segunda-feira, 3 de novembro de 2008

ALIADOS OBTÉM MAIS RECURSOS FEDERAIS

"Partidos que integram nacionalmente a coalizão que dá sustentação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva saíram vitoriosos das urnas em 28 das 30 grandes cidades que, proporcionalmente à população, foram mais beneficiadas com contratos para recebimento de verbas federais de investimento entre 2005 e maio de 2008. O "sucesso" eleitoral dos governistas difere do que foi observado em 2004, quando oposicionistas conseguiram crescer no grupo de cidades que mais dinheiro federal obteve naquele ano. Apesar dos dados, não é possível estabelecer relação direta entre o investimento federal nas cidades e o sucesso de seus aliados.
Isso ocorre por diversos fatores, como especificidades das disputas locais, o forte continuísmo observado nessas eleições (e várias das cidades já eram comandadas por governistas), além de que, em alguns municípios, houve derrota do candidato mais alinhado ao Palácio do Planalto, apesar de o vencedor também pertencer a um partido governista.
O fato é que em 2004 o dinheiro que o governo tinha para investimentos era menos da metade do que possui neste ano, em valores já atualizados. Em 2008, o orçamento autorizado para investimentos federais é de R$ 42,4 bilhões; em 2004, era de R$ 15,2 bilhões."

(Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: