quarta-feira, 17 de setembro de 2008

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PASSARÁ POR REFORMA


O secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentará nesta quinta-feira, às 9h30min, o projeto de reforma e ampliação do Palácio da Abolição. A reforma custará cerca de R$ 37,3 milhões, conforme tabela do Departamento de Edificações e Rodovias (DER). Metade dos recursos será proveniente do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que entre outras ações inclui a recuperação de patrimônio histórico. Outra metade será proveniente da Caixa Econômica Federal, como contrapartida das negociações com o Estado em que o banco arrematou a conta dos servidores do Estado.
A licitação da empresa que fará o trabalho será feita em outubro e, após a concorrência. A vencedora terá o prazo de 180 dias para concluir a obra que incluir reformas das estruturas metálicas e de concreto, sistema de refrigeração, elevadores, divisórias e portas, recuperação do prédio anexo e da área externa e instalações elétricas. Também serão restaurados o gabinete de despacho do Governador, fachadas e a capela, segundo Bismarck, que se encontra em Brasília onde, na condição de corodenador-geral do Fórum de Secretários Estaduais do Turismo, confere o lançamento da Lei Geral do Turismo. Depois de toda a reforma, o governador deverá se transferir para o local.

11 comentários:

Anônimo disse...

Finalmente alguém vai resgatar esse patrimôno do povo do Ceará. O Palácio da Abolição jamais poderia ter sido abandonado como o foi no passado. Valeu Cid.

ericodias disse...

que coisa, né. construiram o mausoléu de um ditador que cassou direitos politicos ao lado de um edificio em memória da abolição da escravatura.

isso aqui ÔÔ...

Anônimo disse...

Enquanto isso...as seis Faculdades da UECE no interior do Estado estão em frangalhos...uma tristeza!

Como a Educação não tem prioridade no Brasil, haja obras para ínglês ver.

Acorda Governador Cid Gomes!

Anônimo disse...

Só o Jose Sales é capaz de fiscalizar essa obra .....

Anônimo disse...

Enquanto isso no HGF o POVO sofre nas enfermarias...O Jose Sales tem razão.

Anônimo disse...

Porque o Cid Gomes é assim tão insensível ? O Estado cheio de miseráveis, vivendo de sobras, revirando lixo. Reforma de palácio ? Só o Jose Sales poderá nos redimir!

Anônimo disse...

O Jose Sales já sabe quem irá vencer o certame.

José Sales disse...

Muito obrigado pela deferencia, caro anonimo. Esta ação de restauração e reforma do Palácio do Abolição foi incluida no PRODETUR II,com fometo e financiamento do BID/ Banco Interamericano de Desenvolvimento, no Governo Lúcio Alcantara. A intenção era exatamente esta de resgatar nosso patrimonio histórico e referencial, que é o Palácio da Abolição, projeto e obra maior do Arquiteto Sergio Bernardes. Esperamos que o Escritorio Sergio Bernardes tenha sido consultado sobre as diretrizes a ser adotadas.

José Sales disse...

Muito obrigado pelas deferencias, meus caros anonimos. Fico sensibilizado. Que mais posso fazer por voces?

José Sales disse...

E se demorar mais um pouco pode ser que esta restauração saia antes da ação similar em relação ao Palacio do Bispo/ Gabinete do(a) Prefeito(a) de Fortaleza, que também será feito com recursos do PRODETUR II, a partir de um empréstimo do BID. E tomara que a prefeitura peça o Licenciamento Ambiental, o Alvará de Construção e a anuencia do IPHAN, senão vão colocar o Procurador Martonio Montalverne, de novo, em maus lençóis.

Unknown disse...

UM ABSURDO VOCÊ GASTAR UM VALOR TÃO EXORBITANTE DE UMA HORA PARA OUTRA, ENQUANTO NOSSA SAÚDE, SEGURANÇA E EDUCAÇÃO AS MINGUAS. PORQUE É SEMPRE ASSIM? SERÁ QUE REALMENTE É PRECISO GASTAR ESTE VALOR ABSURDO EM UM LUGAR COMO AQUELE? TUDO BEM QUE É PARA O BEM DO TURISMO, MAS NÃO DEIXA DE SER ESQUISITO TANTO DINHEIRO PARA UMA REFORMA OU AMPLIAÇÃO. É MELHOR INVESTIGAR BEM TUDO ISSO!