"O resultado das urnas só será conhecido na noite deste domingo (26), mas uma breve análise do perfil dos 22 candidatos nas 11 capitais em que há segundo turno mostra que o cenário é de pouca renovação política. Essa é uma das leituras que se pode fazer do resumo da atuação política dos postulantes à prefeitura de algumas das principais cidades do país feito pelo Congresso em Foco (confira a lista abaixo).
De todos os concorrentes, apenas um disputa pela primeira vez um cargo eletivo: o empresário Mauro Mendes (PR), em Cuiabá (MT). Os demais acumulam experiências no Legislativo ou no Executivo.
Além dos sete que concorrem à reeleição, outros três – Marta Suplicy (PT), em São Paulo, Amazonino Mendes (PTB), em Manaus, e Esperidião Amin (PP), em Florianópolis – tentam voltar à prefeitura de cidades que um dia já comandaram. Amazonino e Amin, aliás, já foram governadores, assim como o maranhense João Castelo (PSDB), que busca a eleição em São Luís.
Também estão na disputa cinco deputados federais: Fernando Gabeira (PV), no Rio, Flávio Dino (PCdoB), em São Luís, Walter Pinheiro (PT), em Salvador, Leonardo Quintão (PMDB), em Belo Horizonte, e Maria do Rosário (PT), em Porto Alegre. José Priante (PMDB), de Belém, e Eduardo Paes (PMDB), do Rio, tinham mandato na Câmara até o início do ano passado.
Em Macapá, o confronto se dá entre dois deputados estaduais herdeiros políticos de famílias tradicionais no estado: Camilo Capiberibe (PSB), filho do ex-governador João Capiberibe (PSB) e da deputada Janete Capiberibe (PSB); e Roberto Góes (PDT), sobrinho do atual governador, Waldez Góes (PDT)."
* Do Congresso em Foco, leia mais aqui.
domingo, 26 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário