quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ALÔ, ALÔ! AUMENTA ACESSO DO BRASILEIRO À TELEFONIA

"Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira mostram o avanço que a telefonia celular teve entre os brasileiros. De 2006 para 2007, o crescimento do número de domicílios que têm somente celulares foi de 17,8%, o que corresponde a 17,6 milhões. Para se ter uma dimensão do crescimento, em 2001, ano em que os celulares começaram a ser computados na pesquisa, esse número estava em 3,66 milhões.
Com isso, a proporção de residências que contam somente com o celular é de 31,6%. Esse avanço fez com que o número de domicílios que possuem algum tipo de telefone (fixo ou móvel) alcançasse 77,7%, o que corresponde a 43,14 milhões. Outra constatação que a pesquisa trouxe foi que, com o avanço dos celulares, tem diminuído o número de casas que tenham somente o telefone fixo: de 2006 para 2007 houve um decréscimo de 11,8%.
Segundo William Kratochwill, especialista do IBGE, há uma explicação possível para esse crescimento significativo. "O celular era uma demanda de comunicação reprimida por falta de acesso, mas o barateamento dos aparelhos e o acesso mais fácil podem ter contribuído para esse aumento", analisa. "Um celular pré-pago é muito mais barato do que uma televisão, por exemplo, e pode até sair de graça dependendo do plano da operadora", explica."

(Folha Online)

Nenhum comentário: