quinta-feira, 30 de outubro de 2008

ILÁRIO DIVULGA NOTA ESCLARECENDO SOBRE CRÍTICAS AO GOVERNO CID GOMES


O presidente estadual do PT, Ilário Marques, divulgou, nesta tarde de quinta-feira, uma nota onde ele procura esclarecer posicionamentos acerca de críticas feitas ao modelo cidista de governar. As críticas foram veiculadas durante o programa Coletuiva, da TV O POVO, no último domingo. Confira:

"Recentemente fui convidado pela TV O Povo para participar de um programa de entrevista no qual seriam abordados vários temas, entre eles a análise do processo eleitoral e seus resultados, a crise econômica mundial e, como não poderia deixar de ser, a avaliação do governo do estado. Infelizmente, muitos daqueles que se acharam na obrigação imediata de rebater minhas declarações sequer se deram ao trabalho de assistir ao programa, resultando no triste espetáculo de comentários deslocados e, no limite, irrelevantes. Ao longo de toda a entrevista, fui muito explícito no meu apoio ao governo estadual, na avaliação positiva do desempenho do governador Cid e na defesa da participação do PT nesse mesmo governo. Se, em resposta a isso, alguns apressadamente saíram na defesa do Governo e reafirmaram a aliança com Cid para 2010, não fizeram mais que chover no molhado, pois essa é não apenas a posição oficial do PT como também coincide com a minha própria opinião pessoal. Ademais, essa tem sido exatamente a tese que venho expondo de forma consistente em minhas declarações públicas. Em suma, absolutamente nada de novo. Obviamente, apoio não significa, nem deve significar, adesão acrítica. Aliás, é um sintoma da miséria da política que qualquer debate substantivo a respeito do conteúdo das políticas de governo seja imediatamente transposto, e assim rebaixado, para uma mera questão eleitoral.

Entendo, como sempre entendi, que para que a participação do PT no governo seja construtiva e coerente com o projeto histórico do partido se faz necessário que ela seja crítica e militante. E isso em nada diz respeito ao apoio para a reeleição em 2010 que, salvo alguma reviravolta política que torne nossos projetos fundamentalmente incompatíveis, está garantido. Durante a entrevista, apenas duas questões mais críticas aparecem na análise que fiz do governo e, justamente por não serem consenso no interior do PT, apresentei-as como elementos de minha posição pessoal, como militante de esquerda e petista, e ressaltei que não falava em nome do conjunto do partido. Essas foram:

1. Minha discordância quanto à participação do PSDB no governo. Aqui também não há nenhuma novidade, tampouco acanho da minha parte em reafirmar meu profundo desconforto. No entanto, trata-se apenas de uma questão de posicionamento político, sem nenhum desdobramento efetivo imediato. Vale enfatizar que, longe de ser um caso de mesquinharia partidária, baseia-se em uma reflexão profunda e politicamente incontornável: como alterar em suas bases uma política de desenvolvimento falida se seus arquitetos e principais beneficiários precisam ser acomodados?

2 . O que nos remete, portanto, ao segundo ponto, isso é: a necessidade urgente de acrescentar elementos sociais no modelo de desenvolvimento de forma a elaborar e implementar com rapidez políticas específicas, claras e contundentes, de combate à pobreza. Trata-se de alterar a matriz de desenvolvimento econômico herdada do tassismo, cujos princípios, que já eram anti-populares, tornaram-se agora irremediavelmente ultrapassados e arcaicos. Como se sabe, ela estava baseada na tosca ideologia neo-liberal, e na fé (agora sabidamente irracional) que a promoção do desenvolvimento humano acompanha naturalmente a chegada de capital estrangeiro voltado para a exportação, assim como no princípio (imoral e repugnante) da assim chamada "economia trickle down", que mesmo economistas e políticos liberais (como Joseph Stiglitz e Barack Obama) têm criticado duramente: basta beneficiar prioritariamente a elite e as grandes empresas que os benefícios acabarão pingando sobre os mais pobres quer dizer, a melhor forma de ajudar os pobres é... favorecendo os ricos! Essa fraude intelectual revelou-se também um desastre na prática.

3. Assim sendo, me parece o caso de acrescentar às políticas de atração de empresas, questões relativas ao desenvolvimento endógeno e endereçadas especialmente aos trabalhadores pobres ou seja, colocar como foco da ação de governo o combate intransigente à pobreza, uma forte redistribuição da renda e da riqueza e o apoio ostensivo ao desenvolvimento comunitário integral. É nesse sentido que penso que o PT precisa sistematizar um conjunto de propostas concretas para apresentar ao governo como parte de sua colaboração, e assim atuar ativamente para alterar o modelo de desenvolvimento, que, sejamos realistas, até agora não tem dado resultados efetivos para infelicidade da maioria da população cearense, que continua sofrendo as privações e falta de liberdade impostas por uma vida na pobreza. E, como sói acontecer, os pobres continuam existindo mesmo que não se fale mais deles.

4. O que mais me causa estranhamento, contudo, é o fato curioso de que qualquer questão que se levante seja prontamente atacada com a resposta truculenta, e agora já um pouco desgastada, do: "está isolado". Sinceramente, não sei do que se trata, mas também não dou muita importância. Construí minha trajetória política não sobre o desejo de estar sempre acompanhado, mas na firme fidelidade a princípios inegociáveis e na disposição de lutar por certas causas mesmo que elas pareçam perdidas. Com freqüência, estive isolado, mas sempre soubemos converter aparentes derrotas em vitórias morais, que depois se transformaram em vitórias políticas. Mas tenho certeza que no meu desconforto, tanto com a presença do PSDB no governo, quanto com a pobreza ainda cruelmente disseminada no estado, não estou isolado nem no PT nem na sociedade. Em todo o caso, é preferível ficar falando sozinho do que deixar de falar a verdade.

5. Nesse momento, sou movido pela profunda convicção de que é do interesse do próprio governo Cid que a participação do PT se dê de forma crítica, como interlocutor dos movimentos sociais e das lutas populares, capaz de contribuir para a formulação de um novo eixo de desenvolvimento, baseado em fortes investimentos na saúde, na educação e na segurança pública e em políticas socializantes. Essa agenda popular é o único papel possível para o PT, se quiser honrar com sua história e seus militantes ainda mais em um governo amplo, onde agendas distintas (se não opostas) também se fazem presentes. Um PT autônomo e fortalecido pelo debate interno, capaz assim de criar idéias inovadoras para enfrentar os flagelos sociais e empoderar os pobres, é a melhor contribuição que podemos dar a esse governo."

Ilário Marques
Presidente Estadual do PT

15 comentários:

Anônimo disse...

Assisti a toda a entrevista do companheiro Ilário Marques e a nota agora divulgada expressa fielmente as posições ali defendidas. Na verdade, não se tratou de crítica ao governo Cid Gomes, mas uma constatação, que o próprio governador também já o fez, de que precisamos avançar muito para superar a pobreza no estado do Ceará. Concordo com o companheiro Ilário de que o PT não pode ser um parceiro acrítico de nenhum governo, NEM MESMO DO NOSSO GOVERNO PETISTA FEDERAL.
Deodato Ramalho

Célio Ferreira Facó disse...

Ora, bravo! Alguém no PT ainda capaz do discurso ético, norteador da formulação mesma daquele partido nos momentos iniciais da redemocratização do País. E das condições essenciais para qualquer aliança política. A saber: o atendimento das necessidades mais urgentes das populações. A dotação do Estado de uma infraestrutura suficiente para alavancar-lhe o crescimento.O exercício de uma administração pública sob os ditames da lei e em proveito coletivo.

Ilário saberá, porém, que este discurso precisa inaugurar-se na prática. Como também saberá que muitos do próprio PT não o tem honrado sempre. Neste caso, vale ser autêntico e lutar pela bandeiras originais do partido.

Veja e Época trazem, há duas semanas, nas páginas iniciais, propagandas pagas pelo Governo do Estado. As da semana passada davam conta de que o Ceará é o maior exportador de abacaxi e de rosas. A desta menciona o Ronda, da PM, como feito notável.

Nada disso, sabemos, é realmente grande. Nos tempos da Colônia, equivaleria a enaltecer o Pau Brasil como principal produto de exportação.

Anônimo disse...

COMO A POLÍTICA É "HILÁRIA",NÃO É ELIOMAR?SRSRSRS

Anônimo disse...

