sábado, 1 de novembro de 2008

RENAN QUER VOLTAR AO CONTROLE NO CONGRESSO


A Revista Veja desta semana traz uma matéria com o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Ele quer com seu grupo voltar a comnadar o Congresso. Confira:

Renan sai das sombras
Há um ano, o senador Renan Calheiros afastou-se da presidência do Congresso para salvar o mandato, ameaçado por acusações de crimes de corrupção, tráfico de influência, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, exploração de prestígio e sonegação fiscal. Contando com a conveniente falta de memória de alguns parlamentares e com a famosa vassalagem de muitos colegas de seu partido, o PMDB, Renan passou as últimas semanas em trabalho de aquecimento para, como diria o presidente Lula, botar o time em campo. Submerso desde que foi absolvido da acusação de quebra do decoro parlamentar, o senador está reorganizando sua antiga tropa de elite para tornar a fazer o que sempre fez: parasitar o governo. O primeiro alvo já está definido: Renan e sua tropa querem voltar a comandar o Congresso.

Existe um acordo entre as direções do PT e do PMDB, as duas maiores bancadas do Congresso, pelo qual esses partidos se alternam no comando da Câmara e do Senado. Hoje, os peemedebistas presidem o Senado e os petistas, a Câmara. Pela combinação, em fevereiro próximo haveria uma inversão. Renan, porém, acha que a supremacia numérica de seu partido e o bom desempenho nas urnas municipais credenciam o PMDB a comandar tanto a Câmara como o Senado, e ameaça acionar sua tropa contra o senador Tião Viana, o petista escolhido para disputar o Senado. Há quem acredite que tudo isso deriva de uma velha mágoa de Renan contra Tião Viana, nascida no episódio de seu afastamento do Senado, quando o petista assumiu interinamente o cargo. Viana não teria seguido o roteiro traçado por Renan. Mas não é só isso.

2 comentários:

Unknown disse...

A volta de Renan Calheiros,depois do affair Monica Veloso , é uma prova de os nossos políticos apostam na falta de memória do provo brasileiro.Entre querer voltar e poder voltar ´há uma distância maior do que entre a terra e a lua, e se o pessoal de Alagoas acha que pode,é até possível o alguel de um ônibus da Nasa por que até Fernando Collor de Mello já está instalado no Senado Federal...Bem,tudo é possível e Dom Renan Calheiros é obssecado pelo poder como todo político brasileiro.

Ismael Luiz disse...

NOTA-SE QUE O ILUSTRE SENADOR ALAGOANO VAI,SEM DÚVIDA,RETOMAR TODOS OS SEUS PODERES E,PARA ISSO,PRECISA REUNIR TODOS OS INTEGRANTES DA QUADRILHA.TIÃO VIANA,QUE ROEU A CORDA,É UM ENTRAVE. COM RENAN NO SENADO, E TEMMER NA CÂMARA,COM AS BÊNÇÃOS DE SARNEY, A COISA FICA PERFEITA,TUDO SOB AS BÊNÇÃOS DE LULA.DEPOIS,O PRESIDENTE FICA MAGOADO COM O EDUARDO PAES,QUE O CHAMOU DE CHEFE DE QUADRILHA.