sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CIRO GOMES: "QUEM DISSE QUE A ELEIÇÃO VAI SER ENTRE SERRA E DILMA?"


Me aguarde!


E o polêmico Ciro Gomes concedeu entrevista ao jornalista Paulo Henrique Amorim. Falou sobre economia e, principalmente, tratou de sucessão presidencial. Ele não vê a disputa só entre Serra e Dilma. Confira o papo:

Ciro Gomes, o deputado federal mais votado do Brasil, nas ultimas eleições, pelo PSB do Ceará, não acredita que a sucessão já esteja definida entre José Serra e Dilma Rousseff. Vai depender da influência que o Presidente Lula possa ter – o “toque de Midas” – sobre a sua sucessão.
Ciro Gomes concedeu uma entrevista a Paulo Henrique Amorim, nesta quinta-feira (13), por telefone.
Em São Paulo e em Natal, com Marta Suplicy e Fatima Bezerra, o “toque de Midas” não funcionou.
Ciro lembra que há cinco candidatos: Heloísa Helena, que teve expressiva votação na eleição anterior; Aécio Neves, ele, Ciro; Dilma e Serra.
Vai depender da extensão da crise econômica. Ciro Gomes acredita que o Banco Central aumenta o tamanho da crise brasileira. Ele não entende por que o Banco Central, de um lado, afrouxa o compulsório (para irrigar a demanda) e de outro segura os juros (para conter a demanda).
Além disso, segundo Ciro Gomes, o Banco Central não tira os bancos de cima da “poça”: em lugar de emprestar, os bancos preferem comprar títulos do Tesouro.
“O Banco Central esfria a economia”, diz Ciro, numa hora em que a economia brasileira – por obra do presidente Lula – estaria mais preparada para vencer uma crise, que, no passado, o governo Fernando Henrique não soube enfrentar.
Do lado dos tucanos, Ciro Gomes lembra que José Serra pode vir a ser impedido de usar os métodos notórios, truculentos, que ele sua contra os adversários, contra Aécio Neves.
Que métodos?, perguntou Paulo Henrique.
“Pergunte a Roseana Sarney e a Geraldo Alckmin”, ele disse.
E contou que, por causa de uma polêmica natural de um debate político, José Serra, a pretexto de uma indenização e com a colaboração inexplicável de uma parte da Justiça paulista, tenta bloquear a “conta salário”, a conta pessoal de Ciro Gomes.
“A conta com que pago as minhas contas, as despesas da minha família e de meus filhos”, diz Gomes.
Num debate na Folha, Ciro Gomes uma vez disse que Serra é capaz de tudo, inclusive de passar por cima da mãe.)
Ciro Gomes lembra que Serra dispõe de uma alternativa, que não é desprezível: reeleger-se em São Paulo.
Aécio não tem essa chance.
Ciro Gomes enfatiza: SE, SE Aécio se dispuser a enfrentar Serra, e atender a um sentimento de Minas Gerais, que é voltar a ter destaque na política brasileira, aí, então, Aécio terá uma boa chance de eleger-se Presidente, já que a imagem pública dele não é a de um adversário do Presidente Lula.
E SE Aécio enfrentar Serra dentro do PSDB, Serra terá mais dificuldades de recorrer os métodos truculentos usuais que usa em política – acha Gomes.
Ciro Gomes também acha que “a companhia de certo PMDB erode qualquer persona política”, que pretenda ser Presidente.


* Ouça a íntegra da entrevista

8 comentários:

Anônimo disse...

Quero eu acreditar que o "Político" Ciro Gomes não esteja torcendo para o agravamento dessa crise, a utopia dele de ser presidente ainda existe...

Anônimo disse...

Ciro é meu candidato. E ponto final.

Anônimo disse...

Esse Ciro é um desocupado mesmo....

Anônimo disse...

No íntimo, o Ciro torce para que a crise se agrave.Ele é um típico "pescador de águas turvas".
A gente lê as entrevistas, mas não pode acreditar.Hoje,ele diz uma coisa.Amanhã, com o mesmo "leriado", diz outra totalmente diferente.

Anônimo disse...

O rapaz de Sobral quer imitar o velho PSD mineiro, que primeiro manobrava para formar a chapa adversária e depois formava a sua, com discreção e sutileza. Longe do estilo histriônico que torna CG não confiável aos possíveis aliados, que ele hoje corteja e amanhã atacará com o costumeiro espalhafato.

Anônimo disse...

Até tinha muita antipatia pelo nome José Serra, mas sabendo que ele não agrada o Ciro, posso até votar nele.

HAROLDO MACIEL disse...

CIRO GOMES É UM DESTEMIDO E UM POLÍTICO SÉRIO. O BRASIL PRECISA DE CIRO PARA QUE POSSAAMOS ENCONTRAR A SAÍDA DESSA CRISE ECONOMICA. POLÍTICO TEM QUE TER CORAGEM DE FALAR E VONTADE DE CUMPRIR. É O MEU CANDIDATO.

HAROLDO MACIEL

Anônimo disse...

Entre Serra e Ciro, penso que o Serra é menos ruim. Ambos são de direita, se vinculam a interesses plutocráticos e detestam o povo. No entanto, José Serra tem mais decência pessoal e histórica, estriba seu discurso na disputa ideológica e não na demagogia barata e fascistóide como o Ciro. Além de tudo, exige-se do político que pretende dirigir o Estado um minímo de decoro, compostura de atos, linguagem respeitosa, respeito e tolerância aos diferentes. Definitivamente Ciro é um político menor, provinciano, violento e por isso mesmo destemperado. Não serve para a democracia, para o convívio pluralista, para obom embate de idéias. José Serra serve. São diferenças importantes, pedagógicas e que todos os cidafdãos, inclusive os adeptos legítimos da direita deveriam refletir ao escolher seu candidato.