quinta-feira, 2 de outubro de 2008

LUIZIANNE DIZ QUE EIT E GRENDENE SÃO SEUS MAIORES DOADORES DE CAMPANHA

A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), candidata à reeleição, foi entrevistada, nesta quinta-feira, dentro do Grande Jornal, o noticioso da TV O POVO. Isso, numa série que ouviu todos os demais postulantes. No programa, ela foi questionada sobre a campanha e projetos, mas disse estar saindo do processo "frustrada", porque esperava que fossem discutidos os grandes e graves problemas de Fortaleza. Lamentu a baixaria por parte de alguns adversários, onservando que muito teria para ser discutido. Luizianne afirmou que a cidade vive muitos problemas e que concentra hoje 96% da riqueza do Estado e uma camada elevada de pobreza e má distribuição de renda. Ela avisou logo que não estava querendo se passar por vítima, como acusam adversários e reiterou confiança de vitória nas próximas eleições. Não quis arriscar se logo no primeiro turno.

Sobre doadores de campanha, informou que a Construtora EIT e o Grupo Grendene são seus maiores colaboradores, cada um com cerca de R$ 200 mil. Luizianne falou sobre ações no plano social, educação e, entre alguns dados, garantiu que vai discutir a questão das barracas da Praia do Futuro, mas que não pensa em retirar ninguém. Quer sim normatizar e não deixar, por exemplo, barraca cobrando por uso de piscina em espaço público. "Nós vamos dialogar. O que não podemos permitir é a privatização", acentuou. Luizianne também disse que se reeleita manterá a tarifa social e que fará todo esforço político para manter a tarifa de ônibus sendo a mais barata do País. Isso, sem fazer demagogia como, segundo ela, fazem seus adversários que prometem congelar a tarifa. Ela deu entrevista durante uma hora. A TV O POVO reprisará às 19 horas.

DETALHE - A EIT é parceira da Construtora Marquise na construção do Transfor e a Grendene tem sede em Sobral (Zona Norte), a terra natal do governador Cid Gomes (PSB). Aliás, excetuando-se Renato Roseno, que disponibiliza em site doações de campanha, os demais estão devendo esse tipo de transparência. Sempre acompanhei campanha e, sinceridade, foi a primeira vez que ouvi um candidato declarar abertamente quem são seus maiores doadores.

30 comentários:

Anônimo disse...

Luizianne foi corajosa e transparente, embora a gente fique meio triste com essa aproximação de empreiteira com sua campanha.

Anônimo disse...

E cadê o pessoal que doa para o MOroni e a Patrícia? Esses dois estão devendo essa divulgação tmbém.

Unknown disse...

Foi a melhor dentre as três entrevistas, apresentou suas propostas e não atacou ninguém!!! Primeiro turno com certeza!!!

José Sales disse...

Penso eu que está faltando aí uma listagem de uns 50 nomes de contsrutoras locais e nacionais. E a Schaim Cury, Planova, Construbase, que estão há mais de 120 dias "construindo" o Hospital de Mulher? E a Fujita Engenharira? E........................... a Trana/ Subsidiária da EIT? E a Galvão Engenharia e Queiroz Galvão que estão "fazendo" o Transfor? A listagem está incompleta.

Anônimo disse...

Duvido que a Prefeita mostre as doações do grupo Fujita e da Marquise.. Tem coragem?

Anônimo disse...

Tudo jogo de cena. Mostra dois para querer transparecer que é transparente e se esconde de trás dos gastos com o Cartão Corporartivo..... Alí há uma esculhambação só....

Anônimo disse...

Em Ipanema é só o que se comenta.....Se a Luiziane mostrar os extratos do seu Cartão Corporativo, deixando fazer uma verdadeira devassa, a coisa vai abalar meio mundo dos mais alegres foliões ....

Anônimo disse...

Só falta o Eliomar pintar seu blog de RED....

Mais, é impossível

Anônimo disse...

Eu assisti e a Prefeita disse uma coisa grave, e que não está nessa informação:

Ela não garante que vai manter o preço da passagem..

Tô avisando: ELA VAI AUMENTAR O PREÇO DA PASSAGEM LOGO, LOGO,,,

Anônimo disse...

Não tem jeito.Eliomar sempre hpá uma puxada de saco para a Lôra.

Mas isso que ela disse mostra a promiscuidade das relações do público com o provado. EIT ganha licitação milionária e depois doa para a campanha.

Baton na Cueca - naturalmente depois dos dólares.....

Anônimo disse...

Como tem tucano-pefelentos inocentes. Agora que eles vieram saber que existem doadores. Vai ver eles acreditam que o Moroni, Patrícia, Alckmin, Mão Santa, José Agripino, etc, também não tem doadores em suas campanhas. LÔRA, com certeza, no 1o.turno.

Anônimo disse...

Pois é Eliomar, e o maior doador foi coincidentemente junto com mais outras três empresas os ganhadores da maior licitação que já houve na história de Fortaleza.

Alexandre Costa disse...

Receber doações vultosas de empreiteiras como a EIT é uma prova inequívoca do caráter da atual administração municipal.

Detalhe: além da EIT, cujos interesses diretos nas obras é mais do que evidente, quem está na lista? Afinal, Luizianne citou que a EIT e a Grendene doam "cerca de 200 mil", mas quantas empresas não há na casa dos 100 mil?!? Surpreende a mim que ainda haja pessoas que elogiem a "transparência" dessa campanha multi-milionária.

É claro que na lista de Moroni e Patrícia também vão aparecer as grandes empresas da turma do Tasso, mas é triste ver que em 4 anos Luizianne e cia. degeneraram em algo quase indistringuível politicamente desses setores. Para mim, o que o grupo político à frente da Prefeitura produziu é uma peça de depravação ideológica.

Anônimo disse...

E os doadores da Patrícia? O Renato cobrou e ela não respondeu.

Anônimo disse...

Xô Demagogia! Quando ela fala no preço da passagem de ônibus mostra toda sua responsabilidade, não é com canetada que se governa não, todos devem dialogar. O candidato que diz que pode manter a passagem de ônibus destila todo a sua demagogia. E se tivermos uma crise acentuada no Brasil com direito a inflação? e o petróleo subindo? Esse discurso demagogo infelizmente só cola na periferia

Anônimo disse...

tasso apoia patrícia e discretamente tbm coloca dinheiro na campanha do moroni.

Anônimo disse...

E a marquise ? A número um.

Anônimo disse...

O José Sales tem razão. Faltam muitos doadores. A Luizianne quis colocar papinha na boca de eleitores "inocentes" como ela. Pra quem não sabe, Marquise tem a conta do lixo e outras coisas mais. E a Fujita, hein, hein. E mais: Moroni tem razão, quando diz que Luizianne não vai segurar o preço da passagem. Ouviram petralhas???
Eliezer Oliveira Sales - Luciano Cavalcante

Anônimo disse...

Hoje o ato de votar, sob certos aspectos, pode ser comparado ao da aquisição de um bem importante.
Não devemos praticá-los sem a reflexão devida, levados pela onda do marketing, influenciados pela embalagem que nos é apresentada, nem pensando que não há diferenças para serem analisadas.
Não podemos ser enganados. Nesse sentido, é fundamental atentarmos para a qualidade do que está sendo oferecido.
Assim, em 05 de outubro de 2008, vamos votar em João Alfredo para vereador de Fortaleza- PSOL- 50050-um político já pronto e preparado para um bom exercício do mandato, já testado e aprovado, com uma história política invejável.
Ele desempenhou, de forma marcante, quatro mandatos como parlamentar: três como deputado estadual e um como deputado federal, sem sofrer nenhuma acusação que manche a sua honra, notabilizando-se por adotar posições firmes e coerentes, sintonizadas com o interesse público. Destacou-se na defesa intransigente do meio ambiente e nas questões agrárias, aspectos fundamentais para a construção de uma sociedade saudável e com menos violência. Sempre caminhou guiado por princípios éticos. Nunca esteve atrelado a chefe político e ao poder das oligarquias dominantes no nosso estado. É exemplo raro de político que tem situação patrimonial compatível com o que recebeu durante o exercício dos mandatos.
Sua votação sempre foi oriunda de eleitores livres e conscientes, afastados dos “esquemas eleitorais”. Portanto, reflita, e vote certo, 50050 para vereador.

Mensagem dos amigos e apoiadores da candidatura. Abrace essa idéia, repassando-a via e-mail para a mais ampla divulgação.

Anônimo disse...

ATÉ ENTÃO ESTAVA EM DÚVIDAS EM QUAL CANDIDATO VOTAR, MAS COM ESSA DEMONSTRAÇÃO DE TRANSPARÊNCIA A LÔRA GANHOU DOIS VOTOS AQUI EM CASA!!! HIPOCRESIA É CANDIDATO FALAR QUE NÃO ACEITA DOAÇÃO DE EMPRESAS...ISSO SIM EU NÃO ENGULO..

ericodias disse...

Hoje eu sei que quem deu me deu a idéia de uma nova consciência e juventude...............

Anônimo disse...

Sobre essa história da transparência de "meia boca" por parte da Luizianne, vale observar que o mais importante é o conteúdo político do assunto e não a simples questão de forma. Neste sentido a Campanha do PSoL é a grande novidade nessas eleições, pois não apenas mantém publicação online, constantemente atualizada, de seus/suas doadores/as de Campanha, mas, principalmente, assumiu como princípio o fato de não receber dinheiro doado por empresas. A lógica é fácil de entender, basta responder a uma pergunta simples: EMPRESA VOTA ? Se não vota porque doa dinheiro em campanhas eleitorais ? Que a legislação é falha e as candidaturas dos partidos da direita tradicional sempre adotaram tal expediente não é novidade pra ninguém, mas o PT, e mais, a Luizianne (ex-radical do partido) adotar tal postura... aí sim é algo lamentável ! Neste ponto o Alex Costa tem toda razão, faço minhas suas palavras, quando afirma: "Para mim, o que o grupo político à frente da Prefeitura produziu é uma peça de depravação ideológica" !!!

