segunda-feira, 22 de setembro de 2008

NO DEBATE DA TV DIÁRIO, QUESTIONAMENTOS DUROS, FARPAS E CRÍTICAS À GESTÃO MUNICIPAL


Foto: Evilázio Bezerra.

"Candidatos indignados, troca de farpas políticas e ataques diretos à prefeita e candidata à reeleição, Luizianne Lins (PT), fizeram parte do clima quente de debate realizado ontem à noite, pela TV Diário. Sobraram críticas para a gestão da atual prefeita. Moroni Torgan (DEM) a chamou de “incompetente”, enquanto Patrícia Saboya (PDT) acusou a petista de se fazer de vítima durante a campanha. O democrata e a pedetista foram os mais contundentes nos ataques. Em uma das rodadas de perguntas, os dois chegaram a travar um diálogo em que o tema central era Luizianne Lins e a sua gestão. “Eu pensei que a conhecesse, por isso estive com ela em 2004. Mas ela traiu o povo de nossa cidade”, acusou Patrícia, após questionar a prefeita sobre a prestação de informações sobre o uso dos cartões corporativos pela Prefeitura. As críticas a Luizianne foram reforçadas por Adahil Barreto (PR) e, de forma menos dura, por Renato Roseno (PSol). Luizianne se mostrou incomodada com os insistentes ataques, presentes do início ao fim do debate, alegando que os candidatos “não possuem conhecimento de causa” e nem compreendem “a alma do povo de Fortaleza”. A petista tentou se defender, ressaltando o congelamento das passagens de ônibus e de todos os impostos municipais como alguns dos avanços da administração. “A baixaria já começou. Os candidatos vieram aqui mais para atacar do que para apresentar propostas”, reclamou Luizianne. Diante dos ataques, o Pastor Neto Nunes (PSC) lembrou o pacto firmado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no início da campanha, quando todos os concorrentes se comprometeram a realizar uma disputa com ética e mantendo o alto nível das discussões."

* Matéria do Jornal O POVO

* Mais cobertura do Debate no Diário do Nordeste aqui.

22 comentários:

Alexandre Costa disse...

Alguns comentários a respeito do debate:

1. Todo mundo prometendo transparência na gestão... Dos candidatos ali presentes, porém, nenhum publica, com exceção do Renato Roseno, os detalhes de arrecadação e gastos de campanha. Por que não começar a ter transparência agora?

2. Questionada sobre o uso do cartão corporativo, a Prefeita foi completamente evasiva e ainda se deu ao luxo de dizer que "informava os gastos a quem era de direito", no caso o Judiciário, como se a população não tivesse direito de saber desses gastos. A desculpa de que não iria se sujeitar, em publicando os gastos, à "molecagem" de candidatos a vereador foi lastimável.

3. Moroni insistindo que é um candidado "independente" ultrapassou a bizarrice.

4. Ficou nítida a adesão de Luizianne à política fiscal/financeira do modelo neo-liberal. Fez propaganda dos baixos impostos e apologia de empréstimo ao BID (como se toda a população não tivesse de arcar com o pagamento da dívida para com esse e outros órgãos internacionais). Ao invés de discutir justiça fiscal, com a cobrança de mais IPTU para os ricos, prefere endividar a Prefeitura, para "socializar" a conta depois? Quem te viu, quem te vê...

5. Apegando-se a um detalhe da legislação, a TV Diário excluiu o candidato do PCB, que teria bem mais a contribuir com o debate do que figuras como o Pastor Neto e o Aguiar "É ele".

6. Moroni e Patrícia fazendo tabelinha é algo que provoca um misto de dó e asco...

Anônimo disse...

7 contra 1.
Moroni e Patrícia como dupla de ataque tabelando contra a prefeita.
Parecem até que já tinham os ataques ensaiados.

Anônimo disse...

Patricia estava descontrolada emocionalmente parecendo desespero que quem só cai nas pesquisas.A lora foi firme e mostrou que conhece a cidade e tem propostas.

Alexandre Costa disse...

Exatamente: 7 contra 1! 7 em defesa dos interesses do grande capital (Moroni, Patricia, Luizianne, Gastão...) e um contra...

Anônimo disse...

ELUZIIANNE DISSE QUE SÓ INFORMAVA GASTOS DO CARTAO CORPORATIVO A QUEM ERA DE DIREITO, O POVO NÃO MERECE EXPLICAÇÃO????????????

Anônimo disse...

A Patricia pegou " corda " do Ciro Gomes e parecia um cão raivoso, mas infelizmente caiu no vazio....Até a próxima!

Anônimo disse...

Eliomar, quem não conhece a cidade é a prefeita. Aliás a única coisa que ela teve tempo de conhecer na administração foram as maquetes eletrônicas. Razão porque está tão encantada com a administração virtual.

Anônimo disse...

Luizianne pegou aquele blazer vermelho emprestado de alguma aeromoça da TAM ou da TAP?

Anônimo disse...

A Patricia estava totalmente desequilibrada e o Moroni desesperado,o Adahil estava agindo como um cão raivoso, mas a Prefeita soube se sair muito bem deste debate e não caiu na provocação dos adversários, continue assim prefeita!!!! Que vc vai ganhar é no primeiro turno, para o desespero e choro desses três candidatos baixos e hipócritas!!!

Anônimo disse...

A Patrícia, Moroni e Adahil, dentro deles a gente ver mais rancor e inveja que uma crítica, demonstrado mais oportunismo.

Anônimo disse...

Realmente, o povo de Fortaleza não merece assistir um teatro de oposição apresentando ataques ensaiados e sistemáticos a atual prefeita. Acredito que o projeto de cidade deve ser pautado numa oportunidade como essa e não a baixaria e falta de respeito entre eles e para com o Povo. Senti-me muito feliz em ver um dos candidatos lembrando que assinaram um documento junto ao TRE prometendo não realizar propagando fora da ética política, mas parece que Moroni, Patrícia e C&A estava com a missão de ataque e ataque. Críticas à atual gestão é normal e faz parte do exercício da democracia, mas respeitar o povo está acima de tudo. A pizzaria onde assisti o debate as pessoas estavam revoltadas pela falta de classe e propostas de Moroni, Patrícia e C&A. E, inclusive, falavam claramente que as pequenas candidaturas eram mais propositivo e mais respeitosa a candidata Luizianne. ATENÇÃO, político que acompanha este blog de referência política, o povo já não vi mais neste lance de baixaria. Queremos pessoas que governo a cidade para o povo. Por amor a Fortaleza, façam propostas para a cidade e não agressão pra gente, povo trabalhar e honesto.

Anônimo disse...

Eu já esperava da campanha para prefeitura de Fortaleza esse ano um nível extremamente baixo dos canditados da oposição, visto que eles não se conformam em não conseguir chegar ao poder e assim desfrutar de uma cidade rica como Fortaleza para seus interesses políticos-pessoais, alguns canditados, ou melhor dizendo, "alguma canditada", já apadrinhada politicamente por quem já desfrutou de tudo que nossa cidade o proporcionou, e agora demostra desespero a ponto de "se emocionar", penso eu que com o mínima possibilidade que ela também possa ser beneficiada...
Ataques de baixo calão dos canditados cínicos que nunca mexeram uma palha por essa cidade, e ainda têm a "cara de pau" de dizer q a atual administração não obteve êxito, afff eu realmente não aguento tanta dissimulação e por fim só me resta ficar feliz, pois sei que com esse nível de candidaturas opositoras a cidade poderá enfim dar uma respota em primeira instância mais facilmente para a felicidade do povo consciente mantendo nossa vitoriosa atual gestão.

Anônimo disse...

