quarta-feira, 12 de novembro de 2008

ROTA DA PRIVATIZAÇÃO - AEROPORTOS NA MIRA DAS GRANDES CONSTRUTORAS

"Apesar de ainda estar muito mais próximo de uma promessa do que algo realmente concreto, o programa de privatização dos aeroporto brasileiros, que nem ao papel ainda chegou, está mobilizando as principais construtoras brasileiras. Cada vez mais, decididas a atuar na área de operação dos projetos em que estão envolvidas, boa parte destas companhias já estão conversando entre si, buscando potenciais parceiros estratégicos e estudando os possíveis cenários que podem surgir dos estudos que serão feitos nos próximos meses. "Pouca gente está vindo à tona porque ainda está tudo muito nebuloso, mas ninguém vai querer ficar de fora dos aeroportos, é dinheiro demais envolvido", diz o executivo de uma grande construtora brasileira habituada a se manter distante dos holofotes. Por enquanto o que há de concreto no eventual programa de privatização dos 67 aeroportos administrados pela Infraero no país é uma grande boa vontade do governo federal em transferir ao menos parte deles para a iniciativa privada. Ainda não há nem esboço de qual modelo será definido, quais aeroportos continuarão sobre o controle do Estado e que tipo de investimentos o governo vai exigir.
Nesse momento, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está realizando um estudo sobre os modelos de concessão que podem ser aplicados na construção de novos aeroportos. Mas esse levantamento deve ter pouca relevância, já que o Executivo determinou que o BNDES faça um estudo amplo tratando de modelos de concessão ou privatização dos aeroportos novos e também dos já existentes. A previsão é que esse estudo, que ainda não teve as consultorias que o farão selecionadas, fique pronto no segundo semestre de 2009.
Apesar de tantas indefinições, empresas como Camargo Corrêa, Odebrecht, WTorre, OAS e Andrade Gutierrez têm se movimentado na surdina para estarem preparadas quando as regras forem definidas."

(Valor Econômico)

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Eliomar de Lima,

O blog do Alex, lá de Limoeiro do Norte, repercutiu seu post sobre o prefeito Joâo Dilmar da Silva
http://limoeirodonorte.blogspot.com/

Manuel Barreto

Anônimo disse...

É muito fácil falar em privatização dos aeroportos superavitários (a minoria). O que o governo vai fazer com os mais de 40 aeroportos que não dão lucro? Devolver ao Estado e esperar minguarem por falta de recursos? O que aconteceu ao Galeão foi resultado de muita política! E culpar a Infraero pelo atrasos de vôos, fator que originou toda essa conversa? Ora... Quem tem um mínimo de conhecimento sabe que a Infraero não controla vôos, não regulamenta ou pune as companhias aéreas. Ela é responsável pela infra-estrutura dos aeroportos (escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque), nisso, sim, podemos cobrar a Estatal. E toda essa especulação da iniciativa privada em torno dos aeroportos? É vergonhoso ver outra Estatal ser entregue à iniciativa privada dessa forma!