terça-feira, 16 de setembro de 2008

GOVERNO VAI REURBANIZAR PARQUE DO COCÓ

"A paisagem do Parque do Cocó vai ser retocada. Um projeto, elaborado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), propõe a reforma da infra-estrutura do parque. Cerca de R$ 5,5 milhões, bancados pelo Tesouro do Estado, serão investidos na reformulação de calçadas e áreas de lazer, bem como em serviços de terraplanagem, drenagem, demolições e instalações elétricas e hidrossanitárias. Além disso, está prevista a implantação de um quiosque de lanches, postes rebatedores, três paradas de ônibus ao longo da avenida Raul Barbosa, pier atracadouro, mobiliário urbano (como parquinho com caixa de areia), lixeiras e pista de skate. Pontes a ser refeitas, ciclovias colocando as bicicletas no devido lugar, a troca do piso dos passeios, a recriação de campos de futebol e vôlei de areia também estão na planta. As melhorias, pontuais, vão da área próxima ao viaduto do Makro (BR-116) ao encontro das avenidas Raul Barbosa e rua Murilo Borges. "O objetivo, além de promover a preservação do parque, é proporcionar mais opções de lazer, com conforto e segurança para a população de Fortaleza", divulga, pela assessoria de imprensa, o coordenador de Engenharia e Edificações do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), engenheiro Cláudio Nelson. Ele estima a conclusão das obras em sete meses. O projeto está na Secretaria da Infra-Estrutura do Estado (Seinfra), que analisa o processo licitatório, e deve seguir para a Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável por determinar a data de abertura da licitação. De acordo com o superintendente do DER, órgão executor e fiscalizador vinculado à Seinfra, o processo licitatório deve ser aberto na primeira quinzena de outubro. Quintino Vieira adianta: "As demolições não mexem nas habitações já existentes. Trata-se de uma urbanização, um serviço de terraplanagem".

(Jornal O POVO)

2 comentários:

José Sales disse...

A reurbanização ora proposta para o Lagamar do Cocó e não pa o Parque do Cocó propriamente dito, se dará em cima do que foi feito pelo Projeto Sanear I, realizado há mais de 10 anos atrás e reavaliada pelo Projeto Gato Morto, feito pela SDLR/ Secretaria do Desenvolvimento Local e Regional. O que está sendo proposto agora pela Secretaria das Cidades, para ser elaborado pelo DER/ seinfra é na realidade um "revival" ou uma reedição do que foi proposto no 2º semestre de 2003.

José Sales disse...

Outra coisa:confundir proposta de reurbanização com obra de terraplanagem é muito para qualquer cabeça. A Secretaria das Cidades e a SEMACE deveriam fazer uma reunião interna para explicar para o corpo técnico do DER, o que vem a ser reurbanização. E que na mesma proposta, pelo que sabe, não consta nenhuma obra de terraplanem. Vai ser recuperado o que foi feito pelo Projeto Sanear, a partir da SDU/ Secretaria do Desenvolvimento Urbano, à época, secretariada pelo Eng. Adolfo de Marinho Pontes.