O debate realizado nesta noite de segunda-feira pela TV União (Canal 17) reuniu nove candidatos a prefeito de Fortaleza e foi até quente em alguns momentos. A prefeita Luizianne Lins (PT), em primeiro nas pesquisas, virou o alvo prioritário e ela reconheceu que o fato de estar nessa condição faria demais postulantes irem para a ofensiva numa espécie de "desespero eleitoral". Referiu-se mais precisamente aos seus principais oponentes, Moroni Torgan (DEM), que aparece em segundo, e Patríca Saboya (PDT), que ocupa a terceira colocação na preferência do eleitorado. Luizianne reforçou sua pregação em matéria de obras e avanços, lamentou que candidatos como Patrícia tenham criticado o Hospital da Mulher, o que resultou em direito de resposta da candidata pedetista assgurando não ser contra. Patrícia reitera compromisso de investir na educação. Adail Barreto (PR) questionou gastos do município, lamentando que, com orçamento forte, a prefeita pouco tenha feito. Moroni não dispensou ironias à prefeita, afirmando que no debate não poderia ninguém usar da computação gráfica para tentar comover o eleitor.
Carlinhos (PCB) e Adahil(PR) chegaram a trocar ofensas e um chamando o outro de "mentiroso", enquanto o casal de mediadores nos pareceu mais do que inexperiente. Aguiar júnior (PTC) convoca a juventude par ajudá-lo a implantar um novo projeto de cidade. Fez, assim como demais, pregações num cenário escuro, um dos pontos nada atraentes para quem estava do lado de cá da telinha.
Luizianne reiterou o programa habitacional que desenvolve como o maior já visto em Fortaleza, lembrou do Carnaval descentralizado, esporte e até usou a frase: "a gente não quer só comida, mas diversão e arte".
Patrícia insistiu nas críticas à gestão e Luiz Gastão (PR) apelou para que o eleitor veja o que cada um fez na política, adotando a condição de que seria o novo desse cenário eleitoral. Garantiu ser gestor e lembrou a experiência do Sesc. Já Patrícia destacou que quatro anos é tempo suficiente para fazer algo em termos administrativos e observou que "Fortaleza merece muito mais".
Pastor Neto (PSC) prometeu criar centros de cultura e esportes na periferia e disse que faz uma campanha modesta, mas que tem fé e temor a Deus e que procura ajudar o próximo. Garantiu apoiar atividades sociais das igrejas, sejam evangélicas ou católicas, voltadas para comunidades carentes.
Renato Roseno (PSol) insistiu na pregação de que é preciso lutar por um Brasil socialista. Garantiu que sua campanha é diferente e sem recursos, mas rica de propostas. Aproveitou para informar que dia 21 próximo fará uma bicicleta contra a poluição dos carros e em favor do respeito à natureza.
Carlinhos (PCB) deixou claro que sua candidatura é para ajudar a organizar os trabalhadores de Fortaleza. Fez também pregação contra o Capitalismo e por uma sociedade socialista. Adahil reiterou estar preparado para gerir a cidade, lembrando ter 28 anos de serviços prestados e ser filho de Fortaleza. Disse que priorizará o jovem e sua inserção profissional, buscando implantar programas para apoiar aqueles que estão nas drogas, na marginalidade.
* Detalhe - Cobertura resumida do debate, que durou mais de três horas.
* Dealhe 2 - Na pate externa da emissora, o clima foi dos mais quentes entre militantes. Principalmente entre moronistas e luiziannistas, que trocaram até palavrões.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
15 comentários:
É impressionante como Patricia, Adail e Moroni subestimam a capacidade do eleitor que tudo vê e conclui das mentiras e jogatinas deles.
Patricia repete muito que fez creches como primeira dama e mostra despreparo em assuntos corriqueiros.
Luizianne sabe revidar os ataques e consegue neutralizar os adversários que menosprezam os eleitores e nada mostram de propostas.Desse jeito eles ajudam a lora a se eleger no primeiro turno.De fato os moderadores eram inesperientes e o cenário parecia um quartel escuro.
