domingo, 8 de março de 2009

ARCEBISPO SÓ QUIS APARECER, DIZ EDITORIAL DA FOLHA

A Folha de São Paulo avalia o caso do arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso, que excomungou equipe médica que fez aborto em criança de 9 anos. E diz que ele só quis aparecer. Confira:

Aborto e excomunhão

Causa espanto a iniciativa do arcebispo de Recife e Olinda, dom José Cardoso Sobrinho, de excomungar a equipe médica e a mãe da menina de nove anos submetida a aborto para interromper gravidez. Em depoimento à polícia, o padrasto disse que abusava sexualmente da garota, que mora em Alagoinha (PE).
Mais grave que o estupro, afirmou ontem o prelado, é o "aborto, eliminar uma vida inocente". Deve ser por causa dessa assombrosa linha de raciocínio que o estuprador não foi excomungado. A sanção religiosa foi dirigida apenas aos médicos, que realizaram um procedimento dentro da lei e atenuaram o sofrimento de uma criança, vítima de ignominiosa violência.Não cabe a ninguém de fora da igreja questionar seus dogmas. O que causa espécie é a contundência da condenação anunciada por dom José, que parece mais proporcional à notoriedade do caso do que ao zelo com a doutrina.
Em 2008, realizaram-se no Sistema Único de Saúde (SUS) 3.241 abortos desse tipo, não-clandestinos. Eles se enquadram em uma ou nas duas hipóteses de não punição admitidas pelo Código Penal em seu artigo 128: se não houver outro meio de salvar a vida da gestante, ou se a gravidez resultar de estupro e o aborto for precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. Além disso, a Justiça tem autorizado a intervenção em casos de malformação fetal que inviabilize a vida extra-uterina.
O procedimento realizado em Pernambuco satisfaz, portanto, a condição legal. Duplamente, até, pois os médicos avaliam que o parto na menina franzina traria risco à sua vida. A equipe médica cumpriu com sua obrigação profissional e ética, amparada ainda em norma técnica do Ministério da Saúde que deixou de exigir registro de ocorrência policial como condição para fazer o aborto.Entre milhares de casos, dom José elegeu um de enorme relevo para distribuir a excomunhão. O bispo é o mesmo que, no ano passado, tentou impedir, na Justiça, a distribuição de pílulas do dia seguinte pela rede pública de saúde de Pernambuco.
Por meio de pressões abusivas desse tipo, grupos religiosos conseguem dificultar, e até bloquear, ações de saúde pública. Que a punição extrema à equipe médica pernambucana não desestimule a adoção de providência médica amparada em lei, no caso de pessoas submetidas a drama semelhante.

6 comentários:

Ismael Luiz disse...

Ainda bem que,em um estado laico,como o Brasil,opiniões ou questionamentos,como o do bispo diocesano,tem o mesmo valor de uma conversa de miolo de pote.

Anônimo disse...

Pois era melhor ter ficado calado. As vésperas do Dia Internacional da Mulher, onde milhões de mulheres do mundo inteiro lutam dentre outras coisas pelo diretio ao seu corpo, esse Sr. vem em um ato insano e prepotente, "excomungar" pessoas que ele nem sequer conheçe, e nem sequer sabe a história de suas vidas, não sabe nem se são católicos.
Acredito que a exposição gerada pelo arcebispo seja passível de ações judiciais dos "expostos", quem sabe aí, (batendo no bolso da santa sé) esses iluminados que com certeza possuem uma procuração de Deus, lógico assinada em três vias e registrada em cartório, tomem mais cautela na hora de tratar assuntos que desconhecem. Com relação ao fato de considerar um aborto pior que um estupro de uma menina de 06 anos (idade da menor quando foi abusada pela primeira vez), isto não é novidade, pois casos de pedofilia na Igreja católica são registrados em várias partes do mundo, e até onde se sabe os religiosos envolvidos levam no máximo um puxão de orelha, e as velhas e esfarrapadas desculpas do PAPA. Já que a Sagrada Igreja é contra o aborto, a mesma poderia adotar os filhos resultatantes de violência sexual que estão por aí, custeando seus estudos, os tratamentos psiquiátrico, inclusive com direito à Herança, como qualquer filho legítimo. Então vamos a uma última pergunta, Quantos padres envolvidos em casos de pedofilia foram excomungados pela Igreja Católica?

HAROLDO MACIEL disse...

ESTE BISPO QUER GANHAR NOTORIEDADE. ALIÁS, O CATOLICISMO ENFRENTA UMA CRISE SEM PRECEDENTES EM SUA HISTÓRIA. PERDIDOS EM SUAS PRÓPRIAS DECISOES OS ALTOS ESCALÕES DA IGREJA CATÓLICA SE DIGLADIAM ENTRE O CONSERVADORISMO E A MODERNIDADE, CONFUNDINDO AINDA MAIS SEUS ADEPTOS.

HAROLDO MACIEL

Anônimo disse...

Lamentável o posicionamento do arcebispo. Ele está na contramão da igreja católica. Essa interpretação dos ensinamentos de Jesus Cristo para que nós aceitemos que uma violência sexual perpetrada contra uma criança seja justificada com outra maior ainda - arriscar a saúde física, é um absurdo. Aliás, essas excomungações nada mais significam para nós, católicos. Depois da Inquisição, aparece Dom José Cardoso!

Anônimo disse...

ELIOMAR

NO CASO DE CATANDUVA APARECE UM PADRE ENTRE OS PEDÓFILOS, PADRE JEOVÁ, QUE FUGIU PARA O CANADÁ. E AÍ, A IGREJA CATÓLICA VAI FAZER O QUE? E O BISPO, O QUE ACHA DISSO? DEU AGORA NA RECORD

Anônimo disse...

Viva o ateísmo!

Renato Nogueira