sábado, 4 de outubro de 2008

ROSENO LAMENTA MANIPULAÇÕES DE SEU DESEMPENHO, MAS ACREDITA NO 2º TURNO


O candidato a prefeito de Fortaleza pelo PSol, Renato Roseno, votará às 11 horas, no Colégio Ari de Sá,que fica na avenida Washington Soares, 3737, na 2ª zona - Seção 575. A informação foi dada neste sábado por sua assessoria.
Roseno gostou dos números apresentados pela pesquisa Ibope/Verdes Mares, onde aparece com 6%, embora reclama que esse desempenho só apareça às vésperas do processo eleitoral. Para ele, essa marca já estava alcançada há muito tempo.
Já o candidato a vereador pelo PSol, João Alfredo, avaliou que os números começam a mostrar a realidade. Para ele, Roseno estava com 6% há muito tempo, mas instituitos preferiam jogar com a margem de erro e deixá-lo sempre em situação inferior.
Roseno promete reforçar neste domingo do voto o corpo a corpo para forçar o segundo turno.

19 comentários:

Anônimo disse...

Roseno é um novo quadro de nossa política, ainda não contaminado pelos vícios e erros da gestão petista, peemdebista, juracisista de carterinha de Luizianne Lins.

Voto 50,e torço para que ele surpreenda muita gente.E vai.

Anônimo disse...

Os verdadeiros esquerdistas estão com Roseno eestarão nas ruas lutando pelos seus votos, e os dos João Alfredo.

Chegou a hora da verdade.

Anônimo disse...

Muita gente poderá cair do cavalo com o resultado deste domingo. Vamos libertar Fortaleza dessas forças corruptas,e que nada fazem por nós. Sou Roseno e vamos aumentar seu índice no resultadso final. Anote...

Anônimo disse...

Renato Roseno, um nome de respeito.

50 vezes.....

Anônimo disse...

O Rosendo e o João Alfredo têm razão, ELiomar! Em todos os locais que eu andava, encontrava eleitores do Rosendo, como é que isso só pontuava 2%? Mas a máquina do poder vigente é forte, e ela não queria, obviamente, um Renato-Psol muito grande. O eleitor é influenciável, eis a questão. Seja como for, a campanha do Renato é vitoriosa, você viu a prestação de contas? Só 40.000 reais, e de doadores militantes. Isso sim, é que é vitória.

Anônimo disse...

Os 6% do Rosendo são fundamentais, mas é fundamental também eleger o João ALfredo. Alguém já viu político mais sério nessas últimas décadas? A cidade precisa dele, sobretudo de a Luizianne ganhar no primeiro turno.

Alexandre Costa disse...

Prezados amigos

Estamos quase na hora de mais uma visita às urnas. Quero prestar um
testemunho a todos de minha lista, com quem tenho compartilhado
conversas sobre arte, ciência etc.

Neste ano, por pouco fiquei refém da desilusão, da falta de
entusiasmo, do desânimo para com a ação política. Vi velhos farsantes
da política pequena de nossa cidade voltarem à cena, ora reciclando o
discurso, ora escondendo apoiadores. Vi também pessoas que há bem
pouco tempo carregavam a bandeira da crítica, do inconformismo com
essa realidade de acordos espúrios, de toma-lá-cá e de jogos de
interesses jogarem fora seus ideais.

Por sorte, encontrei duas figuras que têm mostrado que é possível
manter coerência, não vender os ideais e defender, como eu defendo,
uma sociedade justa e harmoniosamente habitante neste planeta, que é
um só, e é só um. Encontrei, com a coragem de quem não desistiu, e com
o sorriso de quem pode encarar a todos olhando nos olhos pessoas como
João Alfredo e Renato Roseno.

Fui testemunha e partícipe (ainda que tenha me doado muito menos do
que minha vontade) de uma campanha política como deve ser feita. Sem
os rios de dinheiro despejados por empreiteiras que ganharam
licitações na Prefeitura, nem de empresários de ônibus, nem de
mega-ricos do CIC; sem o estardalhaço cafona e démodé das carreatas e
da poluição visual e sonora ostensivas; com prestação de contas
completa, transparente, do que arrecadou e do que gastou, toda semana,
religiosamente, na internet; sem "militantes" pagos (um conceito
antagônico em si mesmo); com militantes jovens que me fizeram lembrar
dos meus bons tempos de movimento estudantil, e que me recontagiaram
com a crença de que dá, sim, para melhorar o mundo em que vivo e em que
vivem meus filhos e que será lar de meus netos e bisnetos!

