Pois é, registramos neste Blog que, na propaganda gratuita da tarde desta quarta-feira, na primeira veiculação da série, a candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, não havia falado com o eleitorado. Tudo se resumiu a músicas e belas imagens de um álbum de família. Nesta noite, no segundo tempo portanto, a candidata reagiu. Reforçou que é companheira de Lula (mostrando fotos ao lado dele) e fez críticas à gestão da petista Luizianne Lins (PT). Usou até um grupo de jovens batendo o pé contra a reeleição da petista.
Mas o que chamou mesmo a atenção - até do nosso filho de seis anos aqui em casa, foi um corinho instigante: "Nã, nã, nin, nã, não!" Mais quatro? E lá vinha o corinho...nã, nã, nin, nã, não!
O candidato Carlinhos (PCB) fez uma propaganda fraquíssima. Não do ponto de vista técnico, pois quem pecou nesse caso foi Renato Roseno (PSol) com imagem tipo aquário. Carlinhos leu um texto enorme e deu pra notar que seu olhar estava mais fixado no "improviso" do que no desejo de transmitir algo. Parecia, digamos, aluno competindo no "Soletrando" do Luciano Hulk.
E Aguiar Júnior (PTC)? Usou imagem computadorizada para um discurso antiquado de quem ressalta ser jovem.
Adahil Barreto, do PR, reagiu às críticas que surgiram por conta do primeiro programa, onde o seu cabo eleitoral, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), apareceu mais do que ele. Falou, contou sua história de vida e expôs o que pretende caso seja eleito. Aliás, quem fez essa crítica ao PR mais incisivamente, embora que de forma indireta, foi Luiz Gastão, postulante do PPS, que, de cara, avisava logo não ter padrinho. Ele, até bem pouco tempo, era da casa do ex-governador.
Os demais reprisaram o que se viu na parte da tarde como o Psator Nunes e seu "Ronda da Saúde" . Agté que ele lembra o católico secretário João Ananias...
No programa de Luizianne Lins, dois detalhes: a garota-propaganda dela é a mesma que passou meses fazendo a propaganda institucional da "Fortaleza Bela". Deu pra notar uma imagem da prefeita entregando uma lancheira para uma aluna, o que lembrou cena de um filmete institucional, assim como homens trabalhando em algumas obras e outras expostas em animações computadorizadas.
Moroni? Conferindo bem nesta noite, percebeu-se mudança de postura e até uma música a la estilo campanha norte-americana. Percebeu-se também que esteticamente o postulante do DEM ainda expõe algo do passado: um jeitão de quem continua se escondendo da balança. Quer dizer: precisa reforçar as caminhadas.
No geral, deu pra todos assistirem à propaganda eleitoral gratuita sem maiores traumas e sem cair no...ooohhhh... sono.
Mas o que chamou mesmo a atenção - até do nosso filho de seis anos aqui em casa, foi um corinho instigante: "Nã, nã, nin, nã, não!" Mais quatro? E lá vinha o corinho...nã, nã, nin, nã, não!
O candidato Carlinhos (PCB) fez uma propaganda fraquíssima. Não do ponto de vista técnico, pois quem pecou nesse caso foi Renato Roseno (PSol) com imagem tipo aquário. Carlinhos leu um texto enorme e deu pra notar que seu olhar estava mais fixado no "improviso" do que no desejo de transmitir algo. Parecia, digamos, aluno competindo no "Soletrando" do Luciano Hulk.
E Aguiar Júnior (PTC)? Usou imagem computadorizada para um discurso antiquado de quem ressalta ser jovem.
Adahil Barreto, do PR, reagiu às críticas que surgiram por conta do primeiro programa, onde o seu cabo eleitoral, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), apareceu mais do que ele. Falou, contou sua história de vida e expôs o que pretende caso seja eleito. Aliás, quem fez essa crítica ao PR mais incisivamente, embora que de forma indireta, foi Luiz Gastão, postulante do PPS, que, de cara, avisava logo não ter padrinho. Ele, até bem pouco tempo, era da casa do ex-governador.
Os demais reprisaram o que se viu na parte da tarde como o Psator Nunes e seu "Ronda da Saúde" . Agté que ele lembra o católico secretário João Ananias...
No programa de Luizianne Lins, dois detalhes: a garota-propaganda dela é a mesma que passou meses fazendo a propaganda institucional da "Fortaleza Bela". Deu pra notar uma imagem da prefeita entregando uma lancheira para uma aluna, o que lembrou cena de um filmete institucional, assim como homens trabalhando em algumas obras e outras expostas em animações computadorizadas.
Moroni? Conferindo bem nesta noite, percebeu-se mudança de postura e até uma música a la estilo campanha norte-americana. Percebeu-se também que esteticamente o postulante do DEM ainda expõe algo do passado: um jeitão de quem continua se escondendo da balança. Quer dizer: precisa reforçar as caminhadas.
No geral, deu pra todos assistirem à propaganda eleitoral gratuita sem maiores traumas e sem cair no...ooohhhh... sono.
15 comentários:
Foi ótimo, Eliomar. Dinâmico e divertido. Especialmente quando a gente vê as tentativas dos candidatos de aparecer. Prometem, prometem, prometem. Mas, em tempos de democracia e internet, fica mais difícil prometer em vão. Por isso, fico com a Luizianne. Pelo menos ela mostrou o que fez, faz e fará. Detalhe cruel: alguém percebeu que as crianças do ABC implantado pela Patrícia estão todas de calcinha e cuequinha, sentadas à mesa olhando curiosamente a câmera? Pois as crianças das creches da Prefeitura estão todas fardadinhas, de mochila, numa escola bem ajeitadinha, felizes e de barriga cheia. Cláudia.
Gostei, novas e velhas figuras da politica loca. A Loira mostrou ética, conteudo, e extrema lucidez, é o inicio da construção de uma cidade mais justa. Percebi
um novo projeto de sociedade no qual o bem de todos esteja realmente em vista.
Eliomar, espero mais do Roseno. Que ele, pelo menos, crie barba ralando nessa campanha. Tá muito bebê johnson.
Acrescente aí, ao lado do Moroni, o Aguiar Júnior. Outro que foge da balança.
Gostei muito do "grupo de trabalho" do Moroni. O mesmo de 4 anos atrás e que não apresentou plano algum. Ah, o homem tem uma proposta revolucionária: o "Ronda a pé". Vôte!
Continuo achando o Programa da Dona Luizianne muito Second Life, aquele comunidade virtual em que as pessoas constroe uma nova vida e aparencias a si próprias. Só faltavam os "avatars", os habitantes autoinventados do Second Life. Nunca vi tanto operário tão arrumadinho trabalhando em obras tão genéricas. O que se fazia no CUCA da Barra do Ceará era o mesmo que se fazia no Hospital da Mulher: operários ajeitando algo no solo. Sem construções de edificações ou acabamento das mesmas: uma montagem aplicada sobre um fundo.Entretanto a maquete real e a maquete eletronica da Hospital da Mulher estavam perfeitas, inclusive com um passeio virtual por um edifício que não existe. Mas mantenho o desafio, abram os canteiros de obras à imprensa, para a comprovação da existencia de obras ou não!
Eliomar, o programa da tarde da patricia foi fraco. O da Luiziane surpreendeu-me positivamente,as obras feitas, a música e a fala da candidata. Nao gostei do do Moroni. Já no da noite, gostei do da Patrícia. Partiu para a ofensiva e fez críticas diretas a quem prometeu e nao cumpriu. Qto ao da Luiziane, reexaminando-o, notei que o programa dá espaço ao adversário para atacar: muitas obras apenas iniciadas, outras apenas nas maquetes, as quais tiraram o impacto das obras realizadas. Pelo menos fica a interrogacao: será que as realizacoes tiveram realmente impactos sociais? Outro detalhe negativo: apareceu falso, oportunismo, usar as informaçoes sobre o crescimento de Fortaleza para a quarta cidade do país e o bolsa família como consequências da atuaçao da administraçao municpal. Ora, o crescimento de Fortaleza foi populacional e nada tem a ver com o governo de Luiziane. O bolsa família é programa do governo federal e nao há contra-partida municipal.O do Moroni, á noite, melhorou significativamente. Mas quem assumiu a cara de oposiçao foi a Patrícia. PEDRO ALBUQUERQUE.
O Moroni está bem comportadinho falando bem mansinho enquantos os olhos ficam dançando e ele com uma vontade louca de gritar!!O que faz um candidato para enganar os trouxas!!
Outro esquecimento do Programa da Dona Luizianne são as não realizações no ambito do desenvolvimento do Turismo em nossa cidade, que embora tenha crescido populacionalmente está decrescendo como destino turítico nacional. Natal, com 900 mil habitantes ultrapassou Fortaleza em visitantes. Nós temos 2,7 milhões e isto não nos agregar nenhuma vantagem. Comparações: Em Natal a orla marítima é realmente um cartão de visitas cidade, tanto na Via Costeira com seus hotéis ligados diretamente à praia, como na Ponta Negra totalmente requalificada. Aqui, nossa Beira é uma cozinha dessarumada onde se convive com todo tipo de predação urbana consentida ou autorizada. Além das piadas de mau gosto, em que se transformaram nossas festas de Reveillon e o Carnaval da Domingos Olimpio. Um dado à reflexâo: Só o Beach Park, aqui na vizinha Aquiraz recebe anualmente perto de 900 mil visitantes e está se transformando em um destino concorrencial com nossa cidade de 2,7 milhões de habitantes.
Outra grande esquecimento de todos os candidatos foi quanto a questão da requalificação do centro da cidade, em debate desde 1962, quando do Plano Hélio Modesto.Ninguém ousou tocar no assunto e os maiores problemas dali se agravam: a invasão do espaço público e depredação das praças, notadamente da José de Alencar; o Shopping Chão e o Beco da Poeira; além do tradicional abandono da orla marítima central um dos nossoa maiores ativosambientais e de paisagem.
Esse Zé Sales é um ABESTADO!!
Eu adoro pessoas como a colega Laís Macêdo. Quando se deparam com uma crítica contra a qual não possuem argumentos, apenas bravejam contra o interlocutor.
Obrigado, Laís. Me deixa felicíssimo ver a qualidade intelectual dos apoiadores da Prefeita.
Esta sra. a Dona Laís Macedo é tão educadinha que faz gosto! Como bem disse o colega Gabriel Dantas, como não conseguem argumentar passam a xingar o interlocutor. Coisa de briga xinfrim de beira da calçada. Mas entendo que algum momento vc, Laís Macedo, pode até adquirir algum conhecimentozinho, para melhorar o seu desempenhos nos debates deste blog. Quando a pessoa é "simpleszinha de argumentos" não convém exigir muito, não é? Cordialmente.
Caro Daniel Dantas. Obrigado pelo apoio. Mas é que o pessoalzinho é pobre de espírito mesmo. Mas vamos voltar aos comentários sobre os programs eleitorais que é bem melhor. Deixa a Dona Laís, com sua raivinha!
Imagino que nos próximos 40 dias, muita gente, dos apoiadores - assessores e aderentes, vai parder o juízo com os índices de rejeição da Dona Luizianne tendendo a aumentar, por conta destas barbeiragens da propaganda eleitoral, de querer enganar o eleitor com maquetes eletronicas e passeios vituais nas mesmas. Este recursos era novidade há uns oito anos atrás. Hoje qualquer garoto de 14 anos sabe que tudo isto não passa de um lero lero feito em programas de animação. Enquanto os temas principais de nossas demandas urbanas mais sintomáticas, estão sendo deixados da lado.
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