Como sabem que estão derrotados nas urnas, o teatro ali é só para desgastar a prefeita e anteciparem o palanque de 2010. Adahil vai tentar nova vaga na assembléia, com pouquíssimas chances de êxito, já que seus currais estão sendo tomados. Patrícia não tem chance ser reeleita senadora, devendo contentar-se em buscar vaga de deputada federal, se Ciro for candidato a presidente, ou mesmo estadual, se puxarem o tapete das pretensões nacionais do ex-marido. Gastão e Moroni também são candidatos a Câmara Federal, com boas chances. Roseno está fazendo o papel de divulgar seu sonho de construir o Psol, assim como o Carlinhos. O Pastor Neto está ali só para ver se ajuda a eleger algum vereador e o Aguiar Júnior, coitado, entrou na briga para alugar a língua e parece que não conseguiu.

Anônimo disse...

Patricia e Moroni forma excelentes estao de parabens! JA a luizianne nao sabia onde meter a cara , nao respondeu a nenhuma pergunta feita a ela, so enrolou enrolou e como nao tinha oq dizer diante dos fatos, ela simplesmente se fez de coitadinha como ela sempre faz, e saiu das questoes politicas partindo para a "raivinha", alguem tem q explicar a ela q a cidade nao é dela, eh dos fortalezenses e que isso é epoca de eleição, nao uma ditadura.

Anônimo disse...

Valha-me Deus!Deu a louca na Luiziane!Como é que a prefeita vai para um debate com uma cara de ressaca(não sei se de sono ou de outra coisa)daquele jeito,meu povo?!Aquela pintura carregada de lapis nos olhos foi de doer!Mas o pior de trudo foram as respostas sem consistencia quew el e deu sobre transito e o tal do cartão coorporativo...Lástimável sobre todos os aspectos! Eu só queria saber uma coisa:É ou não é função do Vereador fiscalizar os gastos públicos,Eliomar?O corajoso e independente Vereador Márcio Lopes tem ou não tem o direito de cobrar e receber a prestação dos cartões coorporativos?Se a prefeita não tem nada prá esconder por que não mostra os tais extratos?Essas são algumas ads perguntas que não querem calar e o povo quer saber!

Anônimo disse...

Quando a Patricia Gomes vai devolver o dinheiro da verba de gabinete? Ou Folha não sabe o que diz ?
O Jose Sales tem razão! Fora Ferreira Gomes!!!!

Anônimo disse...

Esse tal de Alex Costa é uma graça! Afinal quem senão o PSOL se coloca como braço auxiliar dos partidos que representam o neoliberalismo no Brasil, como PSDB e DEM? Por que será que Heloísa Herlena tem tanto apoio da mídia conservadora, até quando é condenada por evasão fiscal da ordem de 1 milhão de reais pelo judiciário, a grande imprensa se cala? Por que será? Esse PSOL é o tipo de "esquerda" que agrada especialmente a direita!!!!

Alexandre Costa disse...

Caro Leonardo

Obrigado pelo elogio. Não é todo dia que dizem que a gente "é uma graça"!

Agora... vc sabe o que realmente não tem graça de jeito nenhum? Andar de braços dados com os Ferreira Gomes, o Eunício Oliveira, o Didi Mangueira, o Tim Gomes e toda a laia Juracista!

É pura tristeza, não tem mesmo nenhuma graça essa ex-querda que desistiu, que desmentiu a si mesma, que cansou, que se encostou nos carguinhos medíocres do aparelho de Estado.

Não é nem um pouco engraçado ver uma ex-querda de dólares na cueca, de mensalões, de Delúbios e Dudas Mendonças. Na verdade é tragédia pura uma ex-querda viceralmente comprometida com empreiteiras, empresários de ônibus e prestadores de serviços terceirizados que sequer respeitam os direitos trabalhistas (chequem a locação de carros para a PMF).

O que não tem graça nenhuma é uma ex-querda que, na prática e na teoria se converteu; que desistiu de um mundo diferente, que ataca os direitos dos trabalhadores e se une aos banqueiros e ao agronegócio.

Ainda assim, eu não vou sair dizendo que a sua "esquerda" agrada a direita. Afinal, ela se convenceu de que tudo que a direita dizia estava certo, e nem pediu desculpas! Faltou humildade, Leonardo!

Anônimo disse...

Caro Alex Costa,

Você não compreendeu bem o que disse, a começar por lhe classificar como graça. O distintivo obviamente decorre dos serviços que prestam a direita brasileira, tenho certeza que os tassos, agripinos,gilmares mendes, artu virgilios, et caterva acham vocês umas gracinhas, uns verdadeiros bibelôs que devem ser incentivados a continuar derramando o rancor destilado contra o PT especialmente. O espaço que recebem na mídia desproporcional ao que significam socialmente deve ser pela ânsia de verdade da direita né? A direita resolveu virar esquerda, assim como Paulo no caminho a Damasco quando caiu do cavalo.....Deve ser... acredito....Aqui embaixo no mundo concreto parece-me que quem se diz de esquerda parece inequívocamente obrigado a direcionar o foco contra a direita, e não contra a esquerda como vocês fazem prazeirosamente.
Em relação as alianças posso até concordar em algumas críticas que faz, contudo, tenho certeza que é melhor estruturar um campo de alianças aonde o discurso, os valores e fundamentos são por nós definidos, do que fazer como vocês que funcionam como banda de música udenista que diz o que a direita quer ouvir, as velhas cantilenas contra o PT e o governo Lula.Ademais quanto alinças "espúrias" vocês não aceitaram quando não eram PSOL? E finaciamentos irrregulares, os anjinhos od PSOL nunca participaram? Vocês viviam em que mundo antes de "nascer" o PSOL? Em Marte, na lua ou em Urano? E os caixa dois dos usineiros para fianciar a Heloísa Helena que todo mundo sabe?Esse discureso fácil, desqualificar, de um moralismo superficial, é a prova de como vocês navegam fácil pelo discurso estruturado pela direita. Se negam a serem honestos, a reconhecerem os entraves estruturais das instituições, o sentido patrimonialista do Estado. Mas não! Vocês são bons meninos, de classe média e nunca receberam financiamento irregular...Viviam como pessoas puras, com ares celestiais, tocando harpas para serafins e outros companheiros no ceú não é? Um discurso chinfrim, oportunista só revela de onde vem e a quem se ligam...

A atuação de sua liderança maior a HH ( até nisso lembra FHC...) é uma prova inquestionável, do flerte que mantem com a direita identificada com o PSDB, DEM, etc. É emocionante asistir a confraternização da bancada legislativa do PSOL com os gorilas da direita, todos contra o governo Lula,quando trocam abraços, sorrisos, na maior camaradagem. Amizade que se estende a visitinhas e convescotes como todos sabem do elo fraternal entre HH e Artur Virgílio, Patrícia ( que dizem foi convidada por HH a ingressar no PSOL, em um de suas hospedagens no apartamento da Paty. Taí uma esquerdista coerente.....).
Ou seja, o que todos percebem, só os militantes do PSOL não é que concretamente vocês funcionam como braço de "esquerda" da direita que quer destruir as conquistas bóvias, inquestionavéis do governo Lula ( ou será que o autismo de vocês não percebe? Propponho que assita "Ensaio sobre a Cegueira" já nos cinemas).
Qaunto a modéstia tenho que reconhecer vocês são muito, mas muito mas modestos, a começar pelo reconhecimento de que teríamos reconhecido que tudo que a direita prega nos fazemos atual,mente. Bem se isso é verdade, porque será que direita mais orgânica no PSDB, DEM está contra nós, e junto com vocês na oposição cerrada ao governo Lula? Por que a direita é contra nossa política externa? É contra o bolsa-família? É contra os investimentos massivos em ciência e tecnologia ,muito maiores do que os vigentes no governo FHC? É contra a reestruturação da atuação do Estado, rompendo com a tese do Estado Minímo neoliberal? É contra o aumento do salario-minímo e a distirbuição de renda já perceptível nos indices de diversos institutos? Enfim, quem está contra a esquerda, e quem está com a direita meu caro? Acho que você precisa de algumas aulas de cartografia política....Depois disso , fique tranquilo e vá curtir com a direita o direito de ser feliz na oposição a Lula, ao PT.....Afinal o PSOL não passa disso mesmo, uma facção parlamentar pequeno-burguesa, sem inserção concreta na realidade e nos movimentos sociais.Deixe-nos em paz porque precisamos ocmbater a direita, e temos muito o que fazer historicamente pelas maiorias que trabalaham, ao invés de nos fechar em apartamentos de classe média tomando whusky no ar-condicionado.

