sexta-feira, 22 de agosto de 2008

JUIZ DO CASO DANIEL DANTAS PODE SER PROMOVIDO A DESEMBARGADOR


"O juiz federal Fausto Martin De Sanctis, que decretou duas vezes a prisão do banqueiro Daniel Dantas durante a Operação Satiagraha, poderá ser promovido em breve a desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que compreende Mato Grosso do Sul e São Paulo. Ele concorre à vaga do desembargador Jediael Galvão Miranda, morto em um acidente de carro ocorrido no mês passado. No próximo mês outra vaga será aberta, já que o desembargador José Eduardo de Santos Neves irá completar 70 anos e terá de se aposentar. Os substitutos serão escolhidos por meio de uma eleição no Tribunal, ainda sem data marcada.
Para cada vaga é feita uma lista com o nome dos três juízes federais mais antigos na carreira. Essa relação é submetida a todos os desembargadores da região e, depois, enviada para aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fausto De Sanctis é o juiz federal com mais tempo no cargo. Por tradição, sempre o mais antigo é o escolhido.
Procurado por ÉPOCA, o juiz Fausto de Sanctis não quis comentar a possibilidade de promoção. Caso ela ocorra, De Sanctis terá de abandonar o processo da Operação Satiagraha. Durante a ação da Polícia Federal, ele mandou prender duas vezes Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity. Nas duas ocasiões o banqueiro foi solto por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes."

(Epoca Online)

2 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de ficar feliz com a promoção do juiz, isso me cheira à manobra para tirá-lo do caso que tem tudo para começar a modificar a relação público-privada no Brasil. No caso, a promoção soa como um prêmio ao homem em troca do seu silêncio. Tomara que ele decida ficar no caso. Afinal, outras vagas virão e, ele sendo o mais velho juiz, sempre terá a prioridade. Cláudia.

Anônimo disse...

Tomara que dê certo. O trabalho dele será ainda mais importante no segundo grau(Tribunal), onde poderá exercer influências positivas.