quinta-feira, 21 de agosto de 2008

PENITENCIÁRIOS QUEREM PROCESSAR GLOBO POR CAUISA DA NOVELA A FAVORITA

"O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (Sifuspesp) resolveu mover uma ação coletiva e, por enquanto, informal contra a Rede Globo. O departamento jurídico do sindicato, no entanto, estuda a possibilidade de ingressar com uma ação de reparação e danos morais. A reclamação dos servidores começou após algumas cenas criadas dentro de um presídio para a novela A Favorita, exibida em 14 de agosto.
Na ocasião, a personagem Donatela, interpretada pela atriz Claudia Raia, é maltratada por uma carcereira. Além disso, outras cenas de corrupção e da agente falando ao celular, segundo a entidade, distorcem o dia-a-dia da profissão.
O presidente do Sifuspesp, João Rinaldo Machado, diz que a personagem com o nome de Zezé, além de mostrar uma funcionária corrupta, usa o uniforme oficial das agentes penitenciárias. E durante as passagens de cena, a fachada da Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo, teria sido exibida."


(Portal Terra)


E POR AQUI, o que diria o bravo Coutinho, que preside o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará?

Um comentário:

Na ponta da língua disse...

A liberdade é o preço da democracia. Mas tem umas coisas que não se entende. O patrulhamento da obra de arte é uma delas. Quer dizer que o criador intelectual agora vai ter que fazer o que determinados grupos desejam. No caso dessa novela A FAVORITA a agente penitenciária vai ter que virar boazinha, é isso? Ora, vejam só! Este tipo de ação, mutatis mutandis, é igual àquela que os aiatolás fizeram com o Salman Rushdie. Não é que eu concorde com o escritor anglo-indiano. Mas, prefiro o pensamento de Voltaire: "Não concordo com nenhukma de tuas palavras, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las". (Barros Alves)