sexta-feira, 22 de agosto de 2008

PEDETISTA HISTÓRICO DEIXA O PARTIDO


O PDT de Fortaleza perdeu um dos seus membros da chamada "ala histórica", aquela que representava o brizolismo no Estado. O professor Pedro Albuquerque, que chegou a disputar a prefeitura da Capital cearense pela legenda nos anos 90, anunciou nesta sexta-feira sua desfiliação.
Ele explica que tomou essa decisão após "muitas reflexões com amigos de luta".
Deixou claro que não há relação com a candidata à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, até porque seu título eleitoral continua valendo em Otawa (Canadá), onde fez curso de especialização.
Tudo bem, mas que fica meio estranho que esse tipo de decisão ocorra em meio a uma campanha eleitoral, fica.

9 comentários:

ericodias disse...

A história do partido do passo é cheia de entrismos em outros partidos, PV, PPS, PSB e porque não dizer o PMDB.

Na verdade por onde passa esse grupo assinala sua ideologia neoliberal, não importando qual a matriz ideologica que formou determinado agrupamento politico. Manten o controle com o uso de recursos financeiros, usando-se destas siglas apenas para lhes garantir seu projeto de poder.

Isso não é ilegítmo, mas pelo caminho deixa algumas figuras como pedro albuquerque alijadas de suas instancias partidárias para instaurar apenas o seu pensamento único.

A disputa que se vê hoje no ceará, entre PSDB e PSb é apenas rearranjo de familias.

Anônimo disse...

Um homem de respeito. Mais um que se afasta dessa patifaria que é nossa política nacional.

Arthur Silva disse...

Uma grande perda para o PDT. Os partidos de esquerda no Brasil vêm perdendo importantes partícipes de sua história e das mais significativas fases da política nacional. Militantes? Na visão das gerências partidárias - sim, porque as direções dessas instituições tornaram-se nitidamente gerentes de paixões e ideologias políticas - indubitavelmente a militância não passa de um conjunto de cidadãos de segunda classe, meros instrumentos homologatórios das decisões advindas dos chefes. Em outras palavras, ser militante de esquerda atualmente no Brasil é ser tão gado quanto as massas de manobra dos novos e velhos oligarcas nacionais, esses sim os condutores da nossa política.

Bheron Rocha disse...

Tive a honra de ser contemporâneo do Pedro na Faculdade de Direito, ele já concluindo e candidato à Governador, junto com o Arruda Bastos, e eu ainda iniciando a vida acadêmica e neófito na política.

Espero que o Pedro não saia completamente das atividades partidárias, os cearenses necessitam de vozes qualificadas e experientes para ampliar, aprofundar e melhorar o debate político.

Anônimo disse...

Apesar da coerência da atitude, quem conhece Pedro Albuquerque, sabe que ele morre de amores por um holofote. Aliás, mal de quase todos os históricos pedetistas do Ceará. Alô, André Figueredo, alô, Flávio Torres...
Fernando Torres

Anônimo disse...

Sr. Fernando Torres, respite o prof. Pedro Albuquerque, homem honrado, coerente com sua história e até uma pessoa humilde em face de tanto conhecimento que adquiriu como estudioso da nossa história. Pelo que o senhor disse, se pode inferir que o senhor nao gosta mesmo dos históricos do PDT. Pelo seu sobrenome, talvez o senhor seja da família do falso brizolista Flavio Torres. Mas aprenda a respeitar uma pessoa digna e de trato ameno para com as pessoas, inclusive para com seus próprios adversários políticos. O prof Pedro Albuquerque é um homem que tem história de lutas a favor do Brasil, senhor Flavio Torres, oh, desculpe, Fernando Torres. Atenciosamente Flavio Di Cavalcanti.

Anônimo disse...

Sr. Eliomar, eu já postei um comentário e nao tenho certeza que ele seguiu sem interrupçao. Por isso, volto a usar esse espaço precioso. Quero referir-me ao comentário provocador do sr. Fernando Torres, que deve estar na posiçao de ventrícolo da direçao do PDT. Seu recado desrespeitoso para com o prof. Pedro Albuquerque lhe foi vomitado pelo seu parente Flavio Torres. Respeite uma pessoa digna, sr. Torres, um professor querido por todos seus alunos, uma personalidade com história e com muita cultura. O sr. queria o que, que a saida do professor do PDT passasse em branco? Ora, o prof Pedro Albuquerque é uma personalidade política importante no nosso Estado. Só lamento o fato de ele nao ser candidato neessas eleicoes. Espero que ele continui atuando, porque o Brasil precisa de exemplos como o dele, que dignificam a política e nossa história. O Sr. nao conhece o professor, o sr. é um homem rude, grosseiro, mal-educado. O sr. nao merece a atençao do professor, que é um homem educado, afetuoso para com todas as pessoas. Flavio Di Cavalcanti.I CAVALCANTI

Marcos Vieira disse...

Pedro Albuquerque.
Conheço Pedro Albuquerque desde 1987, fui seu aluno e primeiro estagiário do Instituto Equatorial de Cultura Contemporânea concomitantemente...
Quero aqui afirmar que é uma das pessoas mais dignas que tive acesso e sua coerência e ética são inatacáveis... se tivesse que destacar um aspecto da personalidade dele diria: EMOÇÃO.
Pedro Albuquerque é antes de tudo um homem apaixonado por sua causa e pelos sonhos que cativou em décadas de dedicação à política.
Para que pessoas possam dizer o que dizem, inclusive aqui nesse espaço virtual... podem ter certeza que devemos muito à pessoas como Pedro Albuquerque...
BOA SORTE MEU PROFESSOR E GRANDE AMIGO!
Sua história ainda tem muitas páginas para serem escritas.
Marcos Vieira

Antonio disse...

Pedro Albuquerque é uma pessoa que nós, brasileiros vivendo em Ottawa, sentimos nos muito honrados em conhecê-lo.
Uma pessoa simples, mas com um grande conhecimento da história contemporânea brasileira. Um respeitado lutador que sempre demonstrou o amor e carinho que nutre pelo Brasil e pelo seu povo.
Pedro é uma pessoa que conquistou o carinho e a admiração da comunidades de brasileiros que vivem aqui com a sua simplicidade e amor ao Brasil.
Durante a sua estada aqui sempre apoiou e deu suporte aos nossos eventos culturais, sendo um dos grande incentivadores das nossas atividades.
Os comentários de apoio que tem recebido refletem o grande homem que sempre demonstrou enquanto esteve aqui.
Muito obrigado amigo Pedro Albuquerque!
A comunidade brasileira aguarda a sua volta com muitas saudades.
Antonio Misaka
Grupo Fale - Ottawa