sexta-feira, 14 de novembro de 2008

HOSPITAL DE MESSEJANA TREINA CIRURGIÕES PARA O IMPLANTE DO CORAÇÃO ARTIFICIAL

O Hospital Doutor Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana) realizará, desde o começo desta manhã de sexta-feira, o III Simpósio de Suporte Circulatório Mecânico. Trata-se de treinamento para o implante de "coração artificial". O encontro reúne 30 cirurgiões cardíacos, anestesistas e cardiologistas clínicos dos principais centros transplantadores do Brasil e é ministrado no Centro de Pesquisas Experimentais do Hospital e nos auditórios da instituição. Os participantes conhecem as principais indicações do coração artificial, técnicas de implante, fazem a analise de casos e realizam procedimentos em suínos.
Segundo o organizador do simpósio e coordenador cirúrgico da equipe de transplante do HM, Juan Mejia, este é o terceiro curso sobre implante de “coração artificial” realizado no Hospital de Messejana, somando 80 cirurgiões capacitados em 2008.

DETALHE - A Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardíaca e a empresa americana Abiomed, que fornece os dispositivos mecânicos para o Hospital, pretendem oficializar o HM como Centro de Treinamento no Brasil e América Latina em transplante cardíaco, implante de suporte circulatório mecânico (coração artificial) e insuficiência cardíaca. Com isso, o Hospital de Messejana passará a oferecer capacitações periodicamente.

Nenhum comentário: