trocadores permeneceriam congelados. Foi o que aconteceu. Daí porque ela nao adotou uma bandeira histórica da esquerda: a estatizacao do transporte coletivo, como é a tendência que predomina em grandes cidades do mundo. Ela enterrou de vez a CTC que foi destruída na época de Juraci Magalhaes. Por que ela nao moralizou a dministracao pública mandando auditar as contas do ex-Prefeito? Porque ela recebeu seu apoio no segundo turno das eleicoes passadas e tem nos vereadores a ele ligados uma parte de sua base de apoio na Câmara dos Vereadores. PT, PC do B e juracistas, juntos, aprovaram as contas da administracao passadas que haviam sido desaprovadas pelo TCM. Esse governo da Luiziane e de seu grupo trotiskista é um governo oportunista conservador e de direita. Por issso a prefeita mente tanto, nao tem plano estratégico para a cidade. COMISSARIO DO SANTO OFICIO.

José Sales disse...

Esta "paulada" do Comissário do Santo Ofício tem que ser respondida, não é meu caro Ferreira O que que vc nos diz de tudo isto? Da minha parte estou mais com o Comissário. parabéns pelas colocações.

José Sales disse...

Pelo que tudo indica até aqui, vai haver segundo turno sim, meu Caro Thiago e então existirá mais um mês de tempo de esclarecimento para a nossa Prefeita. Inventaram até um resultado que ninguém viu, nem foi publicado que dá 50% à Dona Luizianne. Melhor a Justiça Eleitoral ficar de olho na propaganda enganosa.

Anônimo disse...

(josé sales/11:07) Responder o comentário do seu amigo Comissário? Nem pensar. A pessoa que critica a Prefeita pelo fato dela diminuir a alíquota de um imposto, a fim de manter o preço da passagem de ônibus, não está querendo discutir qualquer assunto em nível elevado. Pergunte aos milhões de pessoas que diariamente utilizam ônibus em seus deslocamentos o que elas acham dessa "negociata". Ah, pergunta também o que elas acham do "revolucionário", "sensacional",projeto das "pracinhas da Pat" e do "exuberante" programa de governo do Moroni: manter o preço da passagem de ônibus, manter as escolas padrão MEC, manter as farmácias populares, manter os postos de saúde abertos à noite, manter ... Só faltou dizer: prometo manter a Luizianne na Prefeitura.

José Sales disse...

Carissimo Ferreira. Primeiro: consta que a Prefeitura Municipal de Fortaleza deve à Camara de Compensação algo da ordem de 300 milhões de reais. Quem é que vai pagar esta conta, no futuro? Segundo: Quem paga 94% do valor do Vale Transporte é o empregador. Ao empregado cabe contribuir unicamente, com 6%, descontados em folha. Isto é da legislação em vigor.

José Sales disse...

Descrevi um extensa listagem de "ansiedades" ou demandas urbanas e outras que esta cidade tem se resolver adotar um roteiro de se qualificar. Coisas que se discutem há mais de 10 anos. E só faltou o colega Ferreira me chamar de visionário. Só que uma cidade que concentra 32% da população do Estado e no próximo terá um orçamento municipal que ultrapassará 3,5 bilhões de reais, e que praticamente não tem dívidas de grande monta nos organismos de financiamento quer nacionais ou internacionais, muito mais poderia ser feito, se a rotina não fosse unicamente "aparelhar"a máquina pública e "inchar" a mesma com milhares de tercerizados.

José Sales disse...

Está aí a "estória" do Hospital da Mulher, uma ótima idéia, só que roteirizada da forma mais errada e irregular possível. Fraudaram o projeto do Professor João Filgueiras Lima; "inventaram" uma Operação Urbana que não tem susbtancia legal para privilegiar duas ou três grandes construtoras; "contrataram" um, consórcio alienigena para "fazer as obras"; conseguiram uma promessa de recursos do OGU, mas não levaram, por o processo está eivado de erros e atcnias e, estão querendo "enfiar na goela" da população que este equipamento vai começar a funcionar em Dezembro/ 2008, próximo imediato. Quem é que ganha com isto? Que eu saiba, ninguém!

José Sales disse...

FErreira. Não existem "escolas Padrão MEC". Isto foi uma "invenção" do "seu" Acrísio Sena. Não dá para "inventar" um padrão nacional, pois as realidades são díspares. São Paulo é um dos únicos estados que padronizou tudo. As últimas tentativas do MEC foram os CAICs da época do Fernando Collor, muitos dos quais ainda funcionando a contento. Projetados pelo Prof. João Filgueiras Lima. Um ótimo projeto, por sinal, como tudo que este mestre faz. E ele poderia ter projetado o Hospital da Mulher aqui, como o fez com a nossa unidade local do Hopsital Sarah. Infelizmente resolveram "improvisar".

Anônimo disse...

Vou dizer uma coisinha se essa lora for reeleita, coitado dos Servidores Municipais.
Na atual gestão já estão sendo perceguidos e humilhados por chefetes que não entendem nada de administração pública.

Anônimo disse...

Eu só quero saber por que o descontrole emocional da Prefeita quando o assunto é "Cartão Cooporativo"? O que ela tem prá esconder?Por que não apresenta à sociedade os extratos dos tais cartões,já que segundo ela não tem nada demais?Afinal esses cartões são bancados com o dinheiro dos nossos impostos e nós temos o direito de saber como estão usando o nosso dinheiro!Ela,ao invés de ficar atacando injustamente o Vereador Márcio Lopes,que está no uso de suas prerrogativas constitucionais,que é fiscalizar os atos do poder executivo,devias mostrar os extratos dos cartões e pronto!Essa postura dela só gera mais desconfiança.

FRANCISCO disse...

Nobre Maurição, se você ou os oportunistas de plantão tivessem governado nesse periodo, com certeza tais obras não teriam sido feitas pois estariam concentrando todos os esforços na luta contra os poderosos,para se tornarem mais poderosos do que eles.