segunda-feira, 29 de setembro de 2008

BC - BRASILEIRO ENVERGA, MAS NÃO QUEBRA

"O brasileiro nunca esteve tão endividado, segundo avaliação feita pelo Banco Central no Relatório de Inflação do terceiro trimestre. Apesar de tal dado despertar preocupação, a avaliação do BC é que vários fatores tornaram o aumento do crédito um movimento sustentado.
Segundo o BC, as dívidas cresceram mais que os salários, mas isso não se refletiu em aumento significativo da inadimplência. Um dos motivos para isso é o fato de o crédito ter sido puxado por empréstimos com desconto em folha de pagamento e por operações de leasing para compra de veículos, duas modalidades que oferecem mais garantias para os emprestadores.
Outro fator é a redução das taxas de juros verificada até o início do ano e o alongamento dos prazos de financiamento para que as prestações pudessem caber no orçamento do consumidor.
Para o BC, o Brasil tem um cenário de melhora na carteira de crédito dos bancos, já que os empréstimos oferecem mais garantias. Além disso, há um comprometimento "equilibrado e sustentável" da renda do brasileiro. "Verifica-se que houve crescimento significativo do endividamento das famílias, refletindo a expansão do crédito a partir de uma base restrita. No entanto, esse crescimento não compromete a estabilidade financeira, tendo em vista a concentração em operações de baixo risco de inadimplência', diz o BC no relatório."

(Folha Online)

Um comentário:

Anônimo disse...

Eliomar, o Juiz Raimundo Deusdeth Rodrigues Jr., da 8ª Zona Eleitoral, aqui de Aracati, acaba de decretar a lei da mordaça sobre os programas eleitorais. Ele proibiu a veiculação de todos os programas a partir de hoje. Ou seja, a censura voltou e nós aqui do Aracati fomos as primeiras vitimas.
Carlos Alberto Santos