sexta-feira, 14 de novembro de 2008

GOVERNADOR ANUNCIA: IPPS SERÁ IMPLODIDO OU REFORMADO


Arquivo

"Após a morte de dezoito presos e a classificação como um dos 10 piores estabelecimentos penais do Brasil, o Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS) será reconstruído. O anúncio foi feito pelo governador Cid Gomes, na manhã de ontem. Segundo ele, o prédio atual já não oferece mais nenhuma segurança e reformá-lo mais uma vez não seria a solução adequada. "O IPPS foi construído há muitos anos, com uma tecnologia, uma modalidade de construção completamente ultrapassada e obsoleta", afirmou. Segundo o governador, outras obras não seriam mais viáveis. "Já fiz uma grande reforma lá. Estamos concluindo o segundo pavilhão, mas eles (os presos) destroem, porque a modalidade construtiva lá é de tijolo e não se faz mais presídio de tijolo, e sim de concreto, de placas de concreto tanto no chão quanto nas paredes e no teto", disse o governador. O Governo do Estado estuda duas opções para o prédio atual, inaugurado em 1970 pelo então governador Plácido Aderaldo Castelo: ser implodido ou reformado para uso dos detentos. Uma coisa é certa: os atuais Pavilhões 7 e 8 não deverão abrigar mais presos. A atual muralha, considerada pela Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus) como o item mais caro do presídio, será mantida. As obras devem ter início em 2009."

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

VAMOS NÓS - Eis uma decisão que há muito esperam os homens e mulhees de boa vontade deste Estado. Acabarcom esse pardeeiro em que se transformou o maior presídio do Ceará já passou da hora. Espera-se que haja investimentos mesmo em modernização e, principalmente, a adoção de um modelo que promova a ressocialização pelo trabalho. Presídio onde reina a ociosidade, dizem os sociólogos, vira universidade do crime.

4 comentários:

Anônimo disse...

Valha-me Deus!lá se vem mais uma reforma no governo estadual...Será que vai custar mais ou menos do que a do Palácio da Abolição(Ou seria "Palácio da comissão?)?
Ah!Eliomar,hoje cedo,na Radio Verdes Mares,foi patético ver o desespero do Deputado Nelson Martins tentando desesperadamente justificar a milionária reforma do Palácio da Abolição,tentando desqualificar os argumentos muito bem fundamentados do Deputado Heitor Ferrer. É impressionante a mudança de comportamento e até de valores do Sr. Nelson Martins,Eliomar...Uma verdadeira "Metamorfose Ambulante"! rs rs rs rs

Anônimo disse...

O goernador devia suspende ra reforma do Palácio da Abolição por enquanto e desdobrar esforços na segurança.

Célio Ferreira Facó disse...

Esta antecâmara do inferno em que se tornou o IPPS, agora devorador de presidiários, viu, numa das rebeliões que NÃO poderiam jamais ocorrer, tornar-se vitima da insegurança e desordem ali reinantes, Aloísio Lorscheider. Chamou atenção, no caso, a serenidade e expressão desassombrada , paciente, com que se houve o arcebispo, mesmo jogado ao chão, apreendido e ameaçado pelos amotinados.

Hoje aquele antro ainda desafia a administração do Estado, exige soluções.

Anônimo disse...

As declarações do governador, soam como atestado de incompetencia. Será que ano passado, quando do inicio da "reforma" do IPPS, já não se tinha noção de que aquilo era um desperdicio do nosso tão suado dinheiro público?

Será que junto com as melhorias do presidios, tb não se poderia melhorar as condiçoes dos profissionais que fazem a segurança daquela penitenciária?