quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

SENADO DERRUBA A CPMF

"O Senado rejeitou, em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorrogaria a CPMF até 2011. A votação, realizada no início da madrugada desta quinta-feira (13), terminou com 45 votos a favor e 34 contra. Para aprovar, o governo precisava de 49 votos favoráveis. A oposição precisava apenas de 32 votos contrários. A CPMF foi derrubada depois de uma sessão longa, em que vários senadores discursaram pró e contra a contribuição. Durante todo o tempo, o governo tentou, nos bastidores, reverter votos a favor de sua proposta, que ele considerava essencial para o equilíbrio das contas públicas.Em uma última cartada, o líder do governo na casa, Romero Jucá (PMDB-RR), apresentou carta dos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e das Relações Institucionais, José Múcio, aceitando ou renovar a CPMF por apenas um ano, enquanto se tentaria fazer uma reforma tributária, ou renová-la por quatro anos, destinando 100% dos recursos à saúde. Para que essas propostas pudessem ser estudadas e discutidas, ele pediu que se encerrasse a sessão desta quarta e se deixasse para quinta a votação. O líder do Democratas, José Agripino (RN), falou em seguida e ponderou que as propostas deveriam ter sido feitas quando a proposição de emenda à Constituição (PEC) ainda tramitava na Câmara e disse que queria votar já a prorrogação da CPMF. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), disse que aceitaria abrir negociações com o governo, depois que fosse proclamado o resultado da votação.Quando já passava da 0h desta quinta, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) pediu que a sessão fosse interrompida. Ele foi criticado por Virgilio, e seguiu-se um debate sobre a interrupção, que acabou não vingando."

(Portal Uol)

DETALHE - Da bancada do Ceará no Senado só Tasso Jereissati votou contra a matéria.

3 comentários:

Anônimo disse...

O acordo para salvar o boiadeiro Renan Calheiros em troca da aprovação da CPMF não logrou êxito. O próprio PMDB sepultou essa safadeza.

Anônimo disse...

BEM FEITO!ISSO É PARA ACABAR COM A ARROGÂNCIA DO LULA E DO SEU PT-GOVERNO!SÓ LAMENTO É QUE ELES VÃO DAR UM JEITO DE CRIAR NOVOS IMPOSTOS PARA TIRAR DE NÓS ASSALARIADOS O DINHEIRO PARA BANCAR AS MORDOMIAS DOS MILHARES DE "CUMPANHEIROS" QUE ESTÃO OCUPANDO CARGOS DE ALTA REMUNERAÇÃO.

Anônimo disse...

Que ninguem fique comemorando a derrubada da CPMF!!! Pois na falta de R$ 40 bi nos cofres, vcs acham q NADA de ruim vem por ai???? A lapada pode ser bem pior...aiaiai...já tô com medo de sentir saudade da CPMF!