terça-feira, 30 de setembro de 2008

HEITOR VAI À DEFENSORIA BARRAR COBRANÇA DE TAXA DE INSCRIÇÃO DO VESTIBULAR DA UECE


O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) vai entrar, nesta terça-feira, junto à Defensoria Pública Geral do Estado, com uma representação solicitando do órgão ação cabível para impedir a cobrança de taxa de inscrição no Vestibular 20091. da Universidade Estadual do Ceará. Segundo o parlamentar, há uma súmula, a de nº 12, do Supremo Tribunal Federal, estabelecendo que essa cobrança de taxa de inscrição nas universidades públicas é uma "afrotnta Constituição Federal".
Essa súmula é decorrente do julgameto da Ação Direta de Incosntiucoinal nº 2343, oriunda de peleja envolvendo o governo do Rio Grande do Norte. Em19 de setmbro de 2001, o Legislativo potiguar aprovou lei isentando de taxa os inscritos no vestibular da Universidade Federal do RN. O governo da época questionou e o STF finlamente julgou, há cerca de 20 dias, definindo que essa lei potiguar é constitucional.
"Essa cobrança da Uece é inconsticuoinal e tem que ser derrubada. Para evitar essa confusão, dei entrada em um projeto de lei na Assembléia Legislativa exingindo o fim da cobrança. Vou pedir à Defensoria Pública Geral do Estado que mande suspender a taxa até que o Poder Legislativo aprove minha matéria", explicou o parlamentar.
Heitor Férrer disse estar adotando essa medida após ter lido, neste início de manhã de terça-feira, informação do Blog acerca do Vestibular 2009.1 da Uece.

17 comentários:

Anônimo disse...

Se o Heitor tivesse sido candidato. Um segundo turno seria interessante!
Mas com a traição que ele mesmo sofrera, Fortaleza perdeu a oportunidade de um debate em alto nível.

Anônimo disse...

Eis o Heitor Férrer, um parlamentar de mão cheia, que honra o mandato. Cumpre sua missão. Vá em frente, deputado.

Anônimo disse...

Enquanto isso, a candidata do partido do Sr. H.Ferrer está aí a mendigar que haja 2o.turno, na doce ilusão de que seria ela a enfrentar a Luizianne. E agora inventaram um tal movimento pró-2o.turno, que ontem juntou uns 50 gatos pingados partidários da Pat, Moroni e Adahil na Praça do Ferreira. Pela receptividade, terá o mesmo destino do movimento CANSEI que queria derrubar o Lula.

Anônimo disse...

Deputado, esta luta contra a cobrança desta taxa pode lhe deixar estafado. Vá com calma.

Alexandre Costa disse...

Sou Professor da UECE. Não há como não admitir, independende da isenção para estudantes de baixa renda, que a taxa do vestibular é, a cada ano que passa, mais abusiva.

Por outro lado, é preciso deixar claro que a Universidade Pública (e no Ceará isso se revela com muita clareza) cada vez mais é empurrada para esse tipo de remendo, simplesmente pelo fato de o seu custeio ser extremamente reduzido! O que acontece é que mecanismos privatizantes, como convênios com empresas para equipar laboratórios, cursos de especialização pagos, taxas e mais taxas, etc. terminam sendo o caminho (com o qual não concordo, reitero!) que a Universidade encontra para se manter de pé e não fechar as portas!

Saúdo a iniciativa do Deputado Heitor Férrer, mas sugiro que ela seja acompanhada de uma ampla discussão sobre o conjunto do financiamento das Universidades Estaduais e de projetos que assegurem a elas o aumento de sua verba de custeio, a fim de que possam ser efetivamente públicas, gratuitas e de qualidade.

Anônimo disse...

O Heitor Ferrer vale o salário que recebe!

Essa cobrança - não só da UECE, como de outras instituições - é um absurdo. Eles estão LUCRANDO as custas de um serviço que é público. Absurdo isso!

Parabéns Heitor!

Mauro

Anônimo disse...

Li hoje, em matéria do Diário do Nordeste, que o Sr. Governador CID FERREIRA GOMES enviou à Assembléia, mensagem concedendo o subsídio da Defensoria Pública.
Interessante notar que nem a presidente da associuação dos defensores e nem a Defensora Geral disseram nada para seu blog ne ELIOMAR? E é porque você foi BATALHADOR em favor dessa categoria. Raça mal agradecida essa...A última é detestada aqui na UNIFOR.

ericodias disse...

Tanto quanto a cobrança do vestibular o STF tbm já julgou improcedente a cobrança por emissão de diploma.

Anônimo disse...

É triste o desespero da senadora, já está servindo de bengala para o Moroni. Se não ganha do Moroni, vai empatar com quem?

cezário Lucena disse...

É,sem sombra de dúvida, o melhor paralamentar cearense.
Fortaleza perdeu um excelente candidato. Toda sua história politica foi e é em defesa do povo.

Thiago Bezerra disse...

