sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

CASO ROBERTA CARNEIRO - EX-MARIDO É CONDENADO

Terminou por volta das 4h35min desta madrugada de sexta-feira o julgamento do empresário Marcelo Fontenele Maia, acusado da tentativa de homicídio contra a ex-esposa dele, Roberta Carneiro. Ele foi condenado a nove anos e oito meses. A defesa, através dos advogados Paulo Quexado e João Marcelo, disse que iria recorrer. O caso ocorreu no dia 12 de dezembro de 1998, na residência do casal. Durante a sessão, Marcelo reconheceu, pela primeira vez, que realmente atirou em Roberta. Segundo ele, o crime teria sido motivado pela emoção, sem a intenção de matar, tanto que chegou a socorrer a vítima. O julgamento teve início às 13h30min, na 3ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua. O auditório estava lotado. Cerca de 188 senhas foram distribuídas para ingressar no recinto. Em outro auditório, mais 80 pessoas acompanhavam o julgamento por um telão. Até fila para ingressar nos dois ambientes havia no Fórum. As estratégias da defesa e da acusação eram bem claras. De um lado, o Ministério Público e os advogados de acusação, representados pelo promotor de Justiça Humberto Ibiapina e pelos advogados Péricles Chaves e Flávia Angert Carneiro, respectivamente, tentavam, por meio das testemunhas, caracterizar a figura de Marcelo como um homem agressivo, fanfarrão, sustentado financeiramente por Roberta. Além disso, acusavam-no de ter abandonado a vítima no hospital após o crime e de nunca ter se preocupado com o estado de saúde dela. Do outro, os advogados de defesa de Marcelo, Paulo Quezado e João Marcelo Pedrosa, usando também testemunhas de defesa, tentavam mostrar uma outra face do réu, de um homem que tinha uma profissão e se sustentava (na época do crime), de uma pessoa religiosa e que era discriminada pela família da esposa por não ter a mesma condição financeira que ela. No julgamento, o primeiro a ser ouvido foi Marcelo, que admitiu ter atirado contra a ex-esposa. Ele, no entanto, afirmou ter se arrependido logo em seguida.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ufa!Finalmente a justiça fez justiça à essa pobre moça,vítima de canalha desses.E quando será que o tal Flávio Carneiro vai pagar pelo assassinato da esposa cometido em 1992?já foi punido por acaso?alguém pode me informar?

Anônimo disse...

Como advogado e assistente do Ministério Público, postado na condição de acusador do Sr. Marcelo Fontenele Maia, fui indagado, por muitos, qual era o sentimento da Família de Roberta Carneiro e de seus advogados, depois do resultado de ontem.

Aproveito para esclarecer que nunca existiu por parte da Família Carneiro e de seus advogados, como muitos tentaram fazer crer, qualquer sentimento de vingança e sim de indignação pela tamanha impunidade, agregada ao desejo de justiça, o que foi efetivamente feita hoje.

Por tudo acima exposto, a Família Carneiro e seus advogados não desejam alimentar qualquer tipo de vingança, muito menos tripudiar em cima da pena aplicada ao Sr. Marcelo, visto que a justiça dos homens foi aplicada, depois de longos 9(nove) anos.

Gostaria de ressaltar e felicitar o Nobre Promotor de Justiça que invocou a palavra JUSTIÇA em detrimento da letra fria da LEI, pois como todo bom acadêmico e estudioso do direito, nem sempre a LEI e a MORAL/JUSTIÇA andam de braços dados.

Nem tudo que é LEGAL é MORAL e JUSTO. Portanto, foi a maior demonstração de CIDADANIA, MORALIDADE E JUSTIÇA que um PROMOTOR poderia ter dado para o POVO ALENCARINO. Parabéns Professor Humberto Ibiapina.