Abjeta. Alguém poderia sugerir um têrmo mais adequado para descrever esta nota? Ah, o poder... e o medo de perde-lo!

Anônimo disse...

O Ilário no papel e no dia a dia...

Vejo atentamente as belas palavras que nem um pouco são praticadas por onde tem passado o atual presidente do PT e prefeito de Quixadá o senhor Ilário Marques.
1 - Qual a critica feita até hoje ao governo Lula por parte de Ilário aos diversos modelo seguido pelo presidente da republica iniciados pelo PSDB e mesmo seus integrantes dos partidos de “oposição” na atual gestão de Lula?
2- Porque o prefeito de Quixadá Ilário levou ao seu palanque na sua primeira eleição ao poder municipal onde hoje administrar o Tasso, Ciro e outros políticos?
3 – Qual foi justificativa para sua esposa, atual Dep. Rachel Marques, pedir licença do PT para assumir a defesa do então prefeito Juraci Magalhães principal adversário do PT chegando inclusive a ser secretaria da profitec.
4 – Caro prefeito Ilário, porque o senhor reclama tanto do PSDB tendo na sua prestação de contas da sua ultima eleição que você concorreu lá na cidade de Quixadá doações de integrante do PSDB o eleito prefeito de Pacajus, senhor Pedro José.
Não tenho certeza caro leitor se na pratica o cidadão Ilário juntamente com a Dep. Rachel ampos do PT tem feito o que ele mesmo escreveu, acho até que os dois é altamente preparados para realizar o que pesam, que não significa que os mesmo construa no seu dia a dia essa política para o Ceará.
Queria entender se realmente o presidente do PT quer discutir a participação do PSDB no governo, onde tem 14 deputados um grande número de prefeitos no estado e se ele dispensaria se governador fosse esse apoio?. Ou na verdade o Ilário esta magoado com a situação da política do governo Lula e do próprio Cid, que diga se de passagem o governo federal retirou seu único cargo que tinha a companhia Docas.
Finalmente espero com sinceridade que o atual presidente do PT possa fazer suas criticas dentro do próprio partido, e as definições aprovadas ele tenha o respeito pelo os demais membro que componha a executiva, deixado assim transparecer que sua intenção não ganhar espaço na mídia para disputar cargo no âmbito estadual. Conto muito com sua inteligência Ilário Marques, agora tenha calma serenidade nas colocações porque a sociedade esta muita atenta a tudo.
Um Forte Abraço
Carolina – Fortaleza aldeota - Militante

Anônimo disse...

O Ilário no papel e no dia a dia...

Vejo atentamente as belas palavras que nem um pouco são praticadas por onde tem passado o atual presidente do PT e prefeito de Quixadá o senhor Ilário Marques.
1 - Qual a critica feita até hoje ao governo Lula por parte de Ilário aos diversos modelo seguido pelo presidente da republica iniciados pelo PSDB e mesmo seus integrantes dos partidos de “oposição” na atual gestão de Lula?
2- Porque o prefeito de Quixadá Ilário levou ao seu palanque na sua primeira eleição ao poder municipal onde hoje administrar o Tasso, Ciro e outros políticos?
3 – Qual foi justificativa para sua esposa, atual Dep. Rachel Marques, pedir licença do PT para assumir a defesa do então prefeito Juraci Magalhães principal adversário do PT chegando inclusive a ser secretaria da profitec.
4 – Caro prefeito Ilário, porque o senhor reclama tanto do PSDB tendo na sua prestação de contas da sua ultima eleição que você concorreu lá na cidade de Quixadá doações de integrante do PSDB o eleito prefeito de Pacajus, senhor Pedro José.
Não tenho certeza caro leitor se na pratica o cidadão Ilário juntamente com a Dep. Rachel ampos do PT tem feito o que ele mesmo escreveu, acho até que os dois é altamente preparados para realizar o que pesam, que não significa que os mesmo construa no seu dia a dia essa política para o Ceará.
Queria entender se realmente o presidente do PT quer discutir a participação do PSDB no governo, onde tem 14 deputados um grande número de prefeitos no estado e se ele dispensaria se governador fosse esse apoio?. Ou na verdade o Ilário esta magoado com a situação da política do governo Lula e do próprio Cid, que diga se de passagem o governo federal retirou seu único cargo que tinha a companhia Docas.
Finalmente espero com sinceridade que o atual presidente do PT possa fazer suas criticas dentro do próprio partido, e as definições aprovadas ele tenha o respeito pelo os demais membro que componha a executiva, deixado assim transparecer que sua intenção não ganhar espaço na mídia para disputar cargo no âmbito estadual. Conto muito com sua inteligência Ilário Marques, agora tenha calma serenidade nas colocações porque a sociedade esta muita atenta a tudo.
Um Forte Abraço
Carolina – Fortaleza aldeota - Militante

Anônimo disse...

