terça-feira, 16 de setembro de 2008

MENSALIDADES ESCOLARES SUBIRÃO 10% EM 2009

"As mensalidades dos colégios particulares do Estado de São Paulo sofrerão em 2009 um reajuste médio de 10%, de acordo com os cálculos do Sieeesp (sindicato das escolas privadas do Estado). O aumento será mais alto que os índices de inflação INPC/ IBGE (7,15%), IPC/Fipe (6,35%) e ICV/Dieese (6,97%) acumulados nos últimos 12 meses, que incluem os preços praticados pelo setor educacional. As entidades que apuram esses índices de inflação consideraram alto o reajuste escolar. "Pelos últimos acordos sindicais, [os aumentos de salário] ficaram levemente acima de 6,5%. Para as mensalidades, considero 10% um valor elevado demais. As famílias não têm como suportar isso. Aí certamente teremos briga", acrescenta Antonio Evaldo Comune, da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
O presidente do Sieeesp, José Augusto de Mattos Lourenço, explica que as escolas, para determinar seus reajustes, têm de contabilizar os aumentos salariais dados aos professores e funcionários e os índices de inadimplência. Em agosto, a média de inadimplência nos colégios do Estado foi de 9,15%."

(Folha Online)

VAMOS NÓS - E por aqui o que o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará planeja em termos de reajuste de mensalidade para o ano que vem? Tomara que essa turma alivie a mão.

2 comentários:

ProsperBlendder disse...

Olá Eliomar, trabalho numa escola particular de pequeno porte na parte administrativa. Na minha visão o aumento deve ser proporcional a inflação do período e acompanhando o aumento do salário de nossos profissionais. No entanto, teremos que ver como ficará a média de reajuste das mensalidades no nosso estado para termos noção de quanto será o repasse na mensalidade.
Até logo.

Anônimo disse...

Prezado Eliomar, Acabo de chegar de uma reunião de pais da escola de meus filhos. Lá eles pesaram a mão no aumento que vai ser de 11,57%.Fiquei revoltada, com um aumento desses no orçamento famíliar. Como nós pais devemos negociar estes ajuste abusivo?