Fui testemunha de que definitivamente nem todos os partidos são
iguais; de que é possível votar em um bom candidato, sabendo que ou
ele ou outra pessoa com os mesmos ideais será eleita (diferente do
voto em candidatos do PT que até são meus amigos pessoais, mas que só
viria a ajudar a eleição de velhos políticos do PMDB de Juraci e
Eunício - Cambraia à frente).

Hoje (pois já passou da meia-noite) vou, com muito orgulho, votar 50
para prefeito e 50.050 para vereador. Aliás, não vejo a hora de votar,
como há muito não via!

Forte abraço e meus votos de bons votos a todos vocês.

Anônimo disse...

Alex Costa (que, mesmo sendo professor universitário como eu, não tenho ainda o prazer de conhecer....), quero me solidarizar com você e com suas idéias. Com certeza, nada mais bonito do que o Rosendo e o João Alfredo, na mobilização por uma vida nova para todos, mesmo depois da decepção com a Luizianne, para a qual trabalhamos tanto há quatro anos atrás! Com eles, Rosendo e João, a esperança e o ideal continuam, e é com essa energia que vamos adiante. Para o Rosendo e para o João Alfredo, o meu muito obrigado!!! Obrigado por permitirem, com suas presenças na política cearense, que o nosso "sonho" continue - pois sem sonhos, o que somos?? E esse sonho vai ganhar concretude nas urnas amanhã, tenho certeza. Boa votação, companheiros que partilham esse ideal de vida nova!!Abraços.

Anônimo disse...

Essas pesquisas eleitorais são, em grande medida, uma farsa. A começar pelo fato de serem um serviço contratado com alguém. Se esse alguém se identifica com determinada ideologia ou determinados interesses e contrata uma pesquisa, certamente a tal pesquisa será divulgada conforme o que é desejável pel@ contratante. O João Alfredo está certo quando aponta a prática de "jogar com a margem de erro". Falando nisso me vem a mente a compreensão de um amigo sobre a definição de estatística: "a arte de torturar as pessoas com números até que elas confessem que a realidade está como querem os torturadores".

Alexandre Costa disse...

Cara Vanda

Acho que precisamos realmente nos conhecer e continuarmos solidários em idéias e ações para além das eleições. Há muito o que se debater e fazer em torno desta cidade e desse estado. Conte comigo.

Abraços

@rafaeltomyama disse...

De fato, pesquisas são questionáveis de várias formas: como método de pretensa cientificidade, como "oráculos tecnocráticos da centralidade estratégica", bem como sua divulgação para influir no cenário eleitoral, entre outras razões. É muito difícil uma análise objetiva de suas validades por integrantes do jogo eleitoral, uma vez que se encontram mergulhados num ambiente de interesses em disputa. Posso estar enganado mas, supor que Roseno já tinha 5% ou 6% "há muito tempo" é igualmente supor que sua campanha não cresceu nada. Evidentemente, de qualquer modo, é uma aborgem "modesta", uma vez que, se fosse para realmente contestar os tais institutos com base na "realidade 'sentida' nas ruas" poder-se-ia imaginar um cenário diverso, em que o candidato disputaria o cargo de igual para igual. Mas não, cabe ao P-Sol a resignação de um lugar figurativo, de uma campanha morna, de uma militância diminuta, falastrona e elitista.

Anônimo disse...

No meio da juventude estudantil só dá Roseno...50 ... ele está no 2º turno...

Anônimo disse...

Prezado Rafael, mesmo não sendo filiado, ainda, ao PSoL, me espanta sua desonestidade. Primeiro parte de um discurso abalizado, para questionar a idoneidade das pesquisas eleitorais, para em seguida jogar baixo ! Essa sua avaliação de que "5% ou 6% 'há muito tempo' é igualmente supor que sua campanha não cresceu nada" não tem cabimento. Seria acreditar que os números atuais estão corretos. Ora, mesmo o percentual de 6% hoje trabalha com margem de erro de pelo menos dois pontos ! Isto significa dizer que o Renato, candidato que vem, desde o início das pesquisas, apresentando o mais baixo índice de rejeição, não poderia, por desarrazoado, permanecer "encalhado" num percentual irrisório de 2% ds intenções de voto. Mesmo por isso, tudo indica que as pesquisas não refletem a realidade, nem pela lógica científica, nem muito menos pelo que se sente nas ruas ! Talvez você não saiba o que esta segunda dimensão signifique, pois deve passar o dia "atolado" em burocracias nos gabinetes dos governos. Você (e o grupo político ao qual pertence) não tem respaldo programático-ideológico para acusar o PSoL de possuir uma "campanha morna, de uma militância diminuta, falastrona e elitista". Você deveria, isto sim, estar mais preocupado em justificar os acordos políticos que fizeram e fazem com novas e velhas oligarquias da política cearense e das "doações" graúdas que recebem da grande burguesia de Fortaleza ! Tal vez por isso você possua, hoje, esse "complexo de superioridade".

Anônimo disse...

Lembro-me que ha alguns dias o Eliomar já opinava achando que o ROSENO e o pastor Neto teriam percentual maior que as pesquisas lhes atribuiam.

Realmente, muito bonito o trabalho da dupla JOÃO e ROSENO, sem dinheiro e tempo suficiente na propaganda eleitoral.

Anônimo disse...

A raiva da turma do PT contra o P-Sol é quase hilariante!. Se a campanha do Renato Rosendo tivesse sido 'morna', porque o Rafael Tomyama teria se incomodado tanto, com amplas demonstrações nesse blog de extrema arrogância (como a Luizianne),elevado destempero emocional (como a Patrícia) e tremenda agressividade (como ele mesmo)?

@rafaeltomyama disse...

Obrigado, Sr. Arnaldo, por dedicar parte do seu tempo redigindo uma graciosa resposta à minha provocação, mas o Sr. definitivamente não entendeu o que quis dizer. Questionei precisamente o caráter de "verdade incontestável" de tais pesquisas. Mas enfim, como é próprio de um falastrão, diminuto e elitista, some-se a manipulação do discurso da forma como mais lhe convém.

@rafaeltomyama disse...

Engraçado é que após tanto tempo de campanha, tem militante do P-Sol que ainda não sabe nem o nome do próprio candidato que diz apoiar... Se é assim com a militância, quem dirá o seu eleitorado?... Pfff, Eis a demonstração cabal do fracasso do "marketing" psolista...

Anônimo disse...

A prova insofismável da pequenez e falta de perspectivas sociais do PSOL é o espaço que tentam desesperadamente ocupar nesse blog. Acorrem para cá com toda sua banda de música e a derramar auto-elogios de coerência, fidelidade a princípios e outras expressões de auto-glorificação edificantes... Quanto a isso nada de amis, é normal que pequenos grupos, com vocação de seita se fechem em verdades proclamadas que se somente eles acreditam.
Aliás o discurso somente da ética é "refúgio dos canalhas", onde se busca encobrir a falta de política, de inserção objetiva na realidade. A verdade nua e crua é que o PSOL não representa nada do ponto de vista ideológico, social ou político, além de uma representação de um setor da pequena-burguesia isolado, sem lastro.
Imprensados entre o choque entre o projeto neoliberal da direita do PSDB e PFL e da esquerda do PT, PC do B e PSB, aderiu ao jogo fácil do discurso anti-Lula e anti-PT. Define-se pela negação do PT, pela agressão sistemática a tudo que elmbra a antiga sigla a que pertenciam, para afirmar um udenismo que enm de esquerda é. Basta ver o discurso de HH contra o aborto,bandeira histórica dsas mulheres e das alinças práticas, cotidianas que fazem com PSDB, DEM e a direita. O resto é lero-lero, conversa mole, pois no frigir dos ovos o PSOL engrossa o discruso da direita e do moralismo de ocasião.

Alexandre Costa disse...

O chato do PSOL é que ele lembra a alguns o que eles já foram no passado. Como incomoda esse grilo falante.

Com o vereador mais votado e quase 70 mil votos, desmente-se por completo o falatório sobre "gueto", "seita", sempre carregado de arrogância e estreiteza de direita.

A caravana passa, a história avança...