domingo, 26 de outubro de 2008

ONZE CAPITAIS EM RITMO DE SEGUNDO TURNO ELEITORAL

"O resultado das urnas só será conhecido na noite deste domingo (26), mas uma breve análise do perfil dos 22 candidatos nas 11 capitais em que há segundo turno mostra que o cenário é de pouca renovação política. Essa é uma das leituras que se pode fazer do resumo da atuação política dos postulantes à prefeitura de algumas das principais cidades do país feito pelo Congresso em Foco (confira a lista abaixo).
De todos os concorrentes, apenas um disputa pela primeira vez um cargo eletivo: o empresário Mauro Mendes (PR), em Cuiabá (MT). Os demais acumulam experiências no Legislativo ou no Executivo.
Além dos sete que concorrem à reeleição, outros três – Marta Suplicy (PT), em São Paulo, Amazonino Mendes (PTB), em Manaus, e Esperidião Amin (PP), em Florianópolis – tentam voltar à prefeitura de cidades que um dia já comandaram. Amazonino e Amin, aliás, já foram governadores, assim como o maranhense João Castelo (PSDB), que busca a eleição em São Luís.
Também estão na disputa cinco deputados federais: Fernando Gabeira (PV), no Rio, Flávio Dino (PCdoB), em São Luís, Walter Pinheiro (PT), em Salvador, Leonardo Quintão (PMDB), em Belo Horizonte, e Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre. José Priante (PMDB), de Belém, e Eduardo Paes (PMDB), do Rio, tinham mandato na Câmara até o início do ano passado.
Em Macapá, o confronto se dá entre dois deputados estaduais herdeiros políticos de famílias tradicionais no estado: Camilo Capiberibe (PSB), filho do ex-governador João Capiberibe (PSB) e da deputada Janete Capiberibe (PSB); e Roberto Góes (PDT), sobrinho do atual governador, Waldez Góes (PDT)."

* Do Congresso em Foco, leia mais aqui.

Nenhum comentário: