terça-feira, 16 de setembro de 2008

SEFAZ DEVE FECHAR MINUTA DE EMPRÉSTIMO PARA MODERNIZAR POSTOS DE FISCALIZAÇÃO

O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, seguiu nesta terça-feira para Brasília onde dá continuidade, na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, às negociações em torno de um empréstimo da ordem de U$ 50 milhões junto ao BID para a área fiscal do Estado. Trata-se do PróFisco, que prevê a modernização da máquina de arrecadação a partir de investimentos em equipamentos para quatro dos 12 postos de fiscalização do órgão instalados na divisa com os Estados.

"Hoje nós esperamos terminar a minuta do contrato e espero que, com o aval do banco, o governo federal envie para o Congressao Nacional o pedido de autorização do crédito já que a União é garantidora da operação", afirmou Mauro Filho. Segundo dissse, com o ProFisco, o Estado modificará todo o parque de informática dos postos de fiscalização e da Sefaz.

Inicialmente, serão quatro postos que receberão câmeras de vídeo, scanners para visualização de mercadorias de caminhões e balanças dinâmicas. São eles: Posto do Crato, Posto Mata Fresca, Posto de Jati e Posto de Penaforte. Essas quatro unidades, conforme o secretário, respondem por 80% do que entra de mercadorias no Ceará.

Dentro desse projeto, a Sefaz poderá também, a partir da sede em Fortaleza, visualizar tudo o que está sendo feito nesses postos. Também haverá postos móveis com scanner para fiscalizar rotas alternativas.

"Vai ficar praticamente impossível você passar com mercadoria diferente ou a menor. Os caminhões passarão por dentro do scanner e haverá um outro dado importante: Vamos monitorar também a possível entrada de drogas no Estado, numa parceria com a área da Segurança Pública", acentuou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima iniciativa do scanner ajudar na luta contra o tráfico de drogas. Def ato, muita droga entra atraés de caminhões de mercadorias. Parabéns à Sefaz por essa medida.

Anônimo disse...

Olha aí a Sefaz do Pavaozinho!!