sábado, 15 de novembro de 2008

PROJETO DE ZÉ LINHARES QUER EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS CURSOS DE LICENCIATURA


Tramita na Câmara dos Deputados o projeto de lenº 3681/08 de autoria do deputado José Linhares (PP) que inclui a disciplina de Educação Ambiental na grade curricular de todos os cursos de licenciatura do País. A disciplina deverá abordar os seguintes tópicos, entre outros: movimentos populacionais; relação da educação ambiental com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável; as implicações da educação ambiental com o desenvolvimento científico e tecnológico; o papel da escola; a importância da Amazônia para o Brasil e o mundo; água e energias renováveis; e as instituições sociais e seu papel na transformação e no desenvolvimento.
O projeto também obriga Estados e Municípios a realizar programas de capacitação em educação ambiental e desenvolvimento sustentável para todos os professores em exercício. A proposta prevê que esses entes criem cursos e disciplinas no ensino básico que contemplem a educação ambiental como tema que permeie todas as disciplinas do currículo da educação básica.
Atualmente, a Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei 9.795/99, estabelece que Educação Ambiental seja desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino normal, mas não como disciplina específica no currículo.

Um comentário:

Anônimo disse...

De parabens o Padre Zé pela inciativa. os cursos superiores deveriam pautar como obrigatorias, também, as disciplinas de filosofia, psicologia e sociologia, ensinando o aluno a pensar, evitando, assim, tornar-se um automato e ignorante dos assuntos de real interesse da naçao.

HAROLDO MACIEL