segunda-feira, 17 de novembro de 2008

E O JAPÃO ENTRA EM RECESSÃO

"O Japão entrou em recessão no terceiro trimestre de 2008, ao registrar uma contração (0,1%) no crescimento de sua economia pelo segundo trimestre consecutivo, confirmaram dados oficiais divulgados neste segunda-feira (17) no Japão --fim da noite de domingo no Brasil.
Prejudicado por uma forte redução do investimento empresarial, o PIB (Produto Interno Bruto) japonês recuou 0,1% em relação ao segundo trimestre e 0,4% no cálculo anual, anunciou o governo. Esse número contrasta com as estimativas do mercado, que previa um aumento de 0,1% em comparação com o trimestre anterior, segundo a agência local "Kyodo".
No segundo trimestre, o PIB já havia sofrido uma contração de 0,9% em relação ao trimestre anterior, segundo dados oficiais revisados. Em termos nominais, com dados não ajustados às mudanças nos preços, a economia japonesa sofreu uma contração de 0,5% entre julho e setembro com relação ao trimestre anterior, e de 2,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.
O consumo, que representa 55% da economia japonesa, subiu 0,3% no terceiro trimestre deste ano em relação aos três meses anteriores, e a despesa de capital das empresas caiu 1,7%.
No entanto, o investimento imobiliário subiu 4% e o investimento público cresceu 0,4%. As exportações subiram 0,7%, enquanto as importações cresceram 1,9%."

(Folha Online)

Nenhum comentário: