segunda-feira, 15 de setembro de 2008

GOVERNADOR CID GOMES ABRE A FRUTAL 2008, A FESTA DA FRUTICULTURA DO CEARÁ


Solenidade de abertura da Frutal das mais concorridas.

Com a presença do governador Cid Gomes (PSB), foi aberta nesta noite de segunda-feira, no Centro de Convenções, o XV Seminário Internaciional de Fruticultura, Floricultura e Agroindústria - a Frutal 2008, uma promoção do Instituto Frutal. A cerimônia contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, do Ministério da Integração Nacional e de dirigentes de vários organismos estaduais e federais como o presidente do BNB, Roberto Smith. Parlamentares federais como Ariosto Holanda (PSB), Aníbal Gomes (PMDB, Chico Lopes (PCdoB) e Eugênio Rabelo (PP) também prestigiaram o ato.
Euvaldo Bringel, presidente do Instituto Frutal, que promove o seminário, fez um balanço da evolução da Frutal e ressaltou a importância de cursos, oficinas e uma série de encontro que contribuiram para transformar o estado do Ceará no segundo maior exportador de frutas do Brasil.

O governador recebe certificado.
Cid Gomes, em sua fala, elogiou o evento e anunciou que a licitação para a construção da "Estrada do Melão", no Vale Jaguaribano, já está com licitação sendo lançada mês que vem. O melão é a principal fruta exportada pelo Ceará e essa estrada, que facilitará o escoamento de toda a produção daquela região, era reivindicação antiga dos fruticultores. Ele disse que sua gestão dará todo apoio para que o Estado feche este ano faturando cerca de U$ 100 milhões com exportação de frutas. Em 2006, foram U$ 50 milhões e em 2007 o setor alcançou mais U$ 76 milhões. Cid ganhou certificado de reconhecimento pelo apoio à fruticultura, abrindo homenagem a várias entidades e personalidades.
Durante a Frutal, Bringel lançou mais três eventos: a Frutal Amazônia e a AmazonTec - ambas no Norte do Brasil - e a Frutal 2009, com data já definida: de 14 a 17 de setembro, no Centro de Convenções.
(Fotos - Paulo Moska)

Nenhum comentário: