sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

TRANSPOSIÇÃO - ARCEBISPO DE FORTALEZA DIVULGA NOTA DE APOIO A DOM LUIZ CAPPIO


A Conferênia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Nordeste I, através do seu presidente, o arcebispo de Fortaleza, Dom José Antõnio, divulgou, nesta sexta-feira, nota em solidariedade a Dom Luiz Cappio, bispo de Barras (BA), que faz greve de fome contra a transposiçao do São Francisco e pela revitalização do rio há mais de duas semanas. Confira:

"Solidários pela causa da vida

Em vista da polêmica polarização causada pelo “jejum e orações” do Bispo Dom Luis Cappio, referente ao delicado e complexo Projeto de Transposição das águas do Rio São Francisco, cujas obras estão em execução, o Regional Nordeste 1 sente-se no dever de manifestar seu pensamento sobre o assunto.
Somos favoráveis à transposição das águas do Rio São Francisco para todos os nordestinos, especialmente para aqueles que moram em regiões semi-áridas. Entendemos claramente que existem três exigências a serem consideradas:
a) Que haja a prévia revitalização do Rio São Francisco;
b) Que as águas do referido rio sejam prioritariamente disponíveis para o consumo de todo ser humano e os animais;
c) Que haja a continuação de um diálogo sério com o governo possibilitando análises e debates sobre propostas de outros projetos existentes.
O gesto de Dom Luis Cappio tem às vezes sido entendido como se ele e os bispos da Bahia fossem simplesmente contrários que as águas do Rio São Francisco sejam levadas para milhões de irmãos e irmãs sedentos, nas regiões semi-áridas do Nordeste. Esta não é a verdade. O próprio Dom Cappio nega terminantemente que tal seja a sua posição. Ele é contrário, isto sim, ao atual projeto do governo por razões que ele aponta em documentos enviados às autoridades responsáveis. Ele tem sérias reservas quanto ao fato de que o mega-projeto do governo vá levar as águas do Rio São Francisco às populações pobres ribeirinhas dela carentes.
Estamos solidários pela causa da vida do Rio São Francisco, da vida de nossa gente sedenta e da vida de nosso irmão no Episcopado, Dom Luis Cappio.

Fortaleza, 14 de dezembro de 2007.

Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques
Presidente do Regional Nordeste 1 e
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza – CE

2 comentários:

Anônimo disse...

Home, vão rezar!!!!!!!!

Unknown disse...

Que pena que um arcebispo de Fortaleza no Estado mais carente de agua nao entenda a importancia e URGENCIA da agua para milhares de nordestino e use expressoes tipicas de quem quer adiar a solucao de agua para quem precisa e sofre e morre todos os dias sem ter as minimas condicoes de higiene, por falta de um bem sagrado AGUA.
euvaldo Bringel Olinda
Instituto Frutal