Realmente, um cenário horrível e cansativo. Os candidatos também não estavam nada criativos. A loira é boa de debate.
Com esses adversários, tudo fica muito mais fácil pra Lôra... vamos lá... acredita no bate cabelo lôra, pra ganhar no 1º turno.
Muito ruim o nível do debate. Moroni, principalmente, é um atentado à inteligência do eleitorado. Não é à toa que, segundo o Datafolha, está em vias de ser ultrapassado pelo Renato Roseno no eleitorado de maior escolaridade!
O cenário era preto e roxo. Parecia o "enterro de Fortaleza".
Renato Roseno não vai fazer uma bicicleta, vai realizar uma bicicleAta, uma espécie de passeata de bicicletas, assim como já existem as carreatas.
Concordo com o anônimo, que diz que Moroni e Patrícia juntos na agressão a Luizianne acabaram foi favorecendo a candidata.
Aguiar Junior foi bem preciso e seguro nos seus comentários, apesar que no discurso final teve que enrrolar um pouco do resto de tempo com liguiça.
O Pastor se empolgou no final e já ia começar uma pregração. Graças aos céus o tempo dele acabou...
Não vi o debate da tv uniao, mas acredito que mais uma vez se deixou de discutir questões como a revisão do plano diretor e o transito da cidade...acredito que Luizianne deve ganhar, mas só voto nela no segundo turno. Patricia é de um despreparo assustador e Moroni nao assusta mais haha
Assisti o debate inteiro, na minha análise, se tiver um debate todo dia a Luizianne não necessitava nem fazer campanha nas ruas e na televisão, ela seria eleita só com os debates. Os outros candidatos que me desculpe: a Lôra além de se comunicar bem com o eleitor= ao Lula, ainda conta com a incompetência dos seus concorrente, se continuar assim, tudo será resolvido já no 1º turno, ok?
Patrícia, Moroni e Adail , se mostraram como: deselegantes, desesperados e rancorosos, cândida o povo já não agüenta tanta apologia a violência, já não basta o Barra Pesa e o Rota 22, vamos evoluir nas propostas, vê se mostram algo novo, baboseira não queremos, ok?
Que debate esse pessoal assistiu? Ao da TV União que não foi! Acho até que colocaram um debate virtual na casa deles. Tecnologia é o que não falta na campanha da Lôra. Luizianne não convenceu. Suas propostas são as mesmas de 2004. Hospital da Mulher, Cucas, casas populares, qualidade no ensino, qualidade no transporte público. Deixou o debate sem desconstruir a Fortaleza Virtual. Foi mal orientada ao comparecer ao debate. Não tinha o que falar e reforçou o discurso da mentira contra ela.
Caro Eliomar,
Concordo que os mediadores sao inexperientes, na verdade eu acho que eles são muito é fracos mesmo...nao sabem de politica e estavam muito nervosos...o que acabou prejudicando o debate!
O Cenário fúnebre tb estava dos piores gostos...pensei q minha TV estava era com problemas na imagem
Considero que esses debates realmente so favorecem a atual Prefeita, as vezes até acho que todos estão apoiando ela...
O Moroni já começou a mostrar seu gênio agressivo e a Patricia ja desceu do salto, inclusive considero por demais oportuna sua enquete sobre vitória no primeiro turno e acho q por mais incrivel que isso possa parecer, a Prefeita levará essa vitoria.
Claro que não pq ela seja muito boa, mais pq seus adversarios sao muito ruins...
Isso é uma vergonha..
Que politicos são esses que estamos colocando no poder?!
Um é ex-Deputado Federal por varias legislaturas, ex-Vice-Governador; o outro Deputado Estadual por duas legislaturas e extremamente arrogante e mal educado...a Senadora ja foi Vereadora e Deputada Estadual, ressaltando que sempre foi uma das mais ausentes - conhecida como preguiçosa e uma das q mais faltam as sessoes, inclusive no Senado - agora diz q vai acordar cedo e trabalhar até tarde como fazia com o Ciro!