Alexandre Costa disse...

Caro Leonardo

Entendi sim, muito bem o que você quis dizer. Apenas gosto do recurso da ironia, até para quebrar um pouco o tom agressivo da sua primeira mensagem.

Nossas diferenças são bastante claras e, pelo menos a curto prazo irreconciliáveis. Para mim, você parece muito com o sujeito que, para mudar uma realidade cinza, põe óculos de lentes verdes.

Infelizmente, não existe, e você sabe muito bem, esse "campo de alianças aonde o discurso, os valores e fundamentos são por nós (vocês) definidos". Quando a sua candidata a prefeita rechaça a revisão do IPTU para taxar os ricos e defende "pedir empréstimo ao BID", eu vejo, na verdade vocês expressando os valores da direita e, portanto, mudando de lado. Quando eu vejo a mesma candidata deixar claro que a população em geral não tem direito de saber dos gastos do cartão cooperativo (e eu juro que achei que ela iria dar uma resposta mais decente à Patrícia, que não tem moral ou autoridade nenhuma para se por acima dela), não são valores de esquerda que são colocados; e sim, valores de direita.

No âmbito federal, então, nem se fala... Lula ressuscitou o projeto de lei da previdência de FHC, com contribuição dos inativos. Lula manteve a taxa de juros na estratosfera, alimentando os banqueiros às custas da sangria do povo e do Estado (o maior devedor). Na Carta ao Povo Brasileiro, ficou claro que o projeto neo-liberal continuaria. Trocou a reforma agrária pelo agronegócio e não é à toa que é tão criticado pela Via Campesina e pelo MST.

Políticas compensatórias, para as quais os recursos são bem menores do que para favorecer as classes dominantes, já existiam na era FHC. Lula, até para dar um verniz social-democrata e percebendo se tratar de um bom negócio, apostou nessa política.

A diferença portanto entre o bloco do PT e seus aliados mensaleiros e o DEM-PSDB é cada vez menor. Cada vez mais se resume à disputa entre dois grupos que lutam pelo controle do aparelho de Estado, mas com o mesmo programa.

Para mim, o PT não está "a serviço da direita". O PT - ou pelo menos a maioria do partido - tornou-se uma nova direita, pois a conversão ideológica foi profunda!

Mas é isso. Que a história julgue.

Anônimo disse...

