quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MORTES NO IPPS REPERCUTEM NA TRADICIONAL MISSA DE FÁTIMA

Durante a missa das 6 horas desta quinta-feira, na Igreja de Fátima, em Fortaleza, o Padre Gilson Soares, que pertence à Paroquia do Monte Castelo, aproveitou a celebração para em sua homilia fazer um desabafo e, ao mesmo tempo, um apelo às autoridades. Ele abordou o caso das 18 mortes já registradas neste ano no Instituto Penal Paulo Sarasate, o maior presídio do Ceará e que fica localizado em Aquiraz (Região Meroolitana). Padre Gilson fez duras críticas ao sistema penitenciário cearesne que permite a "matança" de presos e não aposta em ressocialização. Para o religioso, é "um abusrdo que esse tipo de fato ocorra quando se busca valorizar a vida e apostar na cidadania". E idnagou: "Por que as autoridades nunca atuam para ressocializar? Por que só investem na construção de presídoos quando ações sociais deveriam ser a prioridade e custariam bem menos para a sociedade?.
Padre Gison, ao final da celebração, foi bastante cumprimentado pelos fiéis.

2 comentários:

Célio Ferreira Facó disse...

Não podia ficar impune a morte destes presidiários. Urge que se ergam as vozes da sociedade civil para conter estes falecimentos. A exigir reparações, indigitar culpados, punir irresponsabilidades, omissões. Ou se tornam todos cúmplices desta situação de barbárie.

“Descalabro do sistema penitenciário... barbaridade... negação completa dos valores que fundamentam o Estado Democrático de Direito.”, grita o Editorial de O Povo, hoje, para descrever o assassinato de presos no IPPS, que classifica com “fábrica de violência”. Não sem razão.

Anônimo disse...

Eliomar,por onde anda o Conselho de Direitos Humanos que até o Governo de Lúcio Alcântara funcionava na Secretaria da Ouvidoria Geral e Meio ambiente?Pelo visto não há mais grupos de Direitos Humanso do estado do Ceará.O atual governo tem sido incompetente e omisso com tudo isso que tem acontecido nos presídios cearences.Que Vergonha!!!