sábado, 15 de dezembro de 2007

REVISTA ISTOÉ DESTACA PRAIAS DO CEARÁ


Eis a pedra furada, tradicional de Jericoacoara

A revista IstoÉ destaca nesta semana as praias brasileiras. Até parece que é sonho... Confira:

"Se é verdade que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval, então 2008 vai começar mais cedo. O próximo Carnaval vem emendado às férias escolares de janeiro, abreviando a alta temporada. Sem o tradicional repique da semana do Carnaval, o verão mais curto é o pesadelo de hoteleiros, pousadeiros e comerciantes. Em compensação, traz perspectiva de economia para quem pode esperar para viajar para a praia depois do sábado de Aleluia. Afinal, quais são as melhores praias para ir em janeiro? E quais devem-se deixar para fevereiro? Praia boa é o que não falta, não importa o mês em que você possa sair de férias.
Janeiro: para agitar. Duas cidades grandes vivem o seu melhor mês do ano em janeiro: Rio de Janeiro e Salvador – não por acaso, as cidades que ditam a moda e inventaram o verão como conhecemos no Brasil. Nas duas, o Réveillon abre uma temporada de festa que só termina na Quarta-Feira de Cinzas. No Rio, os dois fins de semana anteriores ao Carnaval são especialmente animados, com desfiles de grandes blocos de rua, como a Banda de Ipanema, a Banda Carmen Miranda e a Simpatia É Quase Amor. Em Salvador, os ensaios dos blocos estão no auge, e é possível se divertir ao som das grandes estrelas da música baiana sem desembolsar uma pequena fortuna por um abadá ou um convite para um camarote. Já entre os vilarejos de praia, quanto mais longe das capitais, melhor. Lugares como Jericoacoara e Canoa Quebrada, no Ceará; Pipa, no Rio Grande do Norte; Arraial d’Ajuda, Trancoso, Caraíva e Itacaré, na Bahia; e Itaúnas, no Espírito Santo, vivem dias animados, mas sem o caos das praias que estão a até duas horas de carro de uma metrópole e já ficam lotadas apenas com a população fixa de veranistas.
No início de fevereiro, passado o Carnaval, começará a melhor época para curtir
Janeiro: para descansar. À diferença do que muita gente imagina, há ainda muitos trechos do litoral brasileiro que continuam sossegados mesmo no alto verão. Mas não é nos anúncios de pacotes que as operadoras publicam nos jornais de domingo que você vai encontrar o seu pedacinho de paraíso em janeiro. O verão ainda é uma estação tranqüila no litoral norte do Rio Grande do Norte, em lugares como Ponta do Mel, Galinhos e São Miguel do Gostoso. Em Alagoas, a região conhecida como Rota Ecológica – e que abrange os municípios de São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e Japaratinga – tem pousadas charmosas e praias desertas a pouco mais de 100 quilômetros de Maceió. Mesmo estando do ladinho de Porto Seguro, uma balsa e a ausência total de vida noturna preservaram o astral relax de Santo André. Descendo mais um pouco pelo sul da Bahia, a simpaticíssima Vila de Cumuruxatiba tem paz e bons preços, enquanto na Ponta do Corumbau pousadas de luxo oferecem sossego a preços que ajudam a manter rarefeita a densidade demográfica na areia.
Fevereiro: para aproveitar. Passado o Carnaval, começa a melhor época para aproveitar as praias do Sudeste – como Búzios e os vilarejos do litoral norte paulista. Depois que os argentinos e os paulistas voltam para casa, Florianópolis – assim como as praias mais concorridas do litoral catarinense, como Bombinhas, Praia do Rosa e Balneário Camboriú – volta a ficar transitável. Algumas grandes vedetes do litoral nordestino, como Porto de Galinhas e Praia do Forte, tornam-se mais agradáveis. Prainhas que sofrem demais com a invasão dos turistas de um dia só, como Carneiros, em Pernambuco, e Espelho, no sul da Bahia, voltam a oferecer sossego. Os preços devem cair sensivelmente. Se você vai à praia em fevereiro, deixe para fechar a reserva em janeiro; é bem provável que apareçam ótimos negócios."

(Revista IstoÉ)

Nenhum comentário: