sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

NORDESTE GANHARÁ ENERGIA EXTRA A PARTIR DESTE SÁBADO


Hidrelétrica de Tucuruí também mandará energia

"A partir deste sábdo, mil megawatts de energia do Sudeste e do Centro-Oeste e da Hidrelétrica de Tucuruí (PA) serão transferidos diariamente para o Nordeste para economizar água dos reservatórios da região, que tiveram os níveis reduzidos por causa da seca. O reservatório de Sobradinho (BA), por exemplo, está com apenas 12,7% de água. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) considera a medida preventiva. Segundo informações da assessoria de comunicação, a transferência não deve ser considerada como caso de emergência.
O processo de deslocamento de energia de uma região para outra é considerado normal, de acordo com o ONS. No início do segundo semestre do ano passado, os três estados do Sul do país receberam uma média de 5 mil megawatts diários de energia da Região Sudeste para sustentar o consumo de energia.
Segundo o ONS, as transferências geralmente são causadas pela estiagem. O Nordeste deve receber energia extra até janeiro, quando deverá voltar a chover na região. O ONS é uma entidade do direito privado sem fins lucrativos responsável pela coordenação e controle da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN). Está sob a fiscalização e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: