sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

GOVERNO PODE CRIAR CPMF ESPECÍFICA PARA A SAÚDE

"Submetido à atmosfera de nuvens espessas criada pela rejeição da emenda da CPMF, Lula disse a auxiliares, em privado, que não vê com bons olhos a idéia de propor a recriação do tributo. Pelo menos não na sua forma original. O que o governo analisa agora, embora não admita publicamente, é a hipótese de sugerir a criação de uma nova CPMF, com alíquota menor e integralmente voltada ao financiamento da saúde. Seria uma maneira de recompor os R$ 24 bilhões destinados ao setor pela chamada emenda 29. Uma despesa que, vinculada ao agora inexistente imposto do cheque, terá de ser cancelada. Imagina-se que, no contexto de uma reformulação mais ampla da estrutura tributária, a oposição aceitaria a ressurreição do tributo.
Lula vive agora um drama semelhante ao que foi enfrentado por Fernando Henrique Cardoso em 1999 e em 2002. Com uma diferença: sob FHC, o Congresso retardou a renovação da CPMF, mas não chegou a rejeitá-la, como agora. Nas duas ocasiões, o governo tucano viu-se compelido a adotar providências emergenciais até que o Legislativo lhe restituísse, com atraso, a permissão para voltar a cobrar o tributo."

(Do Blog do Josias de Souza)

Um comentário:

Anônimo disse...

Se Lula propôs jogar toda a arrecadação da ex-CPMF na saúde, qual fonte iria abastecer os seus eleitores de aluguel via bolsa-família? Por que disseram que se a CPMF fosse extinta, como foi, o bolsa-família seria prejudicada.
Vamos além. Desde que foi criada a tal CPMF a saúde está uma mer...cadoria só. Por que somente agora com a extinta ela, saúde, seria prejudicada. O que fizeram com o dinheiro até ontem?
Isso é que são colocações "dúbias" a se juntar na "dualética" petista de engana trouxa!