Anônimo disse...

Rodrigues disse,

Caros arnaldo e o Alex dias ou a creditam em papai noel ou em milagres, meus caros olhem um pouco na história e vejam como os camaradas que hoje estão a frente do Psol também já deslizaram nesse trenzinho de "doadores" basta vê acampanha de outrora da Heloisa a Presidencia da Republica... e olha que votei nela.... vamos falar sério não existe santos diante do atual contexto eleitoral brasileiro...infelizmente

Anônimo disse...

Rodrigues disse,

Quanto ao jsales, seria muito prudente de sua parte revelar quem foi mesmo autor daquela "obra" - helioporto do josé frota... responda já que vc é bom "urbanista,...."

Anderson De Carvalho disse...

Muito Fácil saber quem dou para as campanhas:

em 2004

M. DIAS BRANCO IND. E COM. DE ALIMENTOS LTDA 007.206.816 R$ 100.000,00


PALMA ENGENHARIA LTDA
006.593.156 R$ 100.000,00


CONSTRUTORA MOTA MACHADO LTDA 007.282.783 R$ 50.000,00


VINCUNHA TÊXTIL S/A 007.332.190 R$ 50.000,00


SOBRAL & PALÁCIO PETROLEO LTDA 007.240.641 R$ 46.700,00

SUPERMERCADO DO POVO LTDA 010.389.021 R$ 30.000,00


MERCURIUS CONSTRUÇÕES S/A 007.204.274 R$ 27.550,00


JOSÉ DEMÉTRIO HILUY JEREISSATI 210.966.353 R$ 6.097,35



2004

TARCISIO P E ECON ASSOC SC LTDA 007.304.843 R$ 100.000,00

VOTORATIM PARTICIPAÇÕES LTDA 061.082.582 R$ 50.000,00


LUÍS MELO MACHADO 122.019.873 R$ 50.000,00

FRANCISCO TOSTA VALIM FILHO 355.827.150 R$ 50.000,00


COMPANHIA BRASILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO S/A 047.508.411 R$ 20.000,0
--------------------------
PARA O CAMBRAIA TB

**GRENDENE S/A 089.850.341 R$ 200.000,00


**EIT - EMPRESA INDUSTRIAL TÉCNICA S/A 008.402.620 R$


EUNÍCIO LOPES DE OLIVEIRA Deputado Federal PMDB 1533 CE Eleito R$ 50.000,00125.000,00

FUJITA ENGENHARIA LTDA 725.707.400 R$ 50.000,00

José Sales disse...

Caro "Rodrigues"(Entre aspas mesmo). Não entendi o teor de sua pergunta, mas mesmo assim vamos tentar uma réplica. Assunto desta discussão trata dos "doadores" da Campanha 2008 da Dona Luizianne Lins e da citação incompleta dos mesmos. Hoje nos jornais já apareceu mais um grande empreiteira doadora. E as outras por onde andam. Como bem disse o nosso colega Arnaldo Fernandes, empresa não vota, mas mesmo assim faz questão de fazer doações. O que de fato está por trás disto tudo?

José Sales disse...

Outra coisinha. O IJF/ Instituto José Frota, patrimonio do Município de Fortaleza está lá atendendo uma média de 1.000 casos dia, durante os 365 dias do ano, todas as horas do dia. Durante os fins de semana e feriados prolongados esta média se amplia um pouco. São algo da ordem de 365.000 atendimentos anuais. Pelo que consta o mesmo foi uma das melhores "invenções" do Prefeito Juracy Magalhães dentre outras. Da minha parte me sinto honradissimo e orgulhoso por ter sido um dos autores daquele que é um dos nossos mais destacados equipamentos de referencia de nosso Estado do Ceará, além de coordenador geral dos projetos. E o senhor, "seu" Rodrigues o que tem apresentar a nós todos, neste debate? Por exemplo, poderia começar explicando a "farra" dos cartões de crédito corporativos até chegar na "farra" das obras contratadas que não saem do chão!!! Aguardamos duas "desconsiderações"!!!

Anônimo disse...

O Anderson esclareceu o que todos querem saber. É claro que os doadores são os mesmos, inclusive costumam doar para todos os candidatos com chance de vitória, só assim conseguem permanecer prestando seus serviços ao poder municipal. A Patrícia e o Moroni estão sem chances e o caixa ficou em baixa.

Anônimo disse...

O Rodrigues votou na Heloísa Helena?Hmmm.......pelo discurso dele hoje, de defesa da Luizianne (e do Lula), parece muito estranho...

Anônimo disse...

e o heliponto?