Caro Alex Costa,

Os óculos ideológicos existem, mas não sou eu que os uso. Na verdade, discursos ideológicos não devem ser compreendidos como algo que se faz no espaço abstrato, como se estivéssemos na universidade debatendo teses sobre filosofia ou fisíca quântica. Pol´tica se faz no espaço concreto, no mundo concreto, onde se batem as diversas forças políticas. Ou como diria Lênin ao combater os esquerdistas, não se deve confundir superação do capitalismo no plan odo discurso , com sua superação efetiva. No caso da atuação da esquerda na institucionalidade você cai mais uma vez na tentação do discurso fácil, afinal de contas exercer a governabilidade ou intervir no âmbito institucional dos governos no interior do Estado burguês pressupõem mesmo alguma concessão. Se você reparar o teu discurso não difere do que a LBI ( Liga Bolchevique Internacionalista) ou outros agrupamentos esquerdistas fazem ao própio PSOL ou PSTU pelas concessões que fazem a ordem.
Portanto, a verdadeira discussão, se ela pretende ser feita honestamente, deve levar em conta o nível de concessões ou a ação tática que devemos estabelecer dentro da ordem, levando-se em conta, as debilidades organizativas ,de correlação de forças entre a cloasse trabalhadora e a burguesia. Realmente fazemos concessões, como todo mundo que faz política e não simplesmente faz discursos academicistas ou de teror religioso. Concessões até os bolcheviques fizeram em dado momento a direita inclusive, quando precisaram sustentar a Revolução de 1917, o probelam é a quem, quando e m que concretamente essas concessões ajundam, a fortalecer um campo de esquerda, a ampliação da democracia ou a direita? Por exemplo a ação do PSOL auxilia em que os embates com a direita incomodada com o governo Lula ( que fez inúmeras concessões ,mas desbloqueou o Estado da ação perversamente agressiva do neoliberalismo)? Acho que só contribui para juntar forças com a direita, cair no discurso fácil do moralismo , tipíco da pequena-burguesia satisfeita com seus valores "éticos". Aliás foi esse mesmo tipo de esquerda como PSOL que se negou a defender o governo Goulart e Salvador Allende quando a direita ofensivamente lhe agrediam.
esquerda que se preze ataca a direita, não a esquerda. Há algo de muito errado quando forças autoproclamadas de esquerda vivem de braços dados com a direita mais esgalamida! Desse jeito, realmente a Patr´cia vai terminar se filiando ao PSOL, como a convidou a Heloísa Helena? Será que ela também convidou o Artur Virgílio? Acho que Temístolcles Castro e Silva dava para ser um bom candidato para governador. O que vocês acham da idéia?

Alexandre Costa disse...

Olá Leonardo

Soterrado por uma sucessão de outros posts, parece que restou a nós dois continuar por aqui.

Exatamente pelo fato de a política não ser algo abstrato, mas concreto, é que não se pode resolver as questões só com bases principistas, ou com as tão conhecidas teses da III Internacional acerca da participação dos comunistas nas eleições e no parlamento, ou nos embates de Lenin contra o ultra-esquerdismo. Mas é preciso também lembrar um pouquinho de todo o combate travado contra o oportunismo de direita, a conciliação de classes, etc.

O caminho para se chegar ao topo da montanha não é a escalada da escarpa íngreme, mas tampouco é contornar o planeta inteiro, só para se chegar do outro lado. Toma-se um atalho tão distante e tão tortuoso que ele leva a um outro lugar. Na cabeça de alguns teóricos desvencilhados da realidade, é possível em um dado momento retomar o curso da nau. Mas os marujos se acostumam com a nova rota. O disfarce para "enganar o inimigo" se torna tão convincente que convence o próprio marinheiro e a seus pares. Brincando de princesa, acostumam-se à fantasia.

E eis que tudo o que fazem, tudo o que reproduzem, tudo o que semeiam e vendem sob o selo e embalagem de "recuo tático", "compromisso", etc., já é outra política. Sinceramente, não posso crer que você acredite que as novas alianças do PT, seu programa pro-banqueiros e pro-agronegócio, suas escolhas em tantas e tantas questões decisivas seja apenas um "recuo temporário", ou uma arguta tática para enganar o capital.

Em suma, uma coisa é discutir - e isso sempre precisamos fazer, mesmo na mais simplória das greves - até onde avançar e até onde conceder, no que novamente só concordamos em tese. Outra coisa é simplesmente adotar um outro caminho (caminho, por sinal, bem diferente dos colocados por Allende e Jango).

Ah! Não se preocupe. Não considero o Artur Virgílio bom nem para síndico, não julgo Temístocles um bom candidato a governador, mas também não acho o Cid um bom concorrente. Aliás, nem o Tim um bom candidato a vice-prefeito, nem o Cambraia um bom candidato a vereador. Ah... Não posso esquecer do Eunício como candidato ao senado, ou ainda tantos e tantos aliados do PMDB, do PTB, do PP... Xi... A lista de esgalamidos é grande, não é Leonardo?... Mas é a sua lista, meu amigo, não a minha! Cuide bem dela.