Gostaria inclusive de saber qual o orçamento que é garantido as primeiras damas do Estado do Ceará para construção de creches ou qualquer que seja o equipamento social...que eu saiba isso faz parte do Poder Executivo...pq se for assim toda primeira dama ganha um mandato quando o seu marido se torna governador ou prefeito...
Obrigado Fortaleza!
Cenário ruim, som ruim, apresentadores ruim e por último:
Candidatos também ruins!
Maria
Na verdade as regras do debate prejudicaram o debate, os apresentadores estavam nitidamente mais nervosos que os candidatos. O Rodrigo quis falar bonito e tascou um indeferido...depois esqueceu e só usou o verbo aceitar.
.:Foi o carlinhos, faça um 21, que ganhou esse debate. ele se lembrou que é sindicalista e lavou a alma de muita gente mostrando a real do Adahil Barreto.
.:O Adahil só serviu de escada pra Luizianne, ela inclusive amofinou a voz quando pediu que restituissem seu tempo. Quem se elegeu como vítima pretende repetir o feito.
.:Patricia deliberadamente tergiversou sobre a questão da torre iguatemi do seu padrinho tasso. responder pra quê?
.:Todos os convidados que fizeram perguntas tem alguma história de luta ou mobilização em prol de algum tema, isso deu caldo real ao debate, pois foi feito por gente que dedica suas vidas por aquilo que questionaram os candidatos isso foi um sopro de vida no debate, melhor que colocar estudantes que nunca passaram da lagoa de parangaba para fazer perguntas como no debate anterior.
.:Luizianne pode até tentar desqualificar as propostas dos candidatos, dizendo que suas propostas são mirabolantes, mas quem melhor fez isso foi o Renato Roseno, afinal de que adianta ambulancias se hospitais e clinicas não possuirem recursos e estiverem sucateados. Ambulancioterapia já é praticada todos os dias na frente do IJF.
.:Em qualquer lugar sério do mundo hoje já teriam alguns reporteres na frente do Habitafor, escrutinando o Diário oficial do municipio, indo até a comunidade rosalina e maravilha para saber a verdade da real quantidade de casas que foram entregues, lembrando o dia o dia em que luizianne realmente chamou os professores de esquizofrenicos, se patricia declarou que era contra o Hospital da mulher...
Única coisa que salvou foi a Luizianne. E o Adahil, né? Deu a maior chance pra Luizianne se mostrar aa melhor candidata . E que vença no primeiro turno para livrar a todos. A nós, fortalezenses para não assisitrmos mais tanto despreparo. Moroni, tá sendo apoiado pelo tasso? Não teve conragem de se manifestar sobre a torre do Iguatemi...Quanta vergonha!
Boas colocações, Erico Dias. Faltou debate e falta imprensa investigativa.
Renato Roseno vende uma imagem de homem casto, bom-moço, de bons modos, com aqueles oclinhos de intelectualoide, de homem que nem fede nem cheira, o certinho, o politicamente correto, o play. Esses poredicados nao combinam com política. Combinam com convento, com sacristia. Ele parece ser candidato a fiscal do santo ofício: exigiu que todos os candiadatos publicassem na internet os seus financiadores de campanha. Nada mais falso. Só diz isso que em sua relaçao quase nao há ninguém financiando, pois quem vai financiar um candidato previamente derrotado? Depois, qdo ele era da tropa da Lora, ele aceitou que grandes financiadores ajudassem na campanha dela e aceitou que ele obtivesse o apoio do Dr. Jurubeba (viram que a Lora que denunciava essa administracao como corrupta nada mandou apurar?). Toda a tropa de choque do ex-prefeito está com ela, a começar do vice, vereador Tim Ferreira Gomes. Nao sei nem se Rosendo seria um bom candidato a padre ou a rezador de missa, pois estilo de candidato a prefeito é o que ele nao tem. F. Auri di Cavalcanti
Postar um comentário