quarta-feira, 29 de outubro de 2008

JOÃO ALFREDO: PRISÃO DE AUTORIDADES DA ÁREA AMBIENTAL ENVERGONHA O CEARÁ


O vereador eleito e advogado do Greenpeace João Alfredo (PSol) afirmou, nesta quarta-feira, que a prisão das principais autoridades da área ambiental do Ceará pela Polícia Federal "envergonha o Ceará e a Capital" porque envolveu quem responde pela política de um setor dos mais estratégicos e importantes para a cidadania. Ele considerou "importante" a ação da PF, que acabou indo ao encontro do que há muito tempo alertam os ambientalistas: a liberação de licenças sem levar em conta o que determina a legislação do setor.
A Polícia Federal, durante a Operação Marambaia, deflagrada nas primeiras horas desta quarta-feira, levou à prisão o superintendente do Ibama no Estado, Raimundo Bonfim - preso em São Paulo, o superintendente da Semace, Herbert Rocha, a secretária municipal do Meio Ambiente, Daniela Valente, e o chefe do escritório do Ibama em Aracati, Antônio Rebouças. Os quatro foram acusados de prevaricação e corrupção ativa e passiva.
João Alfredo lembrou que há muito tempo os ambientalistas alertavam contra licenças questionáveis como as que foram liberadas para a termelétrica a carvão, do empresário Eike Batista, no Pecém, e que foi contestada pela Defensoria Pública; e a cessão de área verde pela Prefeitura para a construção do prédio do Tribunal Regional Eleitoral.
"Isso mostra que a gente vinha denunciando com fundamento essa política ambiental desastrosa no Ceará", acentuou Alfredo. Ele lembrou também: "Eu fui processado pela secretária Daniela justamente porque eu disse que a Semam dava licença contra a legislação ambiental." Alfredo fez questão de ressaltar que não se sente feliz com a prisão de ninguém, mas "politcamente fico satisfeito com a atitude da Polícia Federal, que assim fortalece o movimento ambiental e induzirá, espero, a mudança de comportamento por parte dos órgaos ambientais". Ele falou para o Blog direto de Iguatu (Centro Sul do Estado), onde participou de audiência pública organizada pelo Ministério Público Estadual sobre aterro sanitário e a estação de tratamento de esgoto desse município.

7 comentários:

Marcos_Ce disse...

Foi com muito prazer que levei toda a minha família e muitos amigos a votar em João Alfredo. Ele é o cara! Nossa cidade está medonha, as áreas de preservação vendidas por debaixo dos panos, um sem fim de maracutaias dessas pessoas que dizem ter um "projeto social". Deve ter muita lama a ser revirada nesses gabinetes. Vá fundo João Alfredo, nossa cidade agradece, nosso estado também.

Anônimo disse...

Guaramiranga é um exemplo patente do desrespeito à natureza. Construtoras gananciosas estão devastando o já fragilizado meio ambiente em nome da "legalidade". Basta uma simples visita ao município, para ver o desmonte que se pratica naquela APA. O Sítio Monte Flor é um dos exemplos. Adeus mata atlântica. Ou será que ainda há tempo de salvá-la?

José Sales disse...

Concordo em genero, número e grau com a sua entrevista, e relevo que a listagem pode ultrapassar um centena de irregularidades "licenciadas". Chegamos aos caos na administração da questão ambiental, em nossa cidade, Estado e região. O mais lamentável é que várias bancas de advogados de renome já estão mobilizadas para liberar estes administradores.

Anônimo disse...

As dunas da Taíba estão todas cercadas, existem mais pessoas envolvidas nesse escandalo é só aprofundar as investigações.

Ismael Luiz disse...

LAMENTEI NÃO SER ELEITOR EM FORTALEZA,PARA DAR O MEU VOTO AO JOÃO ALFREDO.ENGRAÇADO É QUE A SECRETÁRIA PRESA, É A MESMA QUE ESTÁ PROCESSANDO O VEREADOR ELEITO,POR ESTE TER DENUNCIADO AS TRAMÓIAS AMBIENTAIS. E AGORA? O PROCESSO CONTRA JOÃO ALFREDO VAI CONTINUAR? OU IRÃO DIZER QUE UMA COISA NADA TEM A VER COM A OUTRA?

Anônimo disse...

A polícia federal faz um trabalho louvável. No entanto, vamos devagar com o andor pessoal, pois sequer os advogados e os incriminados sabem ainda o teor do que se diz ter sido apurado. Esse filme de condenação antecipada é própria do nazi-fascimo. Barbas de molho, portanto.
Cláudio

Anônimo disse...

Tem que investigar as prefeituras desses municípios citados, elas também são coniventes. Ninguém constroi sem a licença das prefeituras.