ILÁRIO VOCÊ COM ESSA... SEI NÃO..

Anônimo disse...

Depois do Vice governador responder contrario o que Ilário pensa o presidente do PT agora vem se desculpar.

Anônimo disse...

A questão é outra: HIlário quer ser "o outro candidato do Cid" ao senado em 2010, uma vez que a primeira vaga já está reservada ao deputado Eunício Oliveira. A aliança com o PSDB coloca o senador Tasso em boas condições de disputa com o apoio, explícito ou não, do governo estadual, o que enfraqueceria as pretensões do Hilário. É isso. O resto é marola... (Josué de Lima)

Ismael Luiz disse...

EM POLÍTICA,CERTAS DECLARAÇÕES,POR MAIS QUE AS CONSERTEMOS,JAMAIS DEIXARÃO DE TER O IMPACTO DA CHAMADA PRIMEIRA PALAVRA.TUDO BEM,PALAVRAS,O VENTO LEVA,MAS SEUS EFEITOS PERMANECEM. ASSIM,MUDAR DE OPINIÃO,OU JUSTIFICAR O QUE FOI DITO,ÀS VEZES,SOA PIOR A EMENDA DO QUE O SONETO.

Anônimo disse...

O engraçado é que o "formulador" Ilário Marques reitera todas as críticas ao Governo Cid, ou seja, contradiz o início da carta que creio foi ele mesmo quem escreveu. E pior: coloca os companheiros num dilema. Se falta essa debate sobre o modelo de desenvolvimento que mude o eixo do governo continuísta de Cid Gomes, porque ele, Ilário, está isolado? Porque ninguém da digna bancada petista na Assembléia saiu em sua defesa, ao menos para discutir as "teses" ilarianas?
João Carneiro Filho - Montese

Rodrigo Amaral disse...

Este possicionamento demonstra que o companheiro Ilário está em sintonia com a militância pestista. Parabéns aos possicionamentos coerentes!

Anônimo disse...

Não basta somente esta em sintonia com uma pequena militância petista e com isso isoladamente querer desfazer na pratica o que é discutido e votado na executiva. ou o Vive governador professor pinheiro e outros que contestaram as palavras de Ilário não tem militância?Claro que tem!Aqui vai um recado para o senhor Rodrigo Amaral, se o cidadão Rodrigo não fosse tão beneficiado lá no município de Quixadá estaria realmente fazendo essas defesas de Ilário???????
Márcia Sampaio - Bairro de Fatima

Anônimo disse...

Isolado e falando a verdade o Ilário....era pra ser o Presidente da República........aqui no Ceará ainda tem político assim sincero e falando a verdade mesmo só...
Gosto do PSDB acho que tem que mudar Ilário em algumas coisas como seu PT tem que mudar em varias atitude, agora você com essa de direitinho...

Paulo - Mesejana

Rodrigo Amaral disse...

Márcia,

Só posso concordar com vc em um aspecto, o Prof. Pinheiro e os demais companheiros são sim valorosos militantes petistas e mais do que isto, são também dirigentes partidários. Mas acredito que o também militante, Deodato Ramalho, foi muito justo no seu comentário, vc viu? Pelo menos ele assistiu a entrevista, que por sinal foi reprisada ontem.

Quanto a defesa que fiz, não é apenas por ser do mesmo grupo político de Ilário, mas pq isto reflete o pensamento de boa parte dos militantes petista que tenho conversado em Fortaleza e no interior.

Por isto, o companheiro não está isolado, pois no mímino tem apoio de vários militantes e dirigentes em sintonia com estes possicionamentos.

Aproveito para informar-lá que tenho nenhum benefício (ou coisa parecida) no município de Quixadá.

Rodrigo Amaral - Secretário de Comunicação / PT Ceará