Esse é o deputado Heitor Férrer, sempre do lado do povo cearense.... Lançaram uma candidata tassista pelo PDT, a Patrícia, deixando de lado uma figura do porte do Heitor Férrer, que foi contra a candidatura da Patrícia e foi contra a ida dela para o PDT, pois apenas alugou a legenda pra se candidatar....

A reeleição da nossa prefeita Luizianne já é favas contadas, e na disputa de 2010, eu apóio uma candidatura do Heitor Férrer para prefeito de Fortaleza, não tenho a menor dúvida que ele faria a melhor administração que essa cidade já teve....

Bheron Rocha disse...

Caro Eliomar, saiu hoje no Diário do Nordeste notícia do envio da mensagem com a proposta de novo subsídio, que vai logo abaixo.

É uma vitória parcial, haja vista ainda existir diferença de tratamento da Defensoria com o MP e a Magistratura, que reflete, em última instância, a diferença de tratamento com as pessoas carentes e necessitadas, beneficiadas pelos serviços da Defensoria.

Entretanto a vitória nesta batalha foi conseguida graças à união dos defensores públicos, que não ficaram de braços cruzados esperando a concretização de falsas promessas de campanhas (no plural mesmo), junto aos esforços e apoio da sociedade civil que reconheceu a importância da Defensoria forte para o desenvolvimento social do Ceará, bem como a imprensa e seus profissionais que, a exemplo do Eliomar, sempre deram espaço para a manifestação da categoria.

Ainda há muito o que fazer, principalmente o incremento do orçamento da Defensoria para que possamos colocar defensores públicos em todos os municípios do Ceará, com servidores de apoio e equipamentos para que as pessoas possam ser bem atendidas. Mas já é um começo, pois evita a enorme evasão de profissionais para outras categorias (30% do último concurso).

Obrigado Eliomar, e obrigado a toda a sociedade,

Abs

Bheron Rocha


Defensoria Pública:Projeto garante um novo subsídio

Apesar do recesso branco na Assembléia Legislativa, em razão das eleições municipais, a Casa continua recebendo projetos de lei do Executivo. Na última sexta-feira, dia 26, foram encaminhadas à Assembléia duas mensagens relativas
à Defensoria Pública. Uma, fixa o subsídio dos membros da Defensoria e a outra cria o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional.

De acordo com o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT), pela mensagem que fixa o subsídio dos defensores, em 2010 o menor salário de um defensor será de R$ 11.700, enquanto que os integrantes da última entrância receberá
mais que R$ 17 mil. O líder governista ainda afirmou que o subsídio começa a valer a partir de setembro deste ano.

Estudos

O projeto de lei ainda especifica que o subsídio será fixado com uma
diferença de 10% de uma entrância para a outra. A outra mensagem trata da criação do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Defensoria Pública, que terá o objetivo de promover e atualizar os profissionais, editar boletins e revistas, incentivar pesquisas institucionais, fortalecer o acesso
à Justiça entre outras funções. O texto do projeto de lei destaca que essas iniciativas têm a finalidade de melhorar a prestação de serviço para que a Defensoria Pública possa alcançar os que necessitam de seus serviços. A mensagem destaca que a implantação do Centro tem um atraso de 11 anos.

As mensagens só poderão ser lidas no plenário da Casa após a volta do recesso branco, que acontece no dia 7 de outubro, depois do primeiro turno das eleições municipais. Além dessas duas matérias, outro projeto de lei do Executivo também aguarda tramitação, é o que cria os cargos de fiscal e agente estadual agropecuário para compor o quadro da Agência de Defesa Agropecuária.


Veículo:Diário do Nordeste
Caderno:Política
Data:30/09/08

Anônimo disse...

Pelo menos temos um deputado que nos orgulha, e em quem podemos votar sem medo! De 46, pelo menos um faz o seu papel de fiscalizar de forma séria... Esse, realmente, vale o salário que tem e a confiança dos eleitores de quem recebeu votos.

Anônimo disse...

SE A DISPUTA PELA PREFEITURA TIVESSE O HEITOR COMO CANDIDATO NÃO IA SER ESSA MOLEZA QUE A LUIZIANNE ESTÁ TENDO NÃO.
O DEPUTADO MAIS COMBATIVO DA POLÍTICA CEARENSE RECENTE TEM SIDO ATENTO PRÁ TODAS AS ABERRAÇÕES DA VIDA CEARENSE E É EXTREMAMENTE ANTENADO E ÁGIL.
PARABÉNS HEITOR

Anônimo disse...

A DEFENSORIA PÚBLICA ENQUANTO INSTITUIÇÃO TEM OBRIGAÇÃO DE VIR PUBLICAMENTE A ESTE BLOG AGRADECER AO JORNALISTA ELIOMAR DE LIMA O APOIO QUE SEMPRE DEU A NOSSA INSTITUIÇÃO. A ADPEC TAMBÉM TEM ESSA OBRIGAÇÃO> É UM ABSURDO ESSA OMISSÃO.

Anônimo disse...

esse Heitor é um mané....papagaio de pirata, fica boiando por aí...

Anônimo disse...

Esse Heitor é um omisso...com a familia toda trabalhando na maquina pública é bom ne?