quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

GOVERNO DO CEARÁ REBATE DENÚNCIA SOBRE MULHERES PRESAS COM HOMENS EM ITAREMA


A denúncia feita, nesta quarta-feira, pelo senador Paulo Paim (PT-RS) dando conta de que duas mulheres estariam presas com 30 homens na cadeia pública de Itarema (Interior cearense) não tem fundamento. Afirmou para este Blog o secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Marcos Cals. Ele explicou que havia de fato três mulheres presas nesse local, mas separadas dos demais homens e acomodados em outras celas.

Com a denúncia sobre a adolescente presa dentro de uma cela, por 14 dias, com mais de 20 homens, o que se registrou em Abaetetuba, interior do Pará, o juiz da Comarca de Sobral, Jean Carlos, determinou preventivamente que ficasse proibido mulheres presas na cadeia pública dde Itarema. Segundo Cals, as três mulheres, e não duas, estavam presas na seguinte situação: duas em regime semi-aberto e que se recolhiam à cadeia à noite e outra em regime fechado.

"Elas ficavam em celas separadas e até o banho de sol era separado dos homens", afirmou o secretário, que se reuniu nesta tarde de quarta-feira, em seu gabinete, com a Pastoral Carcerária. A própria pastoral confirma que não há registro de casos do tipo do Pará no Ceará.

Paulo Paim, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, ocupou a tribuna da Casa e, através da TV Senado, fez a denúncia baseado em carta que recebera. Ele disse ter confirmado por telefone o episódio.

Nenhum comentário: