quarta-feira, 29 de outubro de 2008

DEFENSORA-PÚBLICA-GERAL APELA A CID GOMES PARA QUE CONVOQUE CONCURSADOS


A defensora-pública geral do Ceará, Francilene Gomes, e a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Ceará, Mariana Lobo, estão lançando um apelo ao governador Cid Gomes (PSB): convoque os 64 aprovados no último concurso da Defensoria Pública. Segundo Francilene, o grupo vem pressionando e culpando o órgão e a associação pela demora quando, segundo explica, o caso diz respeito à burocracia estadual.
Francilene Gomes garantiu que a Defensoria tem condições de receber os concursados "até porque dotação orçamentária nós já temos para isso".
Ela informou que contará o órgão contará em 2009 com um orçamento de R$ 81 milhões, que chega como avanço para uma Defensoria antes em clima de dificuldades operacionais.
Francilene Gomes dencontra-se nesta quarta-feira em Cuiabaá. Ali, participa, ao lado de Mariana Lobo, do Congresso Nacional dos Defensores Públicos.
(Foto - Paulo Moska)

10 comentários:

Anônimo disse...

Que mulher lutadora essa doutora Francilene. É preciso que o governador acorde e chame os concursados, pois a Defensoria atende a pobreza e pobre não tem dinheiro pra contratar advogado.

Anônimo disse...

A Defensoria Pública do Ceará tem que ser separada em dois momentos distintos, um antes e outro pós Francilene Gomes. Insta observar a sua capacidade de arregimentar os colegas e na sua simplicidade de falar com todos àqueles que fizeram e fazem parte da história da Defensoria Pública do Ceará. A sua simplicidade chega ao ponto de dispensar o tratamento de " doutoura" por parte de pessoas amigas e próximas. Doutora Francilene, sempre estaremos ao seu lado para o que der e vier. Hoje, a festa é sua, hoje a festa é nossa é de quem vier.....PARABÉNS....

Anônimo disse...

O Governador não chamou ainda os concursados porque a Defensora Geral fez um "acordo" com ele de só chamar no ano de 2009. Claro que esse conchavo deve ser posto abaixo pois todos nós estamos esperando arduamente para sermos nomeados, isso porque desde o ano de 2006 que estamos esperando e estudando sem parar para fazer o concurso, que foi autorizado e devidamente começado na gestão anterior à da Dra. Francilene, ou seja, na gestão do Dr. Luciano Simões, tendo inclusive, desde àquela época, Previsão e Dotação orçamentária para que, assim que fosse terminado o certame, ingressássemos imediatamente na Defensoria Pública. REPITO: HÁ A PREVISÃO E A DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DESDE O ANO DE 2007, não sendo justo procrastinar-se a nomeação e posse de todos os primeiros colocados no Concurso para Defensor Público Substituto.
As comarcas do interior estão absolutamente desprovidas de Defensor Público pois praticamente todos vieram para a capital e para comarcas da grande Fortaleza. NOMEAÇÃO E POSSE JÁ.

Anônimo disse...

Nós vamos pagar o pato dessa adequação. Ouvi dizer que, POR CAUSA DA CRISE QUE VAI SER MOTIVO DE TUDO, só vamos ser chamados no fim do priemeiro semestre de 2009. Enquanto isso a Defensora Geral passeia fagueira pelo Brasil afora...

Anônimo disse...

Gostaria de saber a quantas anda a consulta que a Faculdade 7 de Setembro, através de seu Curso de Direito, Professora Maria Vital, fez ao Ministério Público sobre remuneração dos Defensores que coordenam estágios nas Faculdades De Direito do Ceará.
Segundo eu soube, é proibido a qualquer Defensor perceber qualquer remuneração, a que título for, pela sua condição de Defensor Público. Mesmo assim, parece que a coisa existe e a Defensora Geral está exorbitando em relação às Faculdades, exigindo pagamento além da conta para os Defensores naquela situação. Soube que ela, ATRAVÉS DE OFÍCIO, fez essa exigência, o que melindrou os Diretores das Faculdades e levou a FA7 a promover essa "CONSULTA" ao Ministério Público do Ceará. Vamos nos informar disso ELIOMAR????????

Anônimo disse...

ILHA DA FANTASIA.

Apesar de ter havido a adequação constitucional para os Defensores Públicos, o Defensor Público, excelente, por sinal, IVAN CARVALHO MONTENEGRO DA ROCHA, requereu exoneração de seu cargo de Defensor Público, tendo em vista as péssimas condiçlões de trabalho, haja vista não ter qualquer defensor sequer papel e cartuhos suficientes para executar sua missão defensorial. Fala-se em grandes somas e em vários projetos, mas, até agora, nada se vê de novo nem mesmo na sede alugada, que está em péssimas condições de conservação, sem pintura, chheia de cupins e de ratos corroendo seus arquivos. O Forum é uma tristeza só. Faltam funcionários em todo canto e o Defensor não tem qualquer auxiliar direto, diferentemente dos juizes e dos promotores.
O concurso foi homologado e nada se fez ou faz para dar nomeação e posse aos primeiros 64 concursados. Se tem a Defensoria autonomia funcional e administrativa porque não faz imediatamente os atos de nomeação? Ou não tem autonomia e está só fazendo bafo de boca?
Urge mais determinação por parte da Defensora Geral nesse sentido e menos viagens onde só se faz propaganda da ILHA DA FANTASIA.

Anônimo disse...

Muito bem bolado o comentário ILHA DA FANTASIA. Parabéns au autor anônimo. Concordo em gênero, numero e grau com o comentário.

Anônimo disse...

Esse aumento dado é mais um calaboca, pois sequer iguala os vencimentos dos defensores aos de Procuradores do Estado, que estão recebendo atualmente R$ 12.624,00 no inicial. Ainda há e haverá muita evasão na carreira de defensor enquanto não houver a isonomia e condções de trabalho.

Anônimo disse...

Deixa de ser besta, aqui no Cambeba todo mundo já sabe que os PGEs já estão com o compromisso de receber o mesmo que os juizes ainda esse ano. E os juízes tão só esperando o aumento do STF ou então uma mudança pra diminuir a diferença de 10% para 5% de uma entrância para outra.

Anônimo disse...

Essa Defensora Geral não está nem aí para os funcionários da Defensoria Pública, tendo em vista que vai mudar a parte administrativa para o cambeba sem fazer sequer uma consulta ou uma enquete entre os funcionários para saber da situação nossa perante tão radical mudança. Tudo ficará muitissimo mais dificil não só para os funcionários como também para o pessoal do Forum, tendo em vista a enorme distância entre o Forum e o CAMBEBA. E o pior de tudo é que a mudança vai na contramão da história, tendo em vista que ela tem em mãois um terreno comprado nas administrações anteriores e dinheiro em caixa, também recebido das administrações anteriorres. Tem o apoio desse governo, por que não mete maos a obra e faz logo a sede definitiva aqui pertinho, em um terreno que corre até o risco de ser invadido? Não faz porque não quer e nao quer sdaber do problema dos pobres funcionários da Defensoria Pública do Ceará. Só quer saber de sombra e á gua fresca, principlamente se for longe do CEARÁ. E nós óooooooooooooooooooooooooooooooo