sábado, 1 de novembro de 2008

MOVIMENTO AMBIENTAL QUER AFASTAMENTO DE ENVOLVIDOS NA OPERAÇÃO MARAMBAIA

Várias entidades do movimento ambiental do Ceará assinam nota que divulgamos neste Blog. Elas cobram da Polícia Federal o aprofundamento das investigações da Operação Marambaia que, nesta semana, levou à prisão a cúpula dos órgãos do meio ambiente do Estado (Semace, Semam, e Ibama). Eis o teor da nota:

ESCÂNDALO NA CÚPULA AMBIENTAL DE FORTALEZA E DO CEARÁ: PELO APROFUNDAMENTO E EXTENSÃO DAS INVESTIGAÇÕES, AFASTAMENTO DOS SUSPEITOS E PUNIÇÃO DOS CULPADOS

As entidades, movimentos e personalidades abaixo assinados, em face dos últimos episódios que levaram à prisão dos principais dirigentes dosórgãos de controle ambiental do Estado do Ceará, a saber, o gerente do Ibama, o superintendente da SEMACE e a Secretária do Meio Ambiente do Município de Fortaleza, vêm tornar público que:

1. É função da Polícia Federal a investigação e apuração de crimes. Em nosso Estado a apuração por crimes ligados à concessão ilegal de licenças, confirma suspeitas já publicizadas pelo movimento ecológico, no que concerne à permissividade no processo de licenciamento;

2. Esperam e requerem que tais investigações sejam aprofundadas, com a extensão das investigações para outros casos - já denunciados pelo movimento ambientalista - que podem também estar vinculados a processos de favorecimento, tráfico de influência ou corrupção;

3. Consideram que, dada a gravidade dos fatos, os gestores que se encontram sob investigação devem ser afastados de seus cargos, até o finalda apuração, para garantir a tranqüilidade do procedimento investigatórioe a moralidade da coisa pública, profundamente atingida por esses episódios;

4. Finalmente, são pela apuração rigorosa de todas as licenças concedidas na gestão dos servidores investigados, já que a atividade de licenciamento ambiental se encontra comprometida por completo, sob suspeição decorrupção e tráfico de influência.

Assinam o documento:

Movimento SOS Cocó
Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB Fort
Instituto da Memória do Povo Cearense - IMOPEC
Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz
Movimento pela Revitalização do Pólo de Lazer da Sargento Herminio
João Alfredo Melo - Ambientalista, Vereador eleito Psol Fortaleza
Mardineuson Sena - Geógrafo, Professor da URCA
Grupo de Estudos Regionais - URCA
Magnólia Said - Advogada
Fórum Cearense por uma Nova Cultura das Águas
Antonio Ricardo Domingos da Costa
Tapeba- Articulação dos Povos Indigenas no Nordeste, Minas Gerais, Espirito Santo
Maria Amélia Leite, Missionária, Associação Missão Tremembé-AMIT
Ana Maria Ferreira Cardoso- Ambientalista, doutoranda em Educação pela UFC
Arnaldo Fernandes - AmbientalistaAnote - Agência de Notícias Esperança
Movimento Pró-parque Lagoa da Itaperaoba
Fórum Cearense do Meio Ambiente
Movimento Proparque Rio Branco
Intituto Brasil Verde

9 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, se eu fosse suspeito de algo, eu pedia pra sair pra melhor me defender. Eu i bem ficar expostro a holofogtes e me queimar..

Anônimo disse...

ELIOMAR, já que a população não confia nas estatísticas da polícia e as desculpas dos comandantes, que tal agente fazer um levantamento dos crimes na cidade. tem um site : www.wikicrimes.org, lá agente pode registrar os assaltos , roubos e assassinatos, basta apenas localizar a rua, o tipo de crime e confirmar com emais de terceiros sobre o crime. VAMOS MOSTRAR PARA ESSES COMANDANTES OMISSOS COMO ANDA O CRIME NA CIDADE...

Ismael Luiz disse...

FOI,MAIS OU MENOS O QUE POSTEI AQUI: AFASTE-SE OS ACUSADOS,INVESTIGUE-SE E,PROVADA SUAS INOCÊNCIAS,RECONDUZA-OS AOS SEUS CARGOS.CASO CONTRÁRIO,OS GOVERNOS ESTADUAL E MUNICIPAL,NÃO PODERÃO SEREM ACUSADOS DE CONIVÊNCIA.

José Sales disse...

Endosso inteiramente a cartao do Movimento Ambientalista e peço a inclusão do meu nome na listagem.

Anônimo disse...

Olá, Professor José Sales, vou incluir o seu nome na lista, certo? Obrigada pelo apoio! Abraços, Vanda Claudino

Anônimo disse...

O governador Cid Gomes e´diferente de Cid Gomes até nisso. Na época em qeu houve suspeiççoes contra o secretário de Justiça, Antôno Tavares, Ciro afastou seu assessor que só voltou depois de comprovado que nada tinha contra ele. Cid Gomes não, prefere assumir o dwesgate e deixar Hebrt sob holfootes e dúvidas. Seria bom que Bert pedisse pra sair e, comprovada sua inocência, voltasse depois. Isso é o mais sensato.

Anderson disse...

apoio inteiramente a ação da polícia, pois vivenciamos questões suspeitíssimas envolvendo este órgãos em paracuru.

Anônimo disse...

No Brasil onde todos são culpados até que se prove o contrário, o que contraria a nossa Constituição, é muito fácil falar nisso quando é o outro que está com o nome antecipadamente condenado. Condenar de véspera é um perigo. Lembram do Alceni Guerra, do donos da escola de base de São Paulo, do ex-presidente Juscelino?
Admitindo, por hipótese, que esses dirigentes dos órgãos ambientais sejam inocentes, será que esses democratas que assinam esse documento assinarão outro pedindo desculpas pelas porradas que deram?

Alexandre Costa disse...

Quero expressar meu apoio ao manifesto.

O afastamento preventivo é evidentemente insuficiente, mas é a única medida inicial que pode permitir o aprofundamento das investigações e, eventualmente, levar ao estancamento da permissividade na política de licenciamentos ambientais.

Onde estão a Prefeitura e o Governo do Estado? A presunção jurídica da inocência implica em que essas pessoas devem ter amplo direito de defesa, mas em nenhum momento justifica a manutenção delas em seus cargos!

No caso da Prefeitura, a explicação parece clara. O apoio das construtoras, empreiteiras e imobiliárias à candidatura Luizianne passa pela manutenção dessa política permissiva, em que se concedem licenças a empreendimentos que não deveriam existir. Luizianne deve a manutenção dessa política e de Daniela